Chevrolet Astra: Um Clássico Popular Brasileiro Que Ainda Vale a Pena no Mercado de Usados

O Chevrolet Astra Sedan é uma opção usada acessível, confortável e bem equipada por menos de R$ 40 mil. Oferece boa mecânica, espaço interno e itens como ar-condicionado e direção hidráulica. Consome bastante e pode ter problemas na suspensão, motor e direção. Saiu de linha em 2011.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 5/12/2024

O Chevrolet Astra, produzido no Brasil entre 1998 e 2011, é um carro compacto que marcou seu espaço com diversas versões para atender diferentes perfis de consumidores. Disponível nas configurações hatchback, sedan e station wagon (Astra Caravan), o modelo oferecia versatilidade e opções de motorização, incluindo motores 1.8 e 2.0, além da adoção de tecnologia flex a partir de 2005. No mercado, destacavam-se versões como GL, GLX, Advantage, Elegance e a esportiva GSi, cada uma com características específicas de acabamento e desempenho.

Pontos Principais:

  • As novas versões do Astra possuem design moderno com linhas arrojadas e detalhes aerodinâmicos.
  • Interior atualizado, incluindo painel digital e tecnologia embarcada.
  • Ofertas de motorização variam entre motores 1.0 e 1.4 turbo com eficiência energética.
  • O modelo mantém foco em conforto e funcionalidade com porta-malas de 460 litros.
  • O Astra deixou de ser produzido no Brasil em 2011, sendo substituído pelo Chevrolet Cruze.

O câmbio manual, presente na maioria das versões, era conhecido por sua robustez e fácil manutenção, sendo amplamente aceito entre motoristas que buscavam maior controle e desempenho. Já o câmbio automático, disponível em versões selecionadas, era voltado para quem priorizava o conforto no trânsito urbano, embora apresentasse maior consumo de combustível e custos de manutenção mais elevados em relação à transmissão manual.

Em termos de conforto e espaço interno, o Astra era reconhecido pelo bom aproveitamento de sua cabine, especialmente nas versões sedan e Caravan, que ofereciam maior capacidade no porta-malas. Equipado com ar-condicionado, direção hidráulica e bancos ergonômicos em suas versões mais completas, ele proporcionava uma experiência confortável para motoristas e passageiros. Entretanto, o modelo apresentava limitações no quesito segurança, com equipamentos básicos como freios ABS e airbags frontais presentes apenas em versões selecionadas, o que pode ser um ponto de atenção para compradores.

Para quem considera adquirir um Astra usado hoje em dia, é importante verificar o histórico de manutenção e realizar uma avaliação completa do estado do veículo. Atenção especial deve ser dada à suspensão, ao sistema de ar-condicionado e à condição do motor, especialmente em modelos mais antigos. Além disso, é recomendável buscar unidades em boas condições de conservação e priorizar aquelas com manutenção preventiva em dia, o que pode garantir maior durabilidade e menor custo com reparos futuros.

Versões Vendidas no Brasil

O Chevrolet Astra usado é uma opção atraente por seu custo-benefício. Equipado com motor 1.8 ou 2.0, oferece potência entre 116 e 150 cv. Combustível flex garante versatilidade no consumo urbano e rodoviário.
O Chevrolet Astra usado é uma opção atraente por seu custo-benefício. Equipado com motor 1.8 ou 2.0, oferece potência entre 116 e 150 cv. Combustível flex garante versatilidade no consumo urbano e rodoviário.

O Astra chegou ao mercado brasileiro em 1998 e esteve disponível em várias versões ao longo dos anos. A configuração hatchback de duas e quatro portas foi a mais comum, voltada para o público jovem e urbano. O sedan oferecia mais espaço no porta-malas, sendo preferido por famílias e profissionais. Já a Astra Caravan, uma station wagon, foi produzida em menor escala, atendendo consumidores que buscavam maior espaço interno.

As versões de motorização incluíam opções 1.8 e 2.0, tanto em motores a gasolina quanto flex (a partir de 2005). Entre as versões esportivas, o Astra GSi era um destaque, equipado com motor 2.0 de maior potência, suspensão ajustada e visual diferenciado. Em termos de acabamento, havia versões mais simples, como GL e GLX, e versões mais completas, como a Elegance e a Advantage.

