Avaliação do BMW 320i Sport 2.0 2020: pontos fortes, defeitos e dicas de compra de um usado; veja preço, fotos e ficha técnica

Quem busca um sedan premium usado com bom desempenho pode se interessar pelo BMW 320i Sport 2020. Apesar da fama de confiável, é essencial investigar itens eletrônicos, suspensão e histórico de revisões antes de fechar negócio.
Publicado em Usados dia 30/03/2025 por Alan Corrêa
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O BMW 320i Sport 2.0 2020 é um sedã premium voltado para quem valoriza dirigibilidade precisa, motor turbo eficiente e bom nível de equipamentos. Com tração traseira e câmbio automático de oito marchas, o modelo oferece uma experiência de condução mais esportiva que os rivais, sem abrir mão do conforto para o dia a dia. É indicado tanto para uso urbano quanto para viagens longas, especialmente por motoristas que priorizam prazer ao volante e acabamento refinado.

Pontos Principais:

  • Sedã premium com foco em dirigibilidade e acabamento refinado.
  • Motor 2.0 turbo entrega bom desempenho e respostas rápidas.
  • Defeitos comuns incluem falhas eletrônicas e desgaste da suspensão.
  • É essencial verificar histórico de revisões e passar por avaliação técnica.
  • Pneus run flat e direção elétrica merecem atenção redobrada.

Na hora de buscar uma unidade usada, é fundamental estar atento ao histórico de revisões e checar se os serviços foram feitos na rede autorizada. Um dos principais pontos de atenção são os componentes eletrônicos, como sensores de estacionamento, comandos do iDrive e o painel digital, que podem apresentar falhas com o tempo. Também merecem verificação a integridade da suspensão — que pode sofrer em pisos irregulares — e eventuais ruídos na direção elétrica. Como usa pneus run flat e não traz estepe, também é importante checar o estado dos pneus e as rodas.

BMW 320i Sport 2.0 2020 é uma opção premium entre os usados, com motor 2.0 turbo de 184 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração traseira que favorece a dirigibilidade esportiva.

Entre os pontos positivos, o 320i Sport se destaca pela estabilidade exemplar, nível de ruído interno baixo e qualidade construtiva superior. Já os pontos negativos incluem a manutenção mais cara e a baixa tolerância a serviços mal executados. O ideal é optar por exemplares com baixa quilometragem, sem sinistros e com todas as revisões documentadas. Levar o carro a um mecânico especializado em BMW antes da compra é altamente recomendável para evitar surpresas.

Desempenho, motor e potência

Motor 2.0 turbo a gasolina com 184 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 s. Velocidade máxima de 240 km/h.

O sedã nacional de porte médio utiliza a plataforma CLAR de sétima geração, com tração traseira e motor instalado na dianteira em posição longitudinal. O conjunto mecânico é composto por um propulsor 2.0 litros, com quatro cilindros em linha, injeção direta e turbocompressor, que entrega até 184 cv de potência máxima a 5.000 rpm.

Esse motor, identificado pelo código B48B20, oferece torque de 30,6 kgfm já a partir de 1.350 rpm, garantindo respostas ágeis e progressivas em qualquer faixa de rotação. A unidade conta ainda com comando duplo no cabeçote, acionado por corrente, tuchos hidráulicos e variação de tempo na admissão e no escape.

Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h. A rotação máxima é de 6.800 rpm. A relação peso/potência é de 7,93 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 47,7 kg/kgfm, com uma potência específica de 92,1 cv/litro e torque específico de 15,3 kgfm/litro.

Consumo e autonomia

O motor 2.0 turbo entrega 184 cv e torque de 30,6 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge 240 km/h, garantindo ótimo desempenho em rodovias e ultrapassagens.

O consumo urbano do modelo é de 11,1 km/l, número que melhora em trechos rodoviários, onde atinge 12,5 km/l. Esses índices colocam o sedã em um patamar eficiente para um veículo com mais de 180 cv de potência.

Com um tanque de combustível de 59 litros, a autonomia urbana estimada é de 655 km. Já no uso rodoviário, é possível percorrer até 738 km com um único abastecimento, tornando o carro adequado tanto para o dia a dia quanto para viagens de longa distância.

Essa eficiência é favorecida pelo sistema start-stop, que desliga o motor em paradas breves, e pela recuperação de energia cinética durante frenagens. Esses recursos contribuem para um menor consumo de combustível em diferentes condições de uso.

Interior

Com tração traseira, câmbio automático de 8 marchas e direção eletro-hidráulica, o sedã oferece condução firme, trocas suaves e excelente equilíbrio em curvas e retas.

O interior do veículo conta com cinco lugares e acabamento com bancos revestidos em couro. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, sendo que o do motorista traz memórias de ajuste e apoio lombar regulável. O banco traseiro é bipartido e rebatível, ampliando a funcionalidade do espaço interno.

Com bancos elétricos e acabamento de qualidade, acomoda bem cinco adultos. Direção precisa, climatização eficiente e segurança reforçada garantem conforto e confiança.

Para o conforto dos ocupantes, há ar-condicionado automático de três zonas com saída para o banco traseiro, direção eletro-hidráulica, apoio de braço dianteiro e traseiro, além de volante com ajustes de altura e profundidade. O câmbio é automático de oito marchas com trocas no volante e acoplamento por conversor de torque.

O porta-malas tem 365 litros e a carga útil de 590 kg permite levar passageiros e bagagens com folga, atendendo às necessidades de viagens e uso urbano com praticidade.

O sistema de infotainment traz rádio, conexão USB e Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, serviço de concierge, tomada 12V, conta-giros, indicador de temperatura externa e termômetro do líquido de arrefecimento. Os controles elétricos dos vidros, retrovisores e o retrovisor interno fotocrômico completam o pacote.

Medidas

A suspensão é independente nas quatro rodas, com sistema McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas com molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas, garantindo eficiência nas frenagens. A direção possui assistência eletro-hidráulica, com diâmetro de giro de 11,4 metros.

Em relação às dimensões, o veículo tem 4.709 mm de comprimento, 1.827 mm de largura, 1.435 mm de altura e 2.851 mm de entre-eixos. A bitola dianteira mede 1.589 mm e a traseira 1.604 mm. A altura mínima do solo é de 136 mm.

O peso em ordem de marcha é de 1.460 kg, com capacidade de carga útil de 590 kg. O porta-malas tem 365 litros de capacidade e o modelo pode rebocar até 750 kg sem freio e 1.600 kg com freio. Os pneus são 225/45 R18 com estepe de medida 135/80 R17.

Preços aproximados 320i sport 2020

Ficha Técnica do BMW 320i Sport 2.0 2020

Pontos negativos: alto custo de manutenção, desgaste de suspensão em vias ruins, eletrônica sensível e uso de pneus run flat, que são caros e não têm estepe como reserva.

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Aerodinâmica

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do BMW 320i Sport 2.0 2020

Verifique revisões em concessionária, funcionamento do câmbio e motor, parte elétrica, suspensão e histórico de colisões. Leve o carro para avaliação técnica antes de fechar negócio.

Segurança

Conforto

Infotenimento

Fonte: Fipe, Wikipedia, OLX, Mobiauto e Webmotors.