BMW Vision Driving Experience: nova tecnologia redefine a condução elétrica

No BMW Performance Driving Centre, um protótipo desafia os limites: o BMW Vision Driving Experience. Equipado com o Heart of Joy, um computador central dez vezes mais rápido, o modelo testa a tecnologia da Neue Klasse. Com regeneração de energia aprimorada e direção precisa, promete transformar a condução elétrica do futuro.
Publicado por Alan Corrêa em BMW dia 18/02/2025

Levar a experiência de condução ao limite físico é o objetivo do BMW Group com o BMW Vision Driving Experience. Este veículo-conceito não será produzido em série, mas serve como plataforma de testes para novas tecnologias de gerenciamento de propulsão e dinâmica de condução.

Pontos Principais:

  • Heart of Joy processa dados dez vezes mais rápido.
  • Regeneração de energia aumenta a eficiência em 25%.
  • Sistema integra propulsão, frenagem e direção.
  • BMW Vision Driving Experience estreia no Auto Shanghai 2025.

No centro dessa inovação está o novo computador central “Heart of Joy”, projetado para melhorar a eficiência e o desempenho da condução elétrica. O sistema foi testado no BMW Performance Driving Centre, nos Estados Unidos, onde passou por testes de resistência e otimização.

Todos os modelos elétricos da Neue Klasse, a nova geração de veículos BMW, serão equipados com essa tecnologia. O primeiro modelo de grande porte dessa linha entrará em produção ainda este ano na planta de Debrecen, na Hungria. O BMW Vision Driving Experience fará sua estreia mundial no Auto Shanghai 2025.

Heart of Joy: processamento mais rápido e melhor integração

No BMW Performance Driving Centre, um veículo-conceito desafia os limites. O BMW Vision Driving Experience não será produzido em série, mas testa inovações que chegarão à Neue Klasse.
No BMW Performance Driving Centre, um veículo-conceito desafia os limites. O BMW Vision Driving Experience não será produzido em série, mas testa inovações que chegarão à Neue Klasse.

O Heart of Joy é a nova unidade central de controle responsável por gerenciar as funções de propulsão, frenagem, carregamento, regeneração e direção. O sistema processa informações dez vezes mais rápido que os modelos anteriores.

O software BMW Dynamic Performance Control trabalha em conjunto com esse computador central, otimizando a resposta dos atuadores em milissegundos. A BMW desenvolveu essa tecnologia internamente, baseada em sua experiência com dinâmica de condução.

Além da velocidade de processamento, o Heart of Joy combina pela primeira vez as funções de propulsão e frenagem em um único sistema. Isso permite que a frenagem regenerativa seja mais eficiente e integrada ao desempenho geral do veículo.

Eficiência e regeneração de energia

O coração da inovação é o Heart of Joy, um computador central que gerencia propulsão, frenagem e regeneração com processamento dez vezes mais rápido, tornando a condução elétrica mais eficiente.
O coração da inovação é o Heart of Joy, um computador central que gerencia propulsão, frenagem e regeneração com processamento dez vezes mais rápido, tornando a condução elétrica mais eficiente.

A regeneração de energia durante a frenagem é um dos pilares do novo sistema. Ele permite que a energia seja recuperada com maior eficiência, reduzindo a necessidade do uso dos freios convencionais na maioria das situações.

A tecnologia melhora o consumo energético do veículo, aumentando a eficiência em até 25%. Em condições normais de tráfego, 98% dos motoristas poderão dirigir sem acionar os freios tradicionais, já que a desaceleração será feita quase exclusivamente pela regeneração de energia.

Apenas em frenagens de emergência ou em situações de alta desaceleração o sistema ativará os freios de atrito convencionais. Isso reduz o desgaste dos componentes e contribui para uma condução mais eficiente.

Precisão e controle em curvas

A regeneração de energia permite que 98% dos motoristas não acionem os freios convencionais. A desaceleração ocorre quase totalmente por recuperação de energia, aumentando a eficiência em 25%.
A regeneração de energia permite que 98% dos motoristas não acionem os freios convencionais. A desaceleração ocorre quase totalmente por recuperação de energia, aumentando a eficiência em 25%.

O BMW Vision Driving Experience foi projetado para proporcionar um controle mais estável e preciso em curvas. O Heart of Joy, em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control, melhora a tração e reduz a necessidade de correções na direção.

A resposta do sistema permite que a trajetória do veículo seja mantida com mais estabilidade, tornando a condução previsível e controlada. Em velocidades mais baixas, como no trânsito urbano ou ao estacionar, o processamento rápido das informações garante uma resposta imediata aos comandos.

O teste do veículo mostrou que a transição entre parar e arrancar é mais suave, especialmente nos modos de condução D ou B, e ao utilizar funções como Controle de Cruzeiro Ativo ou freio de estacionamento automático.

Torque e desempenho extremo

O torque de 18.000 Nm nos testes demonstra a capacidade extrema do sistema. Embora acima das necessidades diárias, garante que o controle dinâmico funcione em qualquer situação real de condução.
O torque de 18.000 Nm nos testes demonstra a capacidade extrema do sistema. Embora acima das necessidades diárias, garante que o controle dinâmico funcione em qualquer situação real de condução.

O BMW Vision Driving Experience foi projetado para suportar cenários extremos de condução. O torque máximo do veículo atinge 18.000 Nm, valor muito superior ao necessário para o uso diário.

O objetivo do teste com esse nível de potência é garantir que o sistema de controle seja capaz de lidar com qualquer condição de condução real. Isso assegura que o desempenho do veículo seja otimizado para situações cotidianas.

O Heart of Joy gerencia todas as funções dinâmicas do veículo, garantindo que a aceleração, frenagem e estabilidade sejam ajustadas em tempo real para oferecer uma experiência de condução equilibrada.

Visualização do sistema em tempo real

Para mostrar o funcionamento do sistema, o veículo usa iluminação nas rodas. Verde indica aceleração, azul regeneração e laranja frenagem convencional, permitindo visualizar a tecnologia em tempo real.
Para mostrar o funcionamento do sistema, o veículo usa iluminação nas rodas. Verde indica aceleração, azul regeneração e laranja frenagem convencional, permitindo visualizar a tecnologia em tempo real.

Para demonstrar como o Heart of Joy funciona, o BMW Vision Driving Experience utiliza um sistema de códigos de cores iluminados nas rodas.

  • Verde: indica aceleração
  • Azul: representa a regeneração de energia
  • Laranja: sinaliza frenagem com os freios de atrito

Essa representação visual permite acompanhar o funcionamento do sistema em tempo real, tornando a experiência mais interativa e informativa para os motoristas.

Quatro novos computadores de alta performance

Além do Heart of Joy, a BMW desenvolveu três outros supercomputadores para controle automatizado, infoentretenimento e climatização, tornando a Neue Klasse mais integrada e tecnologicamente avançada.
Além do Heart of Joy, a BMW desenvolveu três outros supercomputadores para controle automatizado, infoentretenimento e climatização, tornando a Neue Klasse mais integrada e tecnologicamente avançada.

A BMW desenvolveu quatro novos computadores centrais para os veículos do futuro. O Heart of Joy é um deles, responsável por integrar funções de propulsão e frenagem.

Os outros três computadores serão responsáveis por áreas específicas do veículo:

  • Condução automatizada e altamente automatizada
  • Infoentretenimento
  • Recursos de conforto, climatização e iluminação

A integração desses sistemas em um único veículo representa um avanço significativo na arquitetura eletrônica da BMW.

O futuro da condução elétrica

A BMW investe na evolução dos seus sistemas de condução elétrica, buscando melhorar a eficiência e o desempenho de seus veículos. O BMW Vision Driving Experience é um exemplo de como a marca desenvolve tecnologias antes de aplicá-las em sua linha de produção.

O Heart of Joy representa um avanço na forma como os veículos elétricos gerenciam suas funções dinâmicas. A BMW planeja utilizar essa tecnologia em todos os modelos da Neue Klasse, consolidando a integração entre eletrificação, digitalização e eficiência.

A estreia mundial do BMW Vision Driving Experience no Auto Shanghai 2025 permitirá ao público conhecer de perto as inovações que estarão presentes nos futuros modelos da marca.

Fonte: BMW.