  • Hatchback: 2 e 4 portas, versões GL, GLX, Advantage e GSi.
  • Sedan: versões GL, GLX, Elegance e Advantage.
  • Station Wagon (Caravan): voltada para maior espaço interno.

Uso no Dia a Dia

O consumo do Astra é competitivo: médias de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com autonomia variando entre 500 a 600 km, dependendo do motor e da condução. Ideal para uso misto.
O consumo do Astra é competitivo: médias de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com autonomia variando entre 500 a 600 km, dependendo do motor e da condução. Ideal para uso misto.

No uso cotidiano, o Astra demonstrou versatilidade, atendendo diferentes perfis de consumidores. Suas dimensões compactas para a época facilitavam a dirigibilidade em áreas urbanas e manobras em estacionamentos. O consumo de combustível era adequado, principalmente nas versões flex, que permitiam maior economia dependendo do tipo de combustível escolhido.

A transmissão pode ser manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas. Ambas entregam boa dirigibilidade, com tração dianteira que prioriza estabilidade em curvas e segurança.
A transmissão pode ser manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas. Ambas entregam boa dirigibilidade, com tração dianteira que prioriza estabilidade em curvas e segurança.

Com bom espaço interno, especialmente nas versões sedan e station wagon, o Astra atendia bem famílias pequenas e pessoas que precisavam transportar passageiros regularmente. A configuração do painel e o conforto dos bancos também contribuíam para a experiência de dirigir em trajetos curtos ou longos.

No transporte de cargas menores ou em situações de trabalho, o modelo hatch se destacava pela versatilidade do porta-malas, enquanto o sedan e a Caravan ofereciam capacidade adicional para quem precisava de mais espaço, tornando-o útil para pequenos negócios ou entregas.

Potencial para Viagens

Com 5 lugares, o Astra apresenta bom espaço interno. O porta-malas de 460 litros é suficiente para viagens e uso familiar. Bancos confortáveis e painel acessível são pontos positivos.
Com 5 lugares, o Astra apresenta bom espaço interno. O porta-malas de 460 litros é suficiente para viagens e uso familiar. Bancos confortáveis e painel acessível são pontos positivos.

O Astra era uma boa escolha para viagens curtas e médias, graças à sua suspensão bem ajustada e ao espaço interno confortável. As versões sedan e Caravan eram as mais adequadas para viagens em família, com capacidade maior para bagagens. Mesmo em estradas, o desempenho das versões 2.0 era satisfatório, oferecendo segurança em ultrapassagens e estabilidade em altas velocidades.

Entretanto, o consumo de combustível em rodovias poderia ser uma preocupação, especialmente em versões mais antigas com motor apenas a gasolina. Além disso, a falta de itens de segurança avançados, comuns em modelos mais recentes, podia ser um fator limitante para viagens mais longas ou com muitos passageiros.

Ainda assim, o modelo apresentava boa resistência mecânica e um custo-benefício interessante para quem precisava de um veículo confiável para deslocamentos em diferentes tipos de estrada.

Aplicações para Trabalho

O Astra também foi amplamente utilizado para trabalho. Motoristas de aplicativos e taxistas encontraram nas versões sedan uma opção com bom custo de manutenção e conforto para passageiros. Já pequenos comerciantes e profissionais autônomos viam na Caravan uma alternativa prática para transporte de equipamentos ou mercadorias leves.

Por ser um carro relativamente acessível no mercado de usados, o Astra também se tornou atrativo para empresas que necessitavam de uma frota com custo inicial mais baixo. Além disso, a durabilidade do motor e a facilidade de encontrar peças no mercado eram fatores que favoreciam seu uso para fins profissionais.

Um ponto de atenção era o consumo de combustível, que, dependendo da motorização, poderia aumentar os custos operacionais. Em contrapartida, a mecânica robusta e o preço das peças compensavam em manutenção.

Pontos Positivos

O Chevrolet Astra tinha várias qualidades que contribuíram para sua popularidade no Brasil:

  • Boa disponibilidade de peças e facilidade de manutenção.
  • Espaço interno confortável, especialmente nas versões sedan e Caravan.
  • Versatilidade para diferentes usos, