BMW segue na estrada para carros elétricos e híbridos

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e que está em constante mudança utilizando estas tecnologias as quais estão disponíveis nos dias atuais. No setor automobilístico, a principal tendência é a dos veículos eletrificados (híbridos ou elétricos) que vem ganhando força e aderência das maiores montadoras de todo o mundo com constância.
Publicado em Notícias dia 8/05/2019 por Alan Corrêa

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e que está em constante mudança utilizando estas tecnologias as quais estão disponíveis nos dias atuais. No setor automobilístico, a principal tendência é a dos veículos eletrificados (híbridos ou elétricos) que vem ganhando força e aderência das maiores montadoras de todo o mundo com constância.

Já presente a um determinado tempo nesta linha de carros elétricos, a montadora alemã de veículos luxuosos BMW continua com o seu processo de implantar esta tecnologia em todos seus modelos, dando passos como o desenvolvimento de novas baterias e o lançamento de novos modelos com tal tecnologia.

A BMW no meio elétrico

Investir na tecnologia de motores elétricos é, com toda certeza, investir no futuro do mercado automotivo visto que a tendência é de os carros utilizarem esta tecnologia cada vez mais frequentemente. Pelo que andamos presenciando nos últimos anos, a BMW é uma das marcas que mais preza por essa evolução sustentável do ramo automobilístico.

No Salão de Genebra deste ano, a marca bávara apresentou novamente um portfólio interessante de alterações em seus modelos que aderem tal tecnologia tão importante não apenas para o mundo dos carros, mas também para a sociedade num contexto geral.

Os números da BMW no ano de 2018 mostram o quanto a marca vem se destacando no mercado dos carros elétricos. Com uma participação de 9% deste mercado no cenário mundial, a marca lidera as montadoras de veículos premium na produção de veículos com motorização eletrificada e, na Europa, lidera entre todas as marcas com 16% de participação neste nicho.

Não apenas a montadora BMW tem o que comemorar com este resultado, mas o Grupo BMW como um todo. O grupo constituído por outras marcas como Mini e Rolls-Royce vendeu cerca de 140 mil unidades híbridas e elétricas ao redor do mundo, representando um crescimento de cerca de 38,4% em relação à 2017.

Lançamentos da BMW

Para atualizar cada vez mais suas tecnologias e não sair das tendências do mercado, a BMW lançou uma série de modelos eletrificados, desde Sedan até SUV, com novas tecnologias dos recursos elétricos.

Para dar início aos lançamentos, nada mais justo que o SUV X3, que começar a receber a tecnologia híbrida por meio de um plug-in para recarregar. O motor será um 2.0 biturbo a gasolina e um elétrico funcionando com um câmbio de 8 marchas, podendo render 100 km rodados com apenas 2,4 L de gasolina.

Seguido pelo modelo localizado acima, o BMW X5 também contará com um plug-in para recarregar seu motor elétrico, que funcionará em conjunto com um motor a gasolina de 6 cilindros em linha. O modelo tem autonomia de 2,1 litros utilizados para cada 100 km rodado.

Os modelos sedans da BMW também receberam os motores elétricos em suas versões, sendo que as séries 3 (330e), 5 (530e) e a luxuosa série 7 também ganharam os plug-ins para a recarga dos motores elétricos. Além de reduzir a quantidade de poluentes emitidos, ambos os sedans receberam um incremento no consumo, sendo a série 3 com 1,7 litros/ 100 km, a série 5 1,8 litros/ 100 km e a série 7 variando entre 2,1 e 2,6 litros/ 100 km (lembrando que a série 7 conta com 3 modelos híbridos).

Nem mesmo as minivans da BMW escaparam da onda de eletrificação dos motores dos veículos. Com o 225xe, que também conta com um plug-in e uma reforçada bateria de lítio, a BMW conseguiu produzir uma minivan que utilizasse apenas 1,9 litros por cada 100 km e que emitisse menos de 44 gramas de CO2 por Km.

O único 100% elétrico

Com tanta inovação e cada vez mais modelos recebendo a tecnologia dos motores elétricos, é de se esperar que a BMW tenha vários modelos 100% elétricos, certo? Bem, não exatamente…

A BMW conta com apenas um modelo que funciona apenas com eletricidade, sendo ele o pequeno i3. O modelo já contava com o plug-in desde seu lançamento em 2013 e vem sendo constantemente incrementado em sua tecnologia e autonomia. É o único carro da BMW a não emitir poluentes e seu consumo ser somente por KW, não em litros. Até mesmo seu “irmão mais velho”, o imponente BMW i8, deixou de lado a motorização completamente elétrica para adotar a tecnologia híbrida.

O tempo está passando e cada vez mais a sociedade pede por veículos eletrificados visando um futuro com emissão praticamente zerada de poluentes na atmosfera. Nesta longa caminhada, a BMW com toda certeza é uma forte aliada na propagação desta tecnologia que promete revolucionar a sociedade.