Lista de carros elétricos e híbridos no Brasil para comprar em 2019

Com certeza os carros do futuro já começaram a nascer. Não vai demorar muito para os veículos elétricos substituírem os que temos hoje movidos a combustão. E você já pode entrar na nova era comprando seu modelo de energia limpa. Veja quais já estão disponíveis no Brasil.

Notícias
3 meses atrás
Lista de carros elétricos e híbridos no Brasil para comprar em 2019

Uma tendência para o mercado brasileiro

O mercado automobilístico mundial está recebendo os veículos híbridos e elétricos de braços abertos. O Brasil, como um dos países cuja população mais ama carros, não fica atrás. Começam a aparecer diversos modelos movidos a energia limpa que acabam sendo econômicos, e as marcas não estão economizando na sua divulgação.

Para ajudar nossos leitores a conhecer e, eventualmente, escolher o modelo que mais de adapta às suas necessidades, separamos uma lista dos principais veículos que surgem nessa nova categoria, e vamos apresentar as suas principais características.

LEAF da Nissan – R$ 178.400

Nissan LEAF e+ 2019
Nissan LEAF e+ 2019

Um dos modelos que está mais chamando a atenção dos brasileiros é o LEAF da Nissan, cujo preço é de R$ 178.400. Ele conta com um motor equivalente a 149 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque, com capacidade de 241 km de autonomia. Com uma carga rápida de 40 minutos a bateria chega aos 80%. A marca oferece 3 anos de garantia no conjunto do veículo e 8 anos de garantia nas baterias.

O Nissan LEAF conta com avançada tecnologia, o que explica seu preço elevado, como por exemplo o E-Pedal e a Câmera 360o. O E-Pedal é um sistema que utiliza apenas um pedal para acelerar e frear. Ao pisar no pedal o veículo acelera e ao soltar ele desacelera e freia. A sua frenagem é regenerativa, ou seja, ela recarrega a bateria.

Outro benefício que merece ser mencionado é a Zero Emissão. Com um veículo 100% elétrico com o LEAF você pode dar adeus aos combustíveis poluentes. Além disso, a manutenção é mais simples e mais barata, o espaço é melhor aproveitado e o Planeta vai agradecer pela limpeza.

Renault Zoe – R$ 149.900

Renault Zoe
Renault Zoe

Outro modelo que também vem sendo objeto da curiosidade dos amantes de carro é o Renault Zoe, com preço de R$ 149.900. O seu motor tem 92 cv de potência e 220 Nm de torque máximo, podendo alcançar 300 km de autonomia. Com a bateria nos 100% o modelo pode alcançar 50 km/h em apenas 4 segundos.

Ele também conta com as vantagens da Zero Emissão. Nunca mais ir ao posto de gasolina e poder abastecer na própria casa é algo que não tem preço. A tecnologia de suas baterias permite um recarregamento mais ágil e eficiente, aproveitando completamente a energia disponível sem prejudicar a rede elétrica.

Chevrolet Bolt – R$ 175.000

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt é outro modelo 100% elétrico que está entrando no mercado brasileiro, e traz uma das melhores configurações, com motor elétrico de 202 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque máximo. Ele é alimentado por baterias de íon de lítio de 60 kWh que podem proporcionar até 385 km de autonomia. Segundo a marca ele pode atingir de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.

O grande problema é o preço praticado. Nos EUA o modelo custa 38.000 dólares, o equivalente a 145.000 reais, aproximadamente. Contudo, depois de colocadas as taxas e impostos o custo vai para quase R$ 300.000, o mesmo que um Camaro.

Toyota Prius – R$ 126.600

Toyota Prius
Toyota Prius

O Toyota Prius já está nas ruas do Brasil há alguns anos, e por isso é mais conhecido pelos consumidores. Contudo, ele agora está de cara nova, recebeu importantes atualizações e apresenta um dos melhores preços do segmento, R$ 126.000.

Contudo, ele não é 100% elétrico como os dois modelos anteriores, mas combina o motor 1.8 a gasolina, com 98 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque com um elétrico de 72 cv e 16 kgf.m. Por causa dessa combinação ele é o veículo mais econômico que temos no mercado brasileiro, com média de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada segundo dados divulgados pelo Inmetro, mas pode alcançar incríveis 30 km/l na prática.

BMW i3

BMW i3
BMW i3

O BMW i3 está repleto de tecnologias inovadoras para sua mobilidade cotidiana com toda a segurança e eficiência. Ele conectará você ao mundo exterior, manterá você atualizado com as últimas notícias e levará você para todos os lugares, não importa onde.

A bateria do novo BMW i3 REX permite uma autonomia de até 180km (385km no ciclo NEDC) para você explorar novos caminhos dentro da cidade com estilo. Sem deixar de lado o design que lança tendências para oferecer o prazer eletrizante de dirigir.

Lexus CT200h – R$ 135.750

Lexus CT200h
Lexus CT200h

O Lexus CT200h é um modelo com um pouco mais de luxo que o anterior e não tem um preço tão diferente, a partir de R$ 135.750. Ele também é híbrido mas com motorização mais forte: o motor 1.8 de 99 cv de potência e torque máximo de 14,5 kgf.m combinado com o motor elétrico de 82 cv de potência e 21 kgf.m de torque.

Segundo dados informados pela própria marca, ele pode fazer de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, bastante para um modelo híbrido. Seu consumo médio é de 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Ford Fusion Hybrid – R$ 160.900

Ford Fusion Hybrid
Ford Fusion Hybrid

Outro modelo que vem subindo na admiração dos consumidores é o Ford Fusion Hybrid, cujo preço é de R$ 160.900. Mais um híbrido em sua motorização, contando com o motor Atkinson 2.0 – o qual prioriza a economia de combustível – com 140 cv de potência, e o motor elétrico capaz de gerar 50 cv de potência.

Na linha dos novo carros inteligentes da Ford, ele faz 15,1 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada. O seu preço se justifica pelo pacotes de opcionais, que é o mesmo do Fusion Titanium, o qual inclui controle de cruzeiro adaptativo e a central multimídia Sync 3.

Porsche Cayenne Hybrid – R$ 430.000

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid

Um dos grandes diferenciais do Porsche Cayenne Hybrid é que os dois motores, à combustão e elétrico, são independentes. Ou seja, eles podem funcionar individualmente enquanto o outro permanece desligado.

O motor elétrico consegue gerar 95 cv de potência, o que pode parecer pouco, mas se levarmos em conta que ele não está fazendo uso nenhum da combustão, portanto, totalmente limpo e silencioso, a satisfação é grande.

Mas se você quer desempenho de carro esportivo não tem problema, basta acionar o motor V6 sobrealimentado, com 333 cv de potência e torque máximo de 60,2 kgf.m que leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, com uma excelente transmissão automática de 8 velocidades. O preço sugerido é R$ 430.000.

Porsche Panamera Hybrid – R$ 554.000

Porsche Panamera 4 E-Hybrid
Porsche Panamera 4 E-Hybrid

O Porsche Panamera Hybrid também oferece a possibilidade de utilizar os motores separadamente. No modo elétrico a autonomia é de 50 km em velocidades abaixo de 140 km/h. Mas ele ainda conta com o motor 2.9 V6 biturbo para completar a equação.

Trabalhando juntos podem oferecer 462 cv de potência (sendo 136 cv do motor elétrico) e torque máximo de 71,4 kgf.m a partir de 1.100 rpm. Ele conta com câmbio automático de sequencial de 8 velocidades e pode alcançar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, o que faz dele um dos elétricos mais rápidos disponível no mercado. Seu preço aproximado é de R$ 554.000.

BMW i8 – R$ 799.950

BMW i8
BMW i8

Se a proposta é encontrar um carro exclusivo, esse pode ser o modelo certo para você, já que o preço inicial é de R$ 799.950. Trata-se de um modelo esportivo – no rigor da palavra – que resolveu combinar o motor elétrico ao tradicional de combustão.

A motorização está composta pelo motor 1.5 turbo de 3 cilindros, com 231 cv de potência e torque máximo de 32,6 kgf.m, juntamente com o motor elétrico de 131 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. Sua autonomia no modo elétrico é bem pequena, apenas 32 km, mas isso porque seu DNA esportivo consome muita energia, levando o modelo de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

Incentivo fiscal ainda precário

Um dos motivos pelos quais as pessoas procuram os modelos elétricos e híbridos, além da vantagem de economizar no combustível e manutenção, é o incentivo fiscal – digamos de passagem que este poderia ser bem maior – que tais modelos proporcionam.

O imposto para esses modelos vai depender da eficiência energética e o tamanho do motor a combustão, mas cai de 35% para entre 7% e 0%. Mas mesmo assim, pelo seu alto valor ainda é uma opção inviável para a maior parte dos brasileiros, basta pensar no IPVA a cada ano. Ou seja, não é apenas o preço de compra do veículo que está na conta, mas todos os demais custos que aumentam ainda mais a dificuldade de sua aquisição.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?