BYD Han da Coreia do Norte: Por que o nome precisou ser alterado naque país?

A Coreia do Norte anunciou um carro elétrico com 720 km de autonomia, mas análises revelam que o veículo é uma cópia do BYD Han chinês. A notícia foi recebida com ceticismo, destacando questões sobre propriedade intelectual e ética na indústria automotiva.
Publicado em Notícias dia 25/06/2024 por Alan Corrêa

A Coreia do Norte chamou a atenção recentemente ao anunciar o desenvolvimento de um carro elétrico com 720 km de autonomia. Este anúncio gerou curiosidade e ceticismo entre os países vizinhos, especialmente China e Coreia do Sul. A polêmica aumentou quando novas imagens revelaram que o veículo, chamado Madusan EV, é, na verdade, um BYD Han disfarçado.

O Carro Elétrico Norte-Coreano

A polêmica envolve o Madusan EV, que se apresenta como uma inovação norte-coreana, mas é, na verdade, uma adaptação do BYD Han, um carro elétrico chinês.
A polêmica envolve o Madusan EV, que se apresenta como uma inovação norte-coreana, mas é, na verdade, uma adaptação do BYD Han, um carro elétrico chinês.

O Madusan EV foi apresentado como uma inovação da indústria automotiva norte-coreana, prometendo uma autonomia impressionante de 720 km. Entretanto, análises e comparações demonstraram que o veículo é uma cópia do modelo BYD Han, fabricado na China. O logotipo da BYD foi removido, e o carro recebeu pequenas modificações estéticas para parecer uma criação original.

Reações Internacionais

Na China e na Coreia do Sul, a notícia foi recebida com ceticismo. A indústria automotiva da Coreia do Norte é considerada pouco desenvolvida, levantando dúvidas sobre a capacidade do país de produzir um veículo elétrico com as especificações anunciadas. Especialistas apontam que a estratégia de disfarçar um carro chinês como norte-coreano visa aumentar a reputação tecnológica do país.

Histórico do BYD Han

O BYD Han é um sedã elétrico produzido pela empresa chinesa BYD. Lançado inicialmente no mercado chinês, o modelo é conhecido por suas características técnicas avançadas e longa autonomia. O veículo possui uma bateria de alta capacidade, garantindo um alcance de até 600 km em uma única carga. A adaptação do BYD Han como Madusan EV levanta questões sobre propriedade intelectual e ética na indústria automotiva.

Impacto na Indústria Automotiva

O caso do Madusan EV destaca a complexidade e os desafios da indústria automotiva global. A necessidade de inovação constante e a competição acirrada levam países e empresas a adotar estratégias questionáveis para manter-se relevantes. A questão da propriedade intelectual e da originalidade dos designs é um ponto crucial para o desenvolvimento sustentável e ético do setor.

Fonte: R7 e AutoEsporte.