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BYD busca cortes de custos e intensifica competição no mercado automotivo

A BYD intensifica cortes de custos, pedindo redução de 10% aos fornecedores para 2025, enquanto lidera o mercado de veículos elétricos na China. Com expansão global e vendas recordes, enfrenta competição crescente e pressiona fabricantes menores, que sofrem com a guerra de preços e desafios econômicos.
Publicado em Negócios dia 30/11/2024 por Alan Corrêa

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos da China, está implementando medidas para reduzir custos em sua cadeia de suprimentos em 2025, buscando se destacar na acirrada competição do setor automotivo global. A empresa solicitou cortes de preços de fornecedores, em uma estratégia que reflete o cenário desafiador do mercado de carros elétricos.

Pontos Principais:

  • A BYD pediu redução de 10% nos preços de fornecedores a partir de janeiro de 2025.
  • A medida visa manter a competitividade em um mercado com excesso de oferta.
  • A empresa teve receita recorde, superando a Tesla no terceiro trimestre de 2024.
  • Fabricantes menores enfrentam dificuldades devido à guerra de preços no setor.

A BYD informou seus fornecedores sobre a necessidade de uma redução de 10% nos preços a partir de janeiro de 2025. A comunicação foi divulgada em redes sociais chinesas e confirmada indiretamente por executivos da empresa. Segundo Li Yunfei, diretor de relações públicas da BYD, a prática faz parte de negociações anuais comuns na indústria automotiva e os termos ainda podem ser ajustados.

Desde 2022, a competição no mercado automotivo chinês aumentou após a Tesla iniciar uma guerra de preços. Atualmente, mais de 200 fabricantes de veículos elétricos competem em um mercado com excesso de oferta. Empresas menores enfrentam dificuldades para sobreviver, enquanto grandes fabricantes como a BYD continuam expandindo.

No terceiro trimestre de 2024, a receita da BYD alcançou US$ 28,24 bilhões, ultrapassando a Tesla. A empresa também registrou margens de lucro de 21,9%, fortalecendo sua posição no mercado. Até outubro de 2024, a BYD vendeu 3,2 milhões de veículos híbridos plug-in e elétricos, com expectativa de alcançar 4 milhões de unidades até o final do ano.

A expansão global da BYD inclui planos de dobrar suas exportações em 2024, com foco na Europa, América Latina e Sudeste Asiático. Mesmo enfrentando tarifas na Europa, a empresa continua ganhando participação de mercado e investindo em eficiência produtiva.

Outras empresas também estão adotando medidas semelhantes. A Maxus, da estatal SAIC Motor, solicitou cortes de 10% nos preços de seus fornecedores, citando desafios econômicos e o excesso de oferta no mercado. Especialistas afirmam que essas medidas refletem a busca por competitividade em um setor pressionado.

A redução de custos, no entanto, pode afetar negativamente fornecedores menores, que não têm acesso ao mesmo nível de capital das grandes montadoras. Há preocupações de que os cortes impactem empregos e salários em um mercado de trabalho já fragilizado.

A guerra de preços no mercado chinês obrigou fabricantes ocidentais, como Volkswagen e Stellantis, a firmarem parcerias com empresas locais. A BYD, com sua cadeia de suprimentos integrada e preços competitivos, tem se posicionado como líder no mercado de veículos elétricos e híbridos.

Enquanto isso, o mercado global de veículos elétricos continua se consolidando. Marcas como HiPhi e WM Motor declararam falência devido à intensa competição. Por outro lado, a BYD permanece fortalecida, usando estratégias agressivas de preços para aumentar sua liderança.

A estratégia da BYD e de outras montadoras indica que o setor automotivo continuará enfrentando desafios em 2025. O cenário reflete mudanças estruturais na indústria e a necessidade de adaptação às novas demandas do mercado.

Fonte: CNN, InsideEVS e Infomoney.