Carlos Tavares, CEO da Stellantis desde 2021, anunciou sua saída imediata no último domingo, 1º de dezembro. A renúncia foi comunicada após meses de pressões internas e externas que vinham desafiando a gestão do executivo. Com sua saída, a Stellantis, responsável por marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, será liderada interinamente pelo presidente do conselho administrativo, John Elkann. A empresa afirmou que o nome do novo CEO será divulgado no primeiro semestre de 2025.
Pontos Principais:
O grupo Stellantis foi formado pela fusão entre a Fiat Chrysler e o Grupo PSA em 2021. Desde então, Tavares ocupava o cargo de CEO, enfrentando desafios como a reestruturação de marcas e a transição para a eletrificação. Nos últimos meses, entretanto, divergências com investidores, sindicatos e concessionárias dos Estados Unidos criaram um ambiente de instabilidade. A empresa também registrou queda nas vendas e lucros em 2024.
O presidente do conselho, John Elkann, destacou em sua declaração oficial o papel de Tavares na formação e consolidação da Stellantis, além de sua contribuição em reviravoltas anteriores na PSA e Opel. Ele assegurou que a transição será conduzida de forma a garantir a continuidade da estratégia corporativa.
A decisão ocorre em meio a um cenário desafiador para a indústria automotiva, especialmente na Europa. A eletrificação, um dos principais focos das montadoras, enfrenta obstáculos como vendas abaixo do esperado e mudanças nas regulamentações. O lobby de montadoras resultou em flexibilizações nos prazos para a proibição de motores a combustão, inicialmente prevista para 2035, algo que gerou descontentamento por parte de Tavares.
No início do ano, o executivo criticou as mudanças no cronograma, afirmando que a indústria se preparava há anos para os novos limites e que alterações de última hora poderiam prejudicar o planejamento das empresas. Apesar disso, o avanço lento das vendas de veículos elétricos e a pressão por cortes de custos impactaram não só a Stellantis, mas também outras gigantes como a Volkswagen.
A Stellantis agora busca redefinir suas metas e superar o momento de crise. Marcas como Jeep e Ram, que pertencem ao grupo, estão investindo em tecnologias de maior eficiência, enquanto a Leapmotor, outra integrante do conglomerado, reportou crescimento nas vendas.
Carlos Tavares começou sua carreira em 1981, na Renault, passando pela Nissan antes de ingressar na PSA em 2014. Em 2020, assumiu a liderança do grupo Stellantis, sendo fundamental para sua criação e expansão. Com sua saída, a empresa inicia uma nova fase em busca de estabilidade e renovação estratégica.
Fonte: QuatroRodas e RevitaCarro.