Em um ensolarado, porém gélido domingo de abril, a equipe de elite da BMW M reuniu-se para um evento histórico no lendário Nordschleife, o icônico circuito que se tornou um verdadeiro templo do esporte automobilístico. Meses de preparação meticulosa, planejamento logístico, ajustes nos veículos e pneus, além de uma equipe altamente especializada, convergiram para este momento.
O BMW M2, pilotado por Jörg Weidinger, estava preparado para enfrentar o desafio que poucos ousariam encarar: quebrar um recorde no Nordschleife.
A importância do Nordschleife como um campo de testes para a indústria automobilística é indiscutível. Qualquer carro que se revele rápido nesta pista desafiadora está destinado a brilhar em qualquer outro circuito. E é exatamente isso que a equipe da BMW M almejava alcançar neste dia.
Jörg Weidinger, o engenheiro de desenvolvimento encarregado da afinação dos modelos BMW M, liderava um grupo de sete colegas altamente qualificados. Uma equipe de pits dedicada cuidava dos ajustes finos nos veículos e pneus, enquanto três diretores técnicos supervisionavam o escrutínio técnico dos veículos e coordenavam as voltas em busca do recorde. Nada era deixado ao acaso.
Este não era apenas um desafio interno da BMW M. Era um registro oficial, um teste de velocidade e precisão que contava com a presença de um Engenheiro do TÜV (Associação de Certificação Técnica Alemã) e um notário. Sua tarefa era garantir que o veículo não tivesse sido modificado e que todos os componentes utilizados estavam disponíveis para qualquer cliente em uma concessionária BMW M. O notário estava lá para dar fé do processo de cronometragem e garantir que tudo fosse realizado com absoluta transparência.
As condições climáticas desempenhavam um papel crucial neste desafio. O clima ideal era de cerca de 7°C, o que permitiria o desempenho máximo do motor BMW M TwinPower Turbo. Além disso, era necessário esperar até que os aquecedores de pneus elevassem a temperatura da superfície dos pneus a incríveis 70°C. Tudo estava alinhado para o momento crucial.
À medida que os quatro membros da equipe de pits levantavam os braços, sinalizando que as quatro rodas do BMW M2 tocavam o asfalto, a tensão no ar era palpável. A jornada rumo ao recorde havia começado oficialmente.
O primeiro passo era uma volta de aquecimento ao meio-dia. Essa volta servia para que o piloto, Jörg Weidinger, se adaptasse ao veículo e às condições da pista. No final da volta, a pressão dos pneus poderia ser ajustada, uma etapa crítica para o desempenho ideal.
Para alcançar um recorde, experiência e sensibilidade eram essenciais. O ensaio já era um sucesso, com Jörg Weidinger acreditando que já havia superado o recorde anterior. No entanto, a busca pela perfeição ainda não havia terminado.
De volta aos pits, a equipe instalava novos pneus e verificava a pressão. Era o momento crucial. Jörg Weidinger saía novamente para a pista, determinado a manter a concentração ao longo de todo o percurso. A harmonia entre o piloto, a equipe e a máquina era o segredo do sucesso. Qualquer falha, por menor que fosse, poderia custar-lhes o recorde tão almejado.
Após cruzar a linha de chegada, uma volta de resfriamento era necessária para dissipar gradualmente o calor do motor e dos freios. Todos os olhares estavam ansiosos pelo resultado. Jörg Weidinger saía do BMW M2 e perguntava: “Será que conseguimos?” Um pequeno grupo se reunia ao seu redor e ao de Klaus Huber, o Encarregado de Dinâmica de Condução da BMW M. Todos queriam saber o resultado. Huber anunciou o tempo e todos sorriram. Jörg Weidinger deu um pequeno salto de alegria. Eles haviam alcançado o objetivo – a BMW M havia conquistado um novo recorde.
Neste dia, no Nordschleife, a precisão, a determinação e a paixão pela excelência automobilística se uniram para criar um momento histórico. A BMW M, mais uma vez, mostrou ao mundo por que é líder no desenvolvimento de automóveis de alto desempenho. Seu compromisso com a inovação, a qualidade e a busca incessante pela perfeição é evidente neste recorde impressionante. Parabéns à equipe BMW M por sua conquista notável, uma jornada que ficará para sempre registrada nos anais do automobilismo.
Ficha Técnica do BMW M2 3.0 2024
Geral
- Ano: 2024
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Cupê
- Porte: Médio
- Lugares: 4
- Portas: 2
- Geração: 2
- Plataforma: Não especificado
- Série: G87
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Longitudinal
- Cilindros: 6 em linha
- Cilindrada unitária: 499 cm³
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 9,3:1
- Deslocamento: 2993 cm³
- Código do motor: S58D30
- Peso/potência: 3,75 kg/cv
- Peso/torque: 30,7 kg/kgfm
- Aspiração: Turbocompressor
- Alimentação: Injeção direta
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: Admissão e escape
- Acionamento comando: Corrente
- Diâmetro do cilindro: 84 mm
- Curso do pistão: 90 mm
- Potência máxima: 460 cv a 6250 rpm
- Torque máximo: 56,1 kgfm a 2650 rpm
- Torque específico: 18,7 kgfm/litro
- Potência específica: 153,7 cv/litro
Transmissão
- Tração: Traseira
- Câmbio: Automático de 8 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 11,9 m
Pneus
- Dianteiros: 275/35 R19
- Altura do flanco: 96 mm
- Traseiros: 285/30 R20
- Altura do flanco: 86 mm
- Estepe: Não especificado
Dimensões
- Comprimento: 4580 mm
- Distância entre-eixos: 2747 mm
- Bitola dianteira: 1617 mm
- Porta-malas: 390 litros
- Peso: 1725 kg
- Reboque sem freio: Não especificado
- Ângulo de entrada: Não especificado
- Ângulo central: Não especificado
- Inclinação lateral máx.: Não especificado
- Altura mínima do solo: 123 mm
- Largura: 1887 mm
- Altura: 1403 mm
- Bitola traseira: 1605 mm
- Tanque de combustível: 52 litros
- Carga útil: 430 kg
- Reboque com freio: Não especificado
- Ângulo de saída: Não especificado
Desempenho
- Velocidade máxima: 290 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 4,1 s
Consumo
- Urbano: 7,5 km/l
- Rodoviário: 9,2 km/l
Autonomia
- Urbana: 390 km
- Rodoviária: 478 km
Equipamentos do BMW M2 3.0 2024
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Indicador de fadiga
- Assistente de farol alto
- Alerta de ponto cego
- Alerta de mudança de faixa
- Assistente de permanência em faixa
- Frenagem automática de emergência
- Chamada de assistência de emergência
- Assistência na recuperação veicular
- Vetorização de torque
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 3
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Assistente de estacionamento semiautomático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Sistema start-stop
- Recuperação de energia cinética
- Controle eletrônico de amortecimento
- Controle de largada
- Acionamento remoto do motor
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Tampa traseira motorizada
- Alças de segurança no teto
- Capô sustentado por mola a gás
Infoentretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Carregador de celular por indução
- Serviço de concierge
- Informação de trânsito em tempo real
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Sistema de som premium Harman Kardon
- Head-up display
- Comandos ao veículo através de aplicativo
- Informações do veículo através de aplicativo
- Visão remota do veículo através de aplicativo
Preço aproximado
O preço aproximado deste veículo varia dependendo do estado do veículo e quilometragem, ficando em aproximadamente R$ 620.950. É importante analisar cuidadosamente o estado do carro antes de comprar.
*Com informações da BMW, BMWGroup e Webmotors.