O BMW M3 sempre foi um daqueles carros que parecem desafiar a lógica. De um lado, é um sedã prático, com espaço suficiente para a família e o porta-malas grande o bastante para acomodar todas as tralhas do dia a dia. Do outro, é um monstro com motor de alto desempenho, pronto para fazer curvas de maneira que faria um supercarro repensar sua existência. E agora, a BMW resolveu fazer algo ainda mais curioso: transformar esse conceito em uma perua. O resultado? O BMW M3 CS Touring, uma combinação que, à primeira vista, pode parecer um capricho de engenheiros entediados, mas que na prática faz muito sentido.
Pontos Principais:
Imagine um carro que pode levar as crianças para a escola, transportar móveis de um ponto ao outro e, no mesmo dia, devorar curvas como se estivesse disputando uma etapa do DTM. Parece impossível, mas o M3 CS Touring promete exatamente isso. Não se trata de um veículo que foi suavizado para agradar famílias preocupadas com conforto e economia de combustível. Pelo contrário, esta versão recebeu ainda mais potência, materiais mais leves e um acerto mecânico que o aproxima de um carro de corrida. Em outras palavras, é uma perua que foi projetada para transformar uma ida ao supermercado em um evento digno de Nürburgring.
Mas não se engane, este não é um simples exercício de engenharia sem propósito. O M3 CS Touring é um modelo limitado, pensado para um público específico – aqueles que querem o desempenho de um superesportivo, mas se recusam a abrir mão da praticidade. Ele tem o motor mais potente já colocado em um M3 Touring, tração integral ajustável e uma série de aprimoramentos aerodinâmicos. Tudo isso resulta em um carro que promete ser tão rápido quanto funcional, sem compromissos, sem concessões.
O motor do BMW M3 CS Touring foi projetado para oferecer alto desempenho em pistas, utilizando componentes inspirados em competições. A unidade de 3,0 litros e seis cilindros em linha conta com um virabrequim forjado leve e um cabeçote com núcleo impresso em 3D. O bloco do motor tem estrutura fechada e sem camisas, proporcionando maior rigidez.
A potência máxima atinge 550 cv, um aumento de 20 cv em relação ao BMW M3 Competition Touring com M xDrive. O torque máximo é de 650 Nm e está disponível entre 2.750 e 5.950 rpm, com a potência máxima sendo alcançada a 6.250 rpm. O limite de giro do motor é de 7.200 rpm. O sistema de sobrealimentação M TwinTurbo foi aprimorado, elevando a pressão máxima de carga dos turbocompressores para 2,1 bar.
Com esse conjunto mecânico, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A marca de 200 km/h é atingida em 11,7 segundos, enquanto a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 300 km/h. O sistema de escapamento inclui flaps controlados eletronicamente e um silenciador traseiro de titânio, alterando a sonoridade conforme o modo de condução selecionado.
O BMW M3 CS Touring utiliza a transmissão automática M Steptronic de oito marchas com Drivelogic, permitindo ajustes na resposta das trocas de marcha. O seletor de marchas e as aletas de troca no volante possibilitam mudanças sequenciais.
A tração M xDrive é distribuída entre as rodas dianteiras e traseiras por meio de uma embreagem multidisco controlada eletronicamente. O sistema atua em conjunto com o diferencial ativo M no eixo traseiro para otimizar a distribuição da potência.
O veículo oferece três modos de condução:
A suspensão adaptativa M foi ajustada especificamente para o M3 CS Touring, incluindo amortecedores eletronicamente controlados e direção M Servotronic. O sistema de frenagem integrado permite ajustes nos parâmetros de resposta dos freios.
O modelo conta com freios M Compound de série, disponíveis com pinças vermelhas ou pretas. Como opcional, há freios carbono-cerâmicos, que reduzem o peso e possuem pinças em vermelho ou dourado fosco.
As rodas forjadas M são de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, podendo ser configuradas em acabamento dourado fosco ou preto fosco. O veículo vem equipado com pneus de alto desempenho para pista, com a alternativa de pneus esportivos sem custo adicional.
A BMW aplicou diversas soluções de redução de peso ao M3 CS Touring. Componentes estruturais e estéticos utilizam fibra de carbono, incluindo capô, splitter dianteiro, entradas de ar frontais, capas dos retrovisores e difusor traseiro.
No interior, os bancos M Carbon, paddle shifts do volante, console central e detalhes do acabamento também utilizam fibra de carbono, contribuindo para uma redução de aproximadamente 15 kg em relação ao BMW M3 Competition Touring.
A rigidez estrutural foi aprimorada com reforços no compartimento do motor e na carroceria. A aerodinâmica foi otimizada por meio de um para-choque dianteiro específico, entradas de ar ampliadas e um spoiler de teto redesenhado.
O BMW M3 CS Touring será oferecido com quatro opções de cores externas:
O teto e o spoiler são pintados em preto brilhante. A grade frontal apresenta moldura sem contorno, com o logotipo M3 CS destacado em vermelho. Os faróis utilizam iluminação amarela, inspirada em modelos de competição GT.
O interior do BMW M3 CS Touring adota um layout voltado para desempenho. Os bancos esportivos M Carbon possuem estrutura leve e ajustes elétricos. O acabamento interno mescla couro Merino preto e vermelho, e os painéis das portas são revestidos em couro preto.
O volante M Alcantara tem base achatada e marcador central vermelho. O console central exibe um logotipo CS e detalhes específicos da edição limitada. Cintos de segurança M e soleiras personalizadas complementam o design interno.
O modelo vem equipado com o sistema BMW iDrive baseado na versão 8.5 do BMW Operating System. A central multimídia inclui uma tela curva composta por um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela de 14,9 polegadas para o sistema de infotainment. O sistema BMW Live Cockpit Professional agrega funções como navegação BMW Maps e integração com smartphones.
O BMW M3 CS Touring inclui de série uma gama de equipamentos voltados para conforto e segurança. Entre os principais itens estão:
Os sistemas de assistência ao motorista incluem monitoramento de colisão frontal, aviso de saída de faixa e limitador de velocidade. O modelo conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além do assistente de estacionamento. Como opcional, está disponível o pacote Driving Assistant.
Fonte: BMW.