BMW R 32 é uma moto que marcou o início de uma era

Os fãs de motocicletas não terão dificuldade de concordar que a BMW R 32 marcou o início de uma nova era, e ainda hoje é tomada como base de inspiração para o desenvolvimento de modelos atuais. A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pela marca, que antes disso fornecia apenas motores para outras fabricantes. Seu lançamento teve lugar no Salão do Automóvel de Berlin em 1923, quase 100 anos atrás.
Publicado em História dia 1/09/2021 por Alan Corrêa

Os fãs de motocicletas não terão dificuldade de concordar que a BMW R 32 marcou o início de uma nova era, e ainda hoje é tomada como base de inspiração para o desenvolvimento de modelos atuais.

A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pela marca, que antes disso fornecia apenas motores para outras fabricantes. Seu lançamento teve lugar no Salão do Automóvel de Berlin em 1923, quase 100 anos atrás.

Uma história de quase 100 anos

Quando pensamos que a história de uma motocicleta remonta há quase 100 anos atrás, o período entre Guerras, nosso coração bate mais forte e a emoção assalta nossos olhos, que tentando nos trair projetam duas grandes lágrimas de alegria e reverência.

Pois foi no outono de 1923 que a BMW Motorrad apresentou pela primeira vez a R 32, uma motocicleta produzida integralmente pela marca, que até então só produzi motores. Foi um grande avanço para a época, ainda mais considerando as circunstâncias históricas que o país vivia.

O projeto foi desenhado pelo designer-chefe Max Friz, e considerada como veiculo com soluções detalhadas e incomuns, fundida em uma unidade perfeita. Foi, sem dúvida, um marco na história das motocicletas. A BMW R 32 prova que as boas ideias sobrevivem ao tempo.

Um produto de qualidade excepcional

A BMW sempre prezou muito pela qualidade dos seus produtos, e com a BMW R 32 isso não foi diferente. A máquina de qualidade excepcional foi um fator decisivo para obter o sucesso junto ao público.

Aliando o prazer de pilotar cada passeio e equipamentos de ponta para a época, o modelo rapidamente ganhou destaque no mercado das motocicletas. Equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados na transversal em relação ao chassi, tecnologia eficiente que é usada ainda hoje nos modelos da marca.

Manutenção muito mais fácil

Sua qualidade acima da média logo conquistou a admiração dos entusiastas por motocicletas. Isso só fez aumentar com o uso do modelo, que apresentou uma manutenção da transmissão muito mais fácil do que a de outros modelos disponíveis no mercado.

A BMW R 32 foi revolucionária em todos os sentidos para o seu tempo. A mecânica trazia outros avanços, como o motor e câmbio que eram abrigados na mesma unidade, algo exclusivo do modelo.

Motor de alta cilindrada

Outra característica relevante da BMW R 32 para o seu tempo foi o motor de 500 cm3 e 8,5 cv de potência. Isso era particularmente interessante porque o público já conhecia e confiava nos motores da BMW, que conhecia apenas em veículos de outras marcas. Esse foi o primeiro passo para a produção de carros da marca, que começou em 1928.

A disposição boxer do motor indica que um cilindro é contraposto ao outro, movimento que lembra os golpes de um lutador de boxer. Os cilindros eram refrigerados a ar, e sua posição voltada para as laterais facilitavam esse sistema de refrigeração.

O posicionamento mais baixo dos cilindros do que outros modelos da época deixava o centro de gravidade mais baixo e mais equilibrado. Isso ajudava a reduzir as vibrações excessivas, o que também era algo relevante para um modelo de apenas dois cilindros. Isso mostra que não é de hoje que a BMW oferece aos seus clientes motocicletas com uma dirigibilidade perfeita.

A BMW R 32 pesava apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro eram capazes de suportar a elevada velocidade – para a época – máxima de 95 km/h. Um ícone do mundo das motocicletas.