Bajaj do Brasil Atinge Crescimento de 140% no Primeiro Semestre de 2024

A Bajaj do Brasil alcançou um aumento de 140% nas vendas no primeiro semestre de 2024, com 3.617 motocicletas comercializadas. A inauguração da fábrica em Manaus contribuiu para essa expansão e novas metas para o ano foram estabelecidas.
Publicado em Motos dia 12/07/2024 por Alan Corrêa

A Bajaj do Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 com um total de 3.617 motocicletas vendidas dos modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Esse resultado representa um aumento significativo de 140% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram comercializadas 1.508 unidades. Além disso, houve um crescimento de 46% em relação ao segundo semestre do ano passado, evidenciando um crescimento consistente da marca no mercado brasileiro.

A média mensal de vendas em 2024 foi de 602 motos, um aumento substancial em relação à média mensal de 316 motos no ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pela inauguração da fábrica da Bajaj em Manaus (AM) no mês de junho. A nova unidade tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e já está operando em regime CKD (Completely Knock Down), realizando processos de montagem de motor, montagem de motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição.

A Bajaj do Brasil vendeu 3.617 motos no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 140% em relação ao mesmo período de 2023. A nova fábrica em Manaus foi crucial para esse desempenho.
A Bajaj do Brasil vendeu 3.617 motos no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 140% em relação ao mesmo período de 2023. A nova fábrica em Manaus foi crucial para esse desempenho.

Com a fábrica em operação, a previsão é que o volume mensal de produção no segundo semestre chegue a 1.400 unidades, o que permitirá à Bajaj do Brasil fechar o ano com 12.000 unidades vendidas, triplicando o resultado de 2023. A expectativa é que, em 2025, a unidade atinja a capacidade total de produção, chegando a 20 mil unidades por ano.

No resultado por modelo, a Dominar 160 representou 13% das vendas do primeiro semestre, a Dominar 200 foi responsável por 15% e a Dominar 400 por 72%. A marca também anunciou a chegada da Dominar 250 à linha de produtos fabricados no Brasil, com produção prevista para começar ainda neste mês em Manaus e disponibilidade nas concessionárias a partir de agosto.

Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil, destacou que a operação da fábrica em Manaus e a expansão da rede de concessionárias são prioridades para a empresa. Atualmente, a Bajaj possui 21 concessionárias em diversas cidades do Brasil e planeja triplicar esse número até o final de 2024, com novas lojas previstas para abrir em Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e outras localidades.

A Bajaj Auto Limited, empresa-mãe da Bajaj do Brasil, é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com um faturamento de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. A marca é líder de vendas em 17 dos 79 mercados para os quais exporta suas motocicletas e possui parcerias com grandes fabricantes como KTM, Husqvarna e Triumph.

Além de motocicletas, a Bajaj é conhecida pelo segmento de veículos de três rodas, os “tuk-tuks”, e oferece no mercado indiano o pequeno automóvel Qute, popular entre taxistas no exterior.

Fonte: Bajaj.