Chevrolet Onix 2025: Lançamento confirmado, mas versão elétrica ainda distante

A General Motors confirmou que os novos Chevrolet Onix e Onix Plus serão lançados no início de 2025. As mudanças incluem atualizações visuais e o motor 1.0 turbo com injeção direta, atendendo às novas normas de emissões. A reestilização visa modernizar os compactos mais vendidos da marca.
Publicado em Notícias dia 20/08/2024 por Alan Corrêa

A General Motors confirmou que os novos Chevrolet Onix e Onix Plus serão lançados entre fevereiro e abril de 2025, como parte da celebração do centenário da empresa no Brasil. Esses modelos, entre os mais vendidos da marca, receberão uma atualização visual e a introdução de um motor 1.0 turbo com injeção direta, em conformidade com as novas normas de emissões Proconve L8, que entram em vigor em janeiro de 2025.

A reestilização dos compactos será principalmente na dianteira, com uma grade trapezoidal redesenhada e faróis mais finos, adotando o visual global da marca. As versões mais equipadas do Onix e do Onix Plus terão iluminação full-LED. Além disso, o interior dos veículos seguirá o modelo da Spin, com o quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e uma tela central multimídia de 11 polegadas.

A mudança no motor é uma resposta às exigências de emissões mais rigorosas. A versão atual do motor 1.0 turbo dos modelos brasileiros utiliza injeção indireta, mas passará a contar com injeção direta, o que permitirá uma redução nas emissões e um desempenho mais eficiente. No mercado chinês, onde o Onix Plus já adotou essa tecnologia, o motor gera 125 cv, o que representa um aumento significativo em relação à versão atual do Brasil, que entrega 116 cv.

A General Motors confirmou o lançamento dos novos Chevrolet Onix e Onix Plus para o início de 2025. Esses modelos receberão atualizações visuais e motor 1.0 turbo com injeção direta.
A General Motors confirmou o lançamento dos novos Chevrolet Onix e Onix Plus para o início de 2025. Esses modelos receberão atualizações visuais e motor 1.0 turbo com injeção direta.

As novas regras de emissões do Proconve L8 exigem que os veículos atinjam um limite médio de 50 mg/km de NMOG+NOx. Atualmente, o Onix Plus com motor 1.0 aspirado manual já está dentro desses limites, com emissões de 35 mg/km. No entanto, o Onix hatch com motor 1.0 turbo manual excede levemente o novo padrão, registrando 52 mg/km.

Além do Onix e Onix Plus, o Chevrolet Tracker também passará por mudanças, adotando injeção direta em seus motores turbo 1.0 e 1.2. O SUV compacto seguirá o mesmo caminho de modernização para atender às normas de emissões. A introdução dessas tecnologias em modelos de entrada reflete a estratégia da GM de continuar competitiva no mercado brasileiro, onde a eficiência energética se torna cada vez mais crucial.

O lançamento dos novos Onix e Onix Plus em 2025 é esperado como um marco importante para a GM, não apenas como parte de suas comemorações de 100 anos no Brasil, mas também como uma resposta às novas demandas ambientais e do mercado. Apesar das expectativas de uma possível eletrificação, a GM optou por focar em melhorias nos motores a combustão para esses modelos, pelo menos neste momento.

Os consumidores brasileiros podem esperar um design mais moderno, motores mais eficientes e a manutenção da competitividade dos compactos da GM no mercado. Embora a eletrificação ainda não esteja nos planos imediatos para esses modelos, a introdução de novas tecnologias e a adequação às normas de emissões garantem que o Onix e Onix Plus continuarão a ser uma escolha relevante para o público.

As mudanças são parte de um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS), onde os modelos são produzidos. Esse aporte também visa preparar a planta para futuras demandas tecnológicas e novas versões de seus veículos, mantendo a competitividade da GM no mercado brasileiro.

Fonte: Motor1.