Monotrilhos da BYD chegaram a São Paulo e prometem melhorar a mobilidade urbana. Este sistema usa apenas um trilho e é geralmente elevado. Em São Paulo, a Linha 17-Ouro do Metrô será a primeira a utilizar esses veículos.
Um monotrilho é diferente do metrô, VLT, ART e trem tradicional. Ele é mais fácil e econômico de ser implementado do que o metrô. No entanto, ocupa espaço na paisagem urbana e exige estruturas específicas para embarque e desembarque.
Os trens da BYD que chegam a São Paulo são modernos e possuem várias características que visam o conforto e a segurança dos passageiros. Cada composição terá cinco carros, com um total de 114 assentos e capacidade para 616 passageiros. Os carros das extremidades têm 13,5 metros de comprimento e os intermediários, 10 metros.
As dimensões totais do trem somam 60,8 metros de comprimento, e cada vagão terá duas portas de 1,6 metro de cada lado, totalizando quatro portas por carro. Os trens são equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância, iluminação de LED e sistemas de segurança e comunicação.
A primeira composição da Linha 17-Ouro deve chegar em julho, com testes começando imediatamente. O plano inclui 14 trens encomendados, com a entrega completa prevista para 2025. A parceria entre a BYD e o Governo de São Paulo é um passo importante para a modernização do transporte público na cidade.
A chegada dos monotrilhos é parte de um esforço maior para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo. A BYD, já conhecida pela fabricação de veículos de passeio e ônibus elétricos, agora se expande para trens de passageiros, contribuindo para um transporte público mais eficiente.