O Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet é um carro que chama a atenção por onde passa. Sofisticado, moderno, inconfundível. Com muita tecnologia e esportividade, é um dos modelos mais cobiçados da marca. O preço não é pra qualquer um.
O preço base do Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet é de R$ 600.000, nada barato. Mas ele ainda pode ficar mais caro – bem mais caro – se o comprador quiser adicionar itens opcionais, pacotes de tecnologia e segurança, ou customizar a aparência do veículo.
A motorização está composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar até 370 cv de potência e um torque máximo de 450 Nm entre 1.700 e 5.000 rpm. Aliado a ele está a transmissão automática de 7 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung (PDK).
Apesar de uma motorização tão potente, ela também é relativamente econômica, fazendo um consumo médio de 8,2 km/l na cidade e 10,8 na estrada. O modelo é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
O modelo também admite câmbio manual de 7 velocidades, o que deixa a brincadeira muito mais divertida, aumentando a esportividade da pilotagem. Mesmo com esse câmbio o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) está presente.
O sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) que equipa o Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet conta com uma embreagem dupla que permite trocas de marcha muito rapidamente, de modo que o modelo aproveita completamente a energia cinética gerada pelo propulsor.
Outra função que sistema oferece é de “desacoplar” o motor em certas situações, de modo a evitar o efeito do freio motor, com vistas também ao aproveitamento da energia cinética. Esses dois fatores influenciam diretamente na redução do consumo de combustível.
O Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet está completamente imbuído de tecnologia, até mesmo as aletas que controlam a entrada de ar no motor são inteligentes. O sistema abre e fecha automaticamente de acordo com a temperatura do motor. Via de regra ficam fechadas para ajudar na aerodinâmica e diminuir o arrasto do ar, mas se o motor precisar de refrigeração elas se abrem.
Um dos pacotes de mais destaques no modelo é o Porsche Sport Chrono, que conta com 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Ele também tem a função Sport Response, sistema que proporciona mais potência ao veículo, como se um turbo fosse ligado, utilizado especialmente na largada de competições, e que tem aproximadamente 20 segundos de duração. É como um jogo de vídeo game, mas na vida real.
Outro benefício é o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA), o qual oferece o recurso de monitoramento de algumas funções do carro, além de poder cronometrar e compartilhar o tempo das voltas.
A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) foi desenvolvida para ajudar o piloto a manter o controle sobre o veículo, monitorando e ajustando individualmente os amortecedores de cada roda, de modo que as curvas em alta velocidade ficam muito mais fáceis e seguras, proporcionando mais estabilidade e aderência ao veículo.
O Porsche Active Suspension Management faz um serviço parecido, ajustando constantemente a reação e respostas das suspensões de forma individual. Além disso, com ele é possível o veículo ser 10 mm menor do que sem essa tecnologia, o que proporciona menor resistência em relação ao ar.
Carros voltados para competição se distinguem pelos detalhes. O Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet é um exemplo claro disso. O modelo conta com um sistema diferenciado que permite a movimentação das rodas traseiras no sentido lateral, ajudando o condutor em certas circunstâncias.
Quando o veículo está em alta velocidade as rodas traseiras giram para o mesmo lado das dianteiras, claro que de modo muito sutil, ajudando o veículo a executar uma curva, especialmente em alta velocidade.
Já quando o carro está em baixa velocidade, por exemplo fazendo uma manobra de estacionamento, as rodas traseiras giram no sentido contrário das dianteiras de modo que o ângulo de esterço fica favorecido e a manobra mais fácil.
Outro elemento que auxilia na execução de manobras é o sistema de elevação do eixo dianteiro, o que pode ser feito em até 40 mm numa velocidade inferior a 35 km/h. Isso é importante em carros baixos de competição como é o caso do Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet, de modo que será mais fácil subir uma rampa de garagem ou passar numa lombada mias alta sem raspar a frente do veículo.
O sistema de multimídia e entretenimento também é espetacular e acompanha o nível do conjunto do modelo. A central multimídia está instalada numa tela touchscreen de 7 polegadas de alta definição com sensor de proximidade, de modo que algumas de suas funções podem ser acionadas por gesto. A conectividade com aparelhos smartphones é completa.
Para completar o conjunto o modelo traz um ótimo sistema de som, mas se o cliente quiser causar impacto por onde passa, poderá acrescentar à lista um sistema exclusivo, fabricado pela Burmester, e composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo um subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz. Mais do que isso não dá pra desejar.