A BMW Z3 é um ícone mundial. Não é sem motivo que James Bond a “escolheu” para o filme contra GoldenEye, em 1995. O modelo foi o primeiro BMW a ser construído fora da Alemanha. Ao todo, foram 297.087 unidades fabricadas.
Sua estreia, durante o filme “007 contra GoldenEye” fez o maior sucesso, sendo o 17º da saga. A BMW Z3 foi a fiel aliada de Pierce Brosnan, então interprete do 007, protagonista da história, um dos maiores sucessos dos cinemas até hoje.
O modelo recebeu, inclusive, uma versão chamada BMW Z3 James Bond Edition, limitada a 20 unidades. Mas o sucesso foi tão grande que a produção precisou ser aumentada para 100 unidades.
Um ano depois de sua estreia, portanto em 1996, a BMW Z3 passou a ter uma produção anual de 15 mil unidades comercializadas. Um número impressionante para a época, tanto mais se considerarmos o valor do modelo.
A BMW Z3 é um verdadeiro Roadster. Herdeiro do lendário BMW 507 dos anos 50, com apenas dois lugares, entre-eixos mais curto, conversível e com motor muito potente, o modelo oferece toda esportividade que os apaixonados podem desejar.
Uma das grandes vantagens do BMW Z3 é a versatilidade da motorização, oferecendo uma gama completa de motores para os clientes. Claro que esses motores foram sofrendo atualizações com o passar do tempo.
Logo em seu lançamento, em 1995, o modelo contava com os motores de 4 cilindros, um de 115 cv e 143 cv de potência. Dois anos mais tarde, recebia o inesquecível motor 2.8L de 6 cilindros com 193 cv. No mesmo ano a linha ganhou a BMW Z3 Roadster M com o motor 3.2L com 321 cv.
Perto do ano 2000 já tinham sido vendidas 170mil unidades do modelo, quando recebeu algumas atualizações no design, mas sobretudo o novo motor 1.9L de 117 cv, mais simples, e o de 6 cilindros 2.0L de 150 cv.
Pouco depois chegava o 2.2L de 170 cv com 6 cilindros, e o 3.0L de 6 cilindros, disponível apenas na versão M, de impressionantes 325 cv. Mas o melhor ainda estava por vir, o motor V12 de 326 cv de potência.
A última unidade fabricada do BMW Z3 M V12 foi em 28 de junho de 2002. Essa unidade está em exposição no museu da BMW. Uma bela homenagem para os fãs, sem dúvida, de um modelo icônico que proporcionou muito prazer ao pilotar.