Revelado: Volkswagen prepara híbridos no Brasil que rodam como elétricos na cidade

Publicado por em Volkswagen dia
Revelado: Volkswagen prepara híbridos no Brasil que rodam como elétricos na cidade

A Volkswagen prepara uma nova fase de carros híbridos no Brasil, com um sistema HEV que poderá mover o veículo apenas com eletricidade em baixa velocidade, tecnologia prevista para equipar o futuro T-Roc nacional, conhecido internamente como Projeto Saga, e a próxima geração do Taos.

O sistema foi detalhado a partir de informações técnicas divulgadas na Europa, onde a marca prepara o novo T-Roc híbrido, e mostra que a Volkswagen quer usar no Brasil uma solução mais próxima do uso urbano, onde o carro passa boa parte do tempo andando devagar, parando em semáforos e retomando velocidade em trechos curtos.

Motor 1.5 TSI Evo2 Flex será a base dos novos híbridos

Os futuros híbridos nacionais terão o motor 1.5 TSI Evo2 Flex, uma evolução do conhecido 1.4 TSI, com quatro cilindros, turbo e funcionamento voltado para economia de combustível, inicialmente importado do México e depois produzido em São Carlos, no interior de São Paulo.

Volkswagen prepara T-Roc nacional e novo Taos com sistema HEV, motor 1.5 TSI Evo2 Flex, bateria de 1,6 kWh e rodagem elétrica até 55 km/h em uso urbano.
Volkswagen prepara T-Roc nacional e novo Taos com sistema HEV, motor 1.5 TSI Evo2 Flex, bateria de 1,6 kWh e rodagem elétrica até 55 km/h em uso urbano.

Nos carros sem eletrificação, esse motor pode contar com desativação de cilindros, recurso que permite trabalhar com apenas dois cilindros em algumas situações, mas nas versões HEV a Volkswagen abriu mão desse sistema porque a parte elétrica assumirá boa parte do esforço em velocidades baixas.

Carro poderá rodar só no modo elétrico até 55 km/h

O conjunto híbrido pleno da Volkswagen terá dois motores elétricos, um gerador e outro responsável pela tração, instalados no cárter, além de uma embreagem multidisco com acionamento eletrônico, que permite ligar e desligar o motor a combustão conforme a necessidade.

A bateria terá 1,6 kWh, ficará abaixo do banco traseiro e terá refrigeração líquida, enquanto o sistema permitirá rodar apenas com eletricidade em velocidades de até 55 km/h, desde que o carro precise de menos de 20 cv naquele momento.

O interior seguirá padrões globais da Volkswagen, com painel horizontal, multimídia flutuante e pacotes tecnológicos, mas alguns itens de luxo devem ficar de fora do Brasil.
O interior seguirá padrões globais da Volkswagen, com painel horizontal, multimídia flutuante e pacotes tecnológicos, mas alguns itens de luxo devem ficar de fora do Brasil.

Quando a bateria estiver baixa ou houver necessidade de mais força, o motor 1.5 TSI entra em ação para gerar energia, abastecendo a bateria e alimentando o motor elétrico de tração, o que deixa o funcionamento urbano parecido com o de um carro elétrico, mesmo sem tomada.

T-Roc nacional e novo Taos fazem parte do plano de R$ 20 bilhões

O Projeto Saga, identificado pelo código VW213, será a versão brasileira do T-Roc europeu, enquanto o VW226 dará origem à nova geração do Taos, modelo que substituirá o SUV hoje produzido no México.

A Volkswagen já decidiu qual SUV vai lançar no Brasil. O problema é outro. O nome do carro virou um impasse interno que pode mudar como ele será visto na loja.
A Volkswagen já decidiu qual SUV vai lançar no Brasil. O problema é outro. O nome do carro virou um impasse interno que pode mudar como ele será visto na loja.

A decisão faz parte do investimento de R$ 20 bilhões da Volkswagen na América do Sul, plano que prevê novos produtos, modernização industrial e ampliação da oferta de SUVs nacionais, mantendo Tera, Nivus e T-Cross em linha ao lado dos futuros Saga e Taos, revelou o AutoEsporte.

Na Europa, o novo conjunto híbrido do T-Roc terá versões de 136 cv e 170 cv, com torque de até 31,5 kgfm, e a configuração mais potente será a primeira a chegar às lojas, antes de o sistema ser adaptado aos projetos brasileiros previstos para 2028.

Gostou de saber disso antes de todo mundo? Garanta seu lugar na pole position, é Grátis! Toque aqui, marque a caixa e o Google entregará nossas notícias sempre em primeiro lugar para você

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.

Siga o Carro.blog.br no Google e receba notícias automotivas exclusivas!

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga o Carro.Blog.br no Instagram

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

Acompanhe nossas publicações no X/Twitter

Siga o Carro.Blog.br no Google News

Priorizar o Carro.Blog.br nos meus resultados Google