Bajaj Dominar 160 2025: Combinação de Suspensão Invertida e ABS em uma Moto Acessível

Na correria urbana, a Bajaj Dominar 160 surge como opção de desempenho e segurança. Com motor de 160,3 cc, 17 cv e freios ABS de duplo canal, alia potência e estabilidade. Suspensão invertida, painel digital e tanque de 12 litros completam o modelo.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Bajaj dia 20/02/2025

A Bajaj Dominar 160 chega ao mercado brasileiro para integrar o segmento de motocicletas de baixa cilindrada. A fabricante indiana Bajaj busca consolidar sua presença no Brasil oferecendo um modelo que se destaca por suas especificações técnicas e elementos de segurança. A motocicleta é projetada para atender a um público que procura desempenho consistente aliado a recursos que priorizam a pilotagem segura.

Pontos Principais:

  • Motor monocilíndrico de 160,3 cc, 17 CV e torque de 1,488 Kgf.m.
  • Sistema de freios ABS de duplo canal com discos de Ø300mm e Ø230mm.
  • Suspensão dianteira invertida e traseira monochoque com Nitrox.
  • Peso em ordem de marcha de 151 kg e tanque de combustível de 12 litros.
O design ergonômico proporciona postura relaxada de pilotagem. O painel digital oferece informações essenciais, como velocímetro e indicador de marcha, com leitura clara e objetiva.
O design ergonômico proporciona postura relaxada de pilotagem. O painel digital oferece informações essenciais, como velocímetro e indicador de marcha, com leitura clara e objetiva.

O modelo Dominar 160 se posiciona como uma opção competitiva, oferecendo características únicas para a categoria. Com motor robusto e tecnologia de frenagem avançada, a moto é direcionada a consumidores que valorizam especificações técnicas claras. A proposta da Bajaj é atrair um perfil de usuário que busca confiabilidade no uso urbano e em pequenas viagens.

A motocicleta chega com preço sugerido a partir de R$ 17.500,00, evidenciando uma estratégia de mercado voltada para a competitividade no segmento de 160 cc. Com especificações que detalham potência, torque e recursos de segurança, a Dominar 160 se apresenta como uma opção que pode redefinir o padrão da categoria.

Motorização e Desempenho

Equipada com motor monocilíndrico de 160,3 cc, a Dominar 160 oferece 17 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 1,488 kgf.m a 7.250 rpm, com transmissão de cinco marchas e partida elétrica.
Equipada com motor monocilíndrico de 160,3 cc, a Dominar 160 oferece 17 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 1,488 kgf.m a 7.250 rpm, com transmissão de cinco marchas e partida elétrica.

A Bajaj Dominar 160 é equipada com um motor monocilíndrico de 160,3 cc, projetado para entregar desempenho estável. A potência gerada pelo motor atinge 17 cavalos a 9.000 rpm, enquanto o torque máximo de 1,488 kgf.m é alcançado a 7.250 rpm. Essa configuração proporciona ao piloto um desempenho adequado para trajetos urbanos e rodoviários de curta distância.

A transmissão de cinco velocidades complementa o conjunto mecânico, permitindo trocas de marcha suaves e aproveitamento eficiente da potência do motor. O sistema de partida elétrica e mecânica oferece praticidade e confiabilidade. A entrega de torque e potência em rotações médias e altas é pensada para otimizar o consumo de combustível e o desempenho no trânsito.

O desempenho da Dominar 160 também é reforçado pelo peso de 151 kg em ordem de marcha, contribuindo para a estabilidade e manobrabilidade da motocicleta. A relação entre peso e potência busca proporcionar uma experiência de pilotagem equilibrada, sem comprometer o desempenho do motor em diferentes condições de uso.

Segurança e Tecnologia

O sistema ABS de duplo canal atua independentemente nas rodas, aumentando a segurança em frenagens. Esse recurso é incomum em motos da mesma categoria e atrai quem prioriza proteção.
O sistema ABS de duplo canal atua independentemente nas rodas, aumentando a segurança em frenagens. Esse recurso é incomum em motos da mesma categoria e atrai quem prioriza proteção.

Um dos principais diferenciais da Bajaj Dominar 160 é a presença do sistema de freios ABS de duplo canal. Este recurso, incomum em modelos da mesma categoria, atua de forma independente nas rodas dianteira e traseira, proporcionando maior controle e estabilidade em frenagens emergenciais. A tecnologia ABS é essencial para a prevenção de derrapagens, especialmente em pistas molhadas ou irregulares.

A suspensão dianteira invertida é outro aspecto relevante em termos de segurança e dirigibilidade. Este tipo de suspensão proporciona maior rigidez e melhora a resposta da direção, fatores que contribuem para o controle preciso da motocicleta. Na traseira, o sistema monochoque com nitrox oferece absorção eficiente de impactos, o que favorece o conforto do piloto e passageiro.

O sistema de iluminação também foi desenvolvido com foco na segurança. Faróis e lanternas garantem visibilidade adequada em diferentes condições de luminosidade, aumentando a percepção da motocicleta por outros condutores. A combinação desses elementos reforça o compromisso da Bajaj em oferecer um modelo que prioriza a segurança sem abrir mão do desempenho.

Design e Ergonomia

A motocicleta tem peso de 151 kg em ordem de marcha, o que favorece a estabilidade. O tanque de combustível comporta 12 litros, ampliando a autonomia em trajetos urbanos.
A motocicleta tem peso de 151 kg em ordem de marcha, o que favorece a estabilidade. O tanque de combustível comporta 12 litros, ampliando a autonomia em trajetos urbanos.

A ergonomia da Bajaj Dominar 160 foi planejada para proporcionar conforto em trajetos urbanos e rodoviários. A altura do assento e a posição do guidão favorecem uma postura de pilotagem relaxada, reduzindo a fadiga em deslocamentos prolongados. O design do tanque de combustível, com capacidade para 12 litros, complementa a proposta ergonômica, permitindo maior autonomia sem comprometer a mobilidade.

O painel digital oferece informações essenciais de forma clara e objetiva. Velocímetro, conta-giros, indicador de marcha e nível de combustível são apresentados de maneira que facilita a leitura durante a pilotagem. A proposta do painel é fornecer ao piloto dados relevantes sem distrações.

Os elementos de design buscam aliar funcionalidade e estilo. Linhas robustas e proporções equilibradas compõem a estética da Dominar 160, enquanto componentes como manetes ajustáveis e pedaleiras de alumínio reforçam o compromisso da Bajaj com a ergonomia. Esses aspectos tornam o modelo uma opção que atende tanto a exigências práticas quanto estéticas.

Mercado e Estratégia de Preço

A Bajaj adota estratégia de preço a partir de R$ 17.500,00, buscando competitividade no mercado. O modelo se destaca pelo equilíbrio entre custo, desempenho e itens de segurança.
A Bajaj adota estratégia de preço por erca de R$ 17.500,00, buscando competitividade no mercado. O modelo se destaca pelo equilíbrio entre custo, desempenho e itens de segurança.

A estratégia de preço da Bajaj para a Dominar 160 busca posicionar o modelo de forma competitiva no mercado brasileiro. Com preço aproximado de R$ 17.500,00, a motocicleta se apresenta como uma alternativa atraente dentro do segmento de 160 cc. Este valor reflete uma proposta que combina recursos técnicos avançados e itens de segurança diferenciados para a categoria.

A presença de freios ABS de duplo canal, geralmente disponíveis em modelos de categorias superiores, pode representar um diferencial estratégico. Este aspecto pode atrair consumidores que buscam recursos de segurança sem abrir mão de um valor acessível. A combinação entre especificações técnicas e preço competitivo pode influenciar a decisão de compra em um mercado cada vez mais exigente.

A Dominar 160 também pode se beneficiar do histórico de confiabilidade da Bajaj em mercados internacionais. A reputação da marca, somada às características do modelo, pode ser um fator determinante para consumidores que buscam motocicletas de baixa cilindrada com recursos diferenciados. A estratégia da Bajaj parece se concentrar em oferecer valor agregado, priorizando desempenho e segurança em um modelo acessível.

Ficha técnica Bjaj Dominar 160 2025

Motor

  • Tipo: Monocilíndrico SOHC, 4 tempos, refrigerado a óleo, duas velas, FI
  • Cilindrada: 160,3 cc
  • Potência Máxima: 17 CV @ 9.000 rpm
  • Torque Máximo: 1,488 Kgf.m @ 7.250 rpm
  • Transmissão: 5 velocidades
  • Sistema de Partida: Elétrica e Mecânica
  • Combustível: Gasolina

Sistema Elétrico

  • Ignição: Eletrônica
  • Bateria: 12V 5 Ah VRLA
  • Farol: 12V, 35/35W

Capacidade

  • Tanque de combustível: 12 litros

Dimensões

  • Comprimento x Largura x Altura: 2017 mm x 803,5 mm x 1060 mm
  • Distância entre eixos: 1372 mm
  • Distância mínima do solo: 170 mm
  • Peso em Ordem de Marcha: 151 Kg

Chassi

  • Suspensão Dianteira/Curso: Telescópica, Garfo Invertido (USD)
  • Suspensão Traseira/Curso: Monochoque com Nitrox
  • Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco e ABS, Ø300mm
  • Freio Traseiro/Diâmetro: Disco e ABS, Ø230 mm
  • Pneu Dianteiro: 100/80 – 17 – Sem câmara
  • Pneu Traseiro: 130/70 -17- Sem câmara

Fonte: Bajaj.