O novo Audi RS 3 Sedan chegou ao Brasil como quem entra numa sala cheia e todos viram o pescoço. Com visual agressivo, motor cinco cilindros turbinado e acabamento primoroso, o modelo faz questão de lembrar que um sedã também pode arrancar suspiros — e não apenas dos entusiastas. Se fosse uma pessoa, ele seria aquele colega elegante que também vence todos os desafios do boliche da firma, sem suar.
Pontos Principais:
Disponível em duas versões, RS 3 Sedan e RS 3 Sedan Track, o modelo é a receita alemã de alta performance com toque esportivo na medida. A diferença entre elas? Uma é exageradamente boa, a outra é só ainda mais focada — e com peças de carbono para deixar claro que leva a pista a sério. Não é só sobre potência, é sobre como ela é entregue, vestida com um terno bem cortado e sapatos de corrida.
Por dentro, o RS 3 parece ter sido projetado por um gamer milionário com gosto por microfibra e iluminação ambiente. Os bancos abraçam o corpo, o volante tem mais botões que controle de videogame e até o painel responde com gráficos dignos de um cockpit futurista. É a combinação do luxo com a adrenalina, feita sob medida para quem gosta de dirigir com sorriso no rosto — e uma boa dose de estilo.
O motor que equipa o novo RS 3 é um 2.5 litros TFSI, com turbocompressor e cinco cilindros em linha. Ele entrega 400 cavalos de potência entre 5.600 rpm e 7.000 rpm, enquanto o torque máximo de 500 Nm aparece entre 2.250 rpm e 5.600 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem S tronic, com sete marchas, e a tração integral é garantida pelo sistema quattro.
Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,8 segundos em ambas as versões. A velocidade máxima da versão RS 3 Sedan é de 250 km/h, enquanto a versão Track atinge 280 km/h. O modelo oferece uma ampla gama de modos de condução no sistema Audi Drive Select: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS Individual, RS Performance e RS Torque Rear.
A experiência acústica também recebeu atenção. O sistema de controle do flap de escape foi recalibrado para a faixa entre 2.200 e 3.500 rpm, de modo que o som emitido pelo motor se mantém constante e encorpado, variando conforme o modo de condução. O desempenho do modelo em Nürburgring reforça essa proposta: 7:33.123 minutos, tempo obtido com o piloto Frank Stippler, superando o recorde anterior em mais de cinco segundos.
Além da aceleração, o RS 3 entrega performance também nas curvas. A Audi equipou o modelo com componentes como controle eletrônico de estabilidade, controle binário seletivo das rodas e suspensão adaptativa com amortecedores reguláveis. O carro também conta com distribuição variável de torque nas rodas traseiras, por meio de um conversor de torque.
Esses recursos são gerenciados pelo sistema modular de dinâmica de condução, que opera com algoritmos avançados para sincronizar dados em tempo real e ajustar os parâmetros de controle de acordo com as condições. O resultado é uma condução que pode ser ajustada para mais estabilidade ou mais agilidade, a depender da preferência do condutor.
O modo RS Performance foi desenvolvido para uso em pista e pode ser ativado diretamente por um botão com uma bandeira quadriculada no volante. O modo RS Individual, por sua vez, permite configuração personalizada, acessada por outro botão vermelho do lado direito do volante. Ambos os modos afetam o comportamento da suspensão, resposta do motor e atuação dos freios.
As mudanças visuais do novo RS 3 acompanham a linguagem atual da Audi. O modelo traz a grade single-frame com acabamento preto, grandes entradas de ar frontais e o novo logotipo bidimensional. Na traseira, difusores verticais se alinham às entradas dianteiras, enquanto as saídas de escape em formato oval com acabamento escurecido são divididas por um refletor central vermelho.
Os faróis e lanternas apresentam piscas dinâmicos e sequenciamento de luz. As versões trazem ainda o sistema de luzes “voltar para casa” e “sair de casa”. A versão RS 3 Sedan conta com acabamento preto brilhante nas capas dos retrovisores, molduras das portas, saias laterais, aerofólio traseiro e difusor. As rodas são de liga leve, com 19 polegadas e pneus 265/30 R19 na dianteira e 245/35 R19 na traseira. As pinças de freio são vermelhas.
Na versão Track, os elementos em preto dão lugar à fibra de carbono, incluindo espelhos, saias, aerofólio e entradas de ar. As rodas têm mesmo tamanho e design da versão padrão, mas são pintadas de preto. Os freios são de cerâmica, com pinças azuis, reforçando o foco em performance e resistência térmica para uso prolongado em pista.
A cabine do RS 3 traz microfibra Dinamica® e acabamento em preto brilhante no painel, portas e console. O volante multifuncional de três raios com base achatada tem comandos táteis e logotipo em 2D ao centro. O sistema de iluminação interna conta com uma faixa luminosa na porta, que destaca losangos gravados a laser, ativados ao trancar ou destrancar o veículo.
O Audi Virtual Cockpit plus de 12,3 polegadas traz modos exclusivos para o RS, como Runway e Conta-Giros, além de gráficos dedicados para o modo RS Performance, onde o conta-giros exibe rotações de maneira invertida, com maior destaque para a faixa de torque útil. A tela de 10,1 polegadas central exibe dados de temperatura dos principais sistemas mecânicos, como motor, freios e transmissão.
Ambas as versões do RS 3 contam com teto solar elétrico panorâmico e faróis Matrix LED escurecidos. As luzes diurnas têm quatro opções de estilo e podem ser ajustadas pelo sistema MMI. Em segurança, o modelo inclui airbags frontais, laterais e de cortina, além de assistente de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, tráfego traseiro e mudança involuntária de faixa.
Itens como câmera de ré com visão 360°, detector de fadiga e sistema de som SONOS 3D (680 W) também fazem parte do pacote. O modelo conta ainda com head-up display, ar-condicionado de três zonas, chave presencial com partida por botão, abertura automática do porta-malas com função hands-free e pedaleiras em alumínio.
O RS 3 mede 4.533 mm de comprimento, 1.851 mm de largura (sem retrovisores), 1.984 mm com retrovisores, 1.393 mm de altura e 2.631 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 321 litros e o tanque de combustível comporta 55 litros. O peso total é de 1.565 kg.
As cores disponíveis incluem Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas), Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas), além do Cinza Daytona (perolizada). No interior, a versão padrão tem acabamento preto sem costura contrastante. A versão Track pode ser configurada com costuras verdes ou vermelhas.
A Audi celebrou 30 anos de atuação no Brasil em 2024. A trajetória começou em 1992 com uma participação no Salão do Automóvel de São Paulo, seguida pelo início das vendas em 1994. Desde então, a marca se consolidou no país, com sede administrativa em São Paulo, centro logístico em Vinhedo e fábrica em São José dos Pinhais, onde são produzidos os modelos Q3 e Q3 Sportback.
A montadora também mantém um compromisso com temas de sustentabilidade, diversidade e inovação. Projetos ligados à eletromobilidade incluem investimentos superiores a R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no país. A marca oferece carregadores em mais de 40 concessionárias, além de outros pontos estratégicos.
Atualmente, a Audi integra sua atuação comercial a uma estratégia global voltada à redução de emissões, eletrificação da frota e incentivo à cultura e educação. O retorno do RS 3 Sedan ocorre dentro desse cenário de transformação, mantendo viva a proposta esportiva da marca enquanto amplia sua presença tecnológica e ambiental.
Fonte: Audi-imprensa e Audi.