Levar a experiência de condução ao limite físico é o objetivo do BMW Group com o BMW Vision Driving Experience. Este veículo-conceito não será produzido em série, mas serve como plataforma de testes para novas tecnologias de gerenciamento de propulsão e dinâmica de condução.
Pontos Principais:
No centro dessa inovação está o novo computador central “Heart of Joy”, projetado para melhorar a eficiência e o desempenho da condução elétrica. O sistema foi testado no BMW Performance Driving Centre, nos Estados Unidos, onde passou por testes de resistência e otimização.
Todos os modelos elétricos da Neue Klasse, a nova geração de veículos BMW, serão equipados com essa tecnologia. O primeiro modelo de grande porte dessa linha entrará em produção ainda este ano na planta de Debrecen, na Hungria. O BMW Vision Driving Experience fará sua estreia mundial no Auto Shanghai 2025.
O Heart of Joy é a nova unidade central de controle responsável por gerenciar as funções de propulsão, frenagem, carregamento, regeneração e direção. O sistema processa informações dez vezes mais rápido que os modelos anteriores.
O software BMW Dynamic Performance Control trabalha em conjunto com esse computador central, otimizando a resposta dos atuadores em milissegundos. A BMW desenvolveu essa tecnologia internamente, baseada em sua experiência com dinâmica de condução.
Além da velocidade de processamento, o Heart of Joy combina pela primeira vez as funções de propulsão e frenagem em um único sistema. Isso permite que a frenagem regenerativa seja mais eficiente e integrada ao desempenho geral do veículo.
A regeneração de energia durante a frenagem é um dos pilares do novo sistema. Ele permite que a energia seja recuperada com maior eficiência, reduzindo a necessidade do uso dos freios convencionais na maioria das situações.
A tecnologia melhora o consumo energético do veículo, aumentando a eficiência em até 25%. Em condições normais de tráfego, 98% dos motoristas poderão dirigir sem acionar os freios tradicionais, já que a desaceleração será feita quase exclusivamente pela regeneração de energia.
Apenas em frenagens de emergência ou em situações de alta desaceleração o sistema ativará os freios de atrito convencionais. Isso reduz o desgaste dos componentes e contribui para uma condução mais eficiente.
O BMW Vision Driving Experience foi projetado para proporcionar um controle mais estável e preciso em curvas. O Heart of Joy, em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control, melhora a tração e reduz a necessidade de correções na direção.
A resposta do sistema permite que a trajetória do veículo seja mantida com mais estabilidade, tornando a condução previsível e controlada. Em velocidades mais baixas, como no trânsito urbano ou ao estacionar, o processamento rápido das informações garante uma resposta imediata aos comandos.
O teste do veículo mostrou que a transição entre parar e arrancar é mais suave, especialmente nos modos de condução D ou B, e ao utilizar funções como Controle de Cruzeiro Ativo ou freio de estacionamento automático.
O BMW Vision Driving Experience foi projetado para suportar cenários extremos de condução. O torque máximo do veículo atinge 18.000 Nm, valor muito superior ao necessário para o uso diário.
O objetivo do teste com esse nível de potência é garantir que o sistema de controle seja capaz de lidar com qualquer condição de condução real. Isso assegura que o desempenho do veículo seja otimizado para situações cotidianas.
O Heart of Joy gerencia todas as funções dinâmicas do veículo, garantindo que a aceleração, frenagem e estabilidade sejam ajustadas em tempo real para oferecer uma experiência de condução equilibrada.
Para demonstrar como o Heart of Joy funciona, o BMW Vision Driving Experience utiliza um sistema de códigos de cores iluminados nas rodas.
Essa representação visual permite acompanhar o funcionamento do sistema em tempo real, tornando a experiência mais interativa e informativa para os motoristas.
A BMW desenvolveu quatro novos computadores centrais para os veículos do futuro. O Heart of Joy é um deles, responsável por integrar funções de propulsão e frenagem.
Os outros três computadores serão responsáveis por áreas específicas do veículo:
A integração desses sistemas em um único veículo representa um avanço significativo na arquitetura eletrônica da BMW.
A BMW investe na evolução dos seus sistemas de condução elétrica, buscando melhorar a eficiência e o desempenho de seus veículos. O BMW Vision Driving Experience é um exemplo de como a marca desenvolve tecnologias antes de aplicá-las em sua linha de produção.
O Heart of Joy representa um avanço na forma como os veículos elétricos gerenciam suas funções dinâmicas. A BMW planeja utilizar essa tecnologia em todos os modelos da Neue Klasse, consolidando a integração entre eletrificação, digitalização e eficiência.
A estreia mundial do BMW Vision Driving Experience no Auto Shanghai 2025 permitirá ao público conhecer de perto as inovações que estarão presentes nos futuros modelos da marca.
Fonte: BMW.