Chevrolet anuncia chegada do primeiro carro híbrido flex ao Brasil em 2025

A Chevrolet confirmou que lançará seu primeiro carro híbrido flex no Brasil em 2025, parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões nas fábricas em São Paulo. A empresa também introduzirá modelos híbridos plug-in a gasolina, com foco em veículos importados. Entenda os detalhes do projeto.
Publicado em Notícias dia 4/09/2024 por Alan Corrêa

A Chevrolet, subsidiária da General Motors no Brasil, anunciou que seu primeiro carro híbrido flex chegará ao mercado brasileiro em 2025. A decisão foi uma mudança de rota, já que a empresa inicialmente planejava pular diretamente dos veículos a combustão para os elétricos. A estratégia agora é apostar em dois tipos de motorização híbrida: a leve, que será flex, e a plug-in, movida a gasolina.

O projeto faz parte de um investimento maior da GM, que totaliza R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, dos quais R$ 5,5 bilhões serão destinados às fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo. As fábricas serão responsáveis pela produção de modelos como Tracker, Montana, Spin, S10 e Trailblazer, sendo que os dois primeiros devem receber as primeiras versões híbridas leves.

Chevrolet Monza híbrido chinês - Foto: Divulgação
Chevrolet Monza híbrido chinês – Foto: Divulgação

Os motores híbridos leves (MHEV) da Chevrolet utilizarão um sistema de 48V para auxiliar o motor a combustão, sem, no entanto, proporcionar tração exclusivamente elétrica. Inicialmente, esse sistema deve equipar o Chevrolet Tracker, seguido pelos modelos Onix, Spin e Montana. Um novo SUV médio, ainda em desenvolvimento, também está nos planos da marca e deve ser lançado até o fim do ciclo de investimentos.

Além dos veículos híbridos leves, a Chevrolet também trará ao Brasil modelos híbridos plug-in (PHEV), que utilizarão um motor a combustão a gasolina aliado a um motor elétrico. Esses modelos, no entanto, serão importados e destinados a um público mais premium. Diferente dos híbridos leves, o sistema PHEV permite rodar em modo totalmente elétrico, com baterias recarregáveis em uma tomada externa.

Na China, a Chevrolet já oferece o Equinox PHEV, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com baterias de íons de lítio. Esse modelo serve como base para a adaptação do sistema híbrido plug-in no Brasil, que pode, eventualmente, evoluir para uma motorização flex, embora isso não faça parte do plano inicial de investimentos.

Em 2025, ano em que a GM comemora seu centenário no Brasil, a marca promete renovar seus principais produtos, como o Onix, Onix Plus e Tracker, sendo alguns deles os primeiros a incorporar a nova tecnologia híbrida leve flex. A introdução dessa tecnologia no país é um passo importante para a Chevrolet, que busca uma transição gradual rumo à eletrificação de sua linha, mas sem abandonar o mercado de combustíveis fósseis no curto prazo.

No Brasil, os primeiros lançamentos estão previstos para os segmentos de compactos e SUVs, com a perspectiva de que o mercado receba bem essa nova fase da empresa.

GM anuncia investimento de R$ 5,5 bilhões em São Paulo para produção de veículos híbridos flex

A General Motors destina R$ 5,5 bilhões para o desenvolvimento de motores híbridos flex, renovação do portfólio e modernização das fábricas no estado de São Paulo. Esse é o primeiro passo de um plano maior, que totaliza R$ 7 bilhões até 2028, fortalecendo a mobilidade sustentável no Brasil.
A General Motors destina R$ 5,5 bilhões para o desenvolvimento de motores híbridos flex, renovação do portfólio e modernização das fábricas no estado de São Paulo. Esse é o primeiro passo de um plano maior, que totaliza R$ 7 bilhões até 2028, fortalecendo a mobilidade sustentável no Brasil.

A General Motors anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil, com foco em sustentabilidade e inovação. A empresa destinará R$ 5,5 bilhões ao estado de São Paulo para o desenvolvimento de motores híbridos flex, que permitem o uso de biocombustíveis e eletricidade, e para a modernização das suas fábricas. Esse investimento faz parte de um plano maior, de R$ 7 bilhões, que será implementado entre 2024 e 2028.

Com esse aporte, o Brasil se tornará o primeiro mercado do mundo a receber veículos híbridos flex da GM, ampliando as opções de propulsão para os clientes da Chevrolet. Essa tecnologia combina combustíveis como etanol e gasolina com eletrificação, o que reforça a importância do Brasil no cenário global de inovação automotiva.

Além de renovar o portfólio de veículos, o investimento será direcionado para a modernização de todas as instalações da GM no estado de São Paulo. A empresa vai implantar novas tecnologias produtivas, como o uso de inteligência artificial e automação com robôs para aprimorar a eficiência e a segurança nas fábricas. Cerca de 150 novos robôs serão integrados às linhas de produção.

Outro ponto de destaque é o compromisso da GM com a sustentabilidade. A empresa já desenvolve processos inovadores, como a redução no uso de água nas fábricas. Em São Caetano do Sul, por exemplo, foi implantado um sistema de filtragem a seco no processo de pintura, eliminando o uso de água e reduzindo a demanda anual por caminhões-pipa em 4.000 unidades.

A GM também está desenvolvendo veículos híbridos plug-in flex, que podem ser abastecidos tanto com etanol e gasolina quanto com energia elétrica, ampliando ainda mais as opções para o consumidor. A partir de 2025, a empresa planeja expandir sua linha de veículos elétricos no Brasil, buscando atender às diferentes necessidades de seus clientes e se alinhando às tendências globais de mobilidade sustentável.

Esses investimentos coincidem com o centenário da GM no Brasil, que será celebrado em 2025. A empresa, que faz parte da história e da economia brasileira há décadas, planeja continuar desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da indústria automotiva do país, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.

O anúncio do investimento também destaca o compromisso da GM com a descarbonização e a eletrificação da frota. A produção local de veículos híbridos flex marca um passo importante para a transição energética no Brasil, reforçando o papel do país como um centro estratégico para a inovação automotiva.

Conheça em detalhes as operações da GM em São Paulo:

  • São Caetano do Sul – Está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana.
  • São José dos Campos – Complexo Industrial com seis fábricas que concentram a produção da S10 e do Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.
  • Indaiatuba – Maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, o Campo de Provas da Cruz Alta abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos por ano.
  • Mogi das Cruzes – A unidade produz componentes estampados para as linhas de montagem que a empresa mantém no Estado.
  • Sorocaba – O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.

Com esse movimento, a GM espera não apenas atender às crescentes demandas por veículos mais eficientes e sustentáveis, mas também fortalecer sua posição no mercado brasileiro e internacional. A empresa aposta na conectividade, eficiência e sustentabilidade para continuar sendo um dos principais players no setor automotivo.

Fonte: Wikipedia, GM e AutoEsporte.