buscar
Notícias

Carro por assinatura: conheça o programa Flua! da Fiat e Jeep no Brasil

O projeto piloto Flua! é o início de um novo modelo de negócio, onde os carros populares serão adquiridos apenas por assinatura ou por aluguel.
Publicado em Notícias dia 25/03/2021 por Alan Corrêa

O Flua! é um serviço de veículos por assinatura que teve início no dia 15 de janeiro deste ano em 32 concessionárias Fiat e Jeep em São Paulo e Paraná, em um projeto piloto por 6 meses.

A partir do 2º semestre o programa será expandido para o resto do Brasil.

O projeto piloto Flua! é o início de um novo modelo de negócio, onde os carros populares serão adquiridos apenas por assinatura ou por aluguel.

Flua! o futuro dos carros populares

Fábio Siracusa – Foto: Paulo Bareta

O diretor do brand Fiat para América Latina, Herlander Zola, explica: “O que deve acontecer no futuro é uma migração de canal, onde modelos de negócio que vão passar por assinatura ou por aluguel certamente vão ganhar força para alguns segmentos de mercado, e sem nenhuma dúvida, o segmento de carros populares deve ser muito influenciado por isso”. E complementa dizendo: “Os carros populares não vão perder espaço, mas o que deve mudar é a forma que as pessoas devem utilizar os carros populares, deixando de tê-los, passando assinar ou alugar”.

Através do Flua! os interessados adquirem um veículo 0 KM sem ter a preocupação com a desvalorização do usado, todos os custos com documentação, manutenção preventiva, assistência 24h e seguro já vem inclusos e ainda os carros serão configurados pelos clientes, como cor e opcionais, com a possibilidade de renovação ou até comprar o veículo ao fim do contrato.

Cliente Flua – Foto: Paulo Bareta

Caso não seja renovado, o veículo pode ser adquirido por uma das concessionárias para ser vendido como modelo seminovo. Obviamente, caso o contratante desista, há uma multa de 50% do valor residual. Os planos são de 12, 24 ou 36 meses, e franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil km por mês.

Para aderir o veículo por assinatura basta acessar o site da Fiat, procurar pelo programa Flua!, escolher o plano, o modelo e preencher o formulário. Feito isso, o cliente recebe o contrato por e-mail e leva para uma das concessionárias que fazem parte do Flua! para finalizar o negócio, e depois de um período estabelecido, receber o veículo zero quilômetro direto da fábrica. O pagamento pode ser por cartão de crédito ou boleto bancário. As linhas de montagem irão acomodar a demanda para não aumentar o tempo de entrega caso seja um modelo com fila de espera – como no caso da Fiat Strada.

Seu único trabalho é decidir qual é o carro que mais combina com você.

No projeto piloto, o serviço irá oferecer oito modelos da Fiat (Argo, Strada, Toro, Cronos, Grand Siena, Doblò, Fiorino e Ducato) e dois da Jeep (Renegade e Compass). Estarão em 24 concessionárias da Fiat em Campinas, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo. No caso da Jeep, são oito revendas, todas em São Paulo.

A Fiat busca atrair com o Flua! quatro perfis específicos de cliente, aqueles que buscam por um carro melhor mas sem se preocupar com revenda; profissionais liberais que precisam de um carro rapidamente; pequeno empresário que precisa do carro para trabalhar; e quem se preocupa com a parte financeira e sabe dos custos fixos do carro.

Flua! começa a operar e anuncia valores dos planos

Cliente Flua – Foto: Paulo Bareta

Flua!, nova empresa de mobilidade voltada para assinatura de carros zero-quilômetro da Fiat e da Jeep, inicia operações nesta sexta-feira (15). O serviço pode ser contratado pelo site www.meuflua.com.br ou presencialmente, em uma das 32 concessionárias* que participam do projeto-piloto. O cliente poderá escolher entre oito modelos da Fiat e dois da Jeep, com pacotes de 12, 24 e 36 meses e franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros para rodar por mês. Os valores partem de R$ 1.350,00 por mês e já incluem documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, manutenção, assistência 24 horas, entre outros serviços.

A estreia de Flua! acontece em São Paulo e no Paraná. Nessa primeira fase, participam 24 concessionárias Fiat localizadas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Valinhos, Vinhedo e Curitiba. A assinatura de Jeep começa em oito unidades, todas na capital paulista. “A expectativa é de que, já no segundo semestre, o número de pontos de atendimento Flua! cresça, abrangendo mais sete estados. Também iremos, de forma contínua, ampliar o portfólio, incluindo os futuros lançamentos da Fiat e da Jeep, além de evoluir com novos serviços integrados ao aplicativo. Nossa meta é consolidar Flua! como o melhor produto de carro por assinatura do mercado brasileiro”, afirma Fábio Siracusa, Head of Operations da Flua!.

Flua! é o serviço de assinatura do carro zero-quilômetro Fiat e Jeep – Foto: Paulo Bareta
Flua! é o serviço de assinatura do carro zero-quilômetro Fiat e Jeep – Foto: Paulo Bareta

O primeiro passo para a contratação é a personalização do modelo Fiat ou Jeep, com a escolha da cor e opcionais, assim como acontece na compra do carro zero-quilômetro. “No site de Flua!, o cliente irá montar o carro zero-quilômetro por assinatura como quiser. Ele terá o carro certo para as suas necessidades”, destaca Fábio.

Logo após a entrega do carro zero-quilômetro, o cliente passa a ter acesso ao aplicativo Flua!, com várias funcionalidades disponíveis, como assistência veicular 24 horas, agendamento de manutenção, gestão de multas, entre outros serviços. “Pelo aplicativo, iremos acompanhar o cliente ao longo da jornada de uso do carro, com muita agilidade e toda conveniência na palma da mão”, completa Fábio. Um diferencial é que manutenção pode ser realizada em qualquer uma das 713 concessionárias da Fiat e da Jeep, localizadas em todo Brasil.

Com parceria das redes de concessionárias Fiat e Jeep e do Banco Fidis, Flua! é um novo modelo de negócio para atrair um novo perfil de cliente, que já existe e irá crescer no mercado, nos próximos anos. “É um consumidor que não tem apego à propriedade, é bastante conectado e tecnológico, valoriza a experiência e quer ter liberdade de escolhas”, destaca Fábio.

Modelos Jeep

Planos de 12 meses

Planos de 24 meses:

Planos de 36 meses:

Modelos Fiat

Planos de 12 meses:

Planos de 24 meses:

Planos de 36 meses:

*Vale lembrar que estes valores são aproximados, divulgados para imprensa.