A Stellantis, uma das maiores montadoras do mundo, anunciou o lançamento do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat no Brasil. O modelo utiliza a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa, que combina a eletrificação com o uso de motores flex movidos a etanol. Esse modelo está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim, Minas Gerais, e deve chegar ao mercado brasileiro no próximo mês.
Pontos Principais:
A produção desse modelo reforça o papel da fábrica de Betim como um centro de inovação tecnológica, destacando o Brasil no cenário global de desenvolvimento de motores e tecnologias automotivas. A planta expandiu sua capacidade e agora consegue produzir 1,1 milhão de motores por ano, consolidando o país como um hub global de referência em powertrains.
Segundo a Stellantis, a tecnologia Bio-Hybrid foi pensada para o mercado brasileiro, que tem uma forte tradição no uso de etanol como combustível. O sistema híbrido oferece diferentes níveis de eletrificação, permitindo ao motor flex trabalhar em conjunto com sistemas elétricos, o que resulta em menor consumo de combustível e redução de emissões.
O lançamento desse veículo faz parte de um plano maior da Stellantis para a América do Sul, que envolve um investimento de R$ 32 bilhões na região e o desenvolvimento de mais de 40 novos produtos, além de 8 powertrains ao longo dos próximos anos. O objetivo da montadora é impulsionar a nacionalização da eletrificação, contribuindo para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em outros mercados que também utilizam biocombustíveis.
A Fiat, que tem um histórico de inovação no uso de biocombustíveis, como o lançamento do Fiat 147 em 1979, o primeiro carro a etanol produzido em série no mundo, agora traz mais uma revolução para o mercado automotivo brasileiro. A empresa será a primeira a comercializar um híbrido-flex nacional, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis.
A Stellantis desenvolveu quatro plataformas principais para a aplicação da tecnologia Bio-Hybrid no Brasil. Essas plataformas permitem a integração de diferentes níveis de eletrificação, desde sistemas que substituem o alternador e o motor de partida até versões plug-in, com baterias que podem ser recarregadas externamente. A montadora também trabalha com sistemas 100% elétricos, alinhando-se com as tendências globais de mobilidade sustentável.
Essa iniciativa faz parte do plano estratégico de longo prazo da Stellantis, o Dare Forward 2030, que prevê a redução das emissões de carbono em 50% até 2030 e a meta de zero emissões líquidas até 2038. Esse compromisso inclui todos os aspectos da cadeia de produção, com compensação de uma pequena parte das emissões restantes.
Fonte: Stellantis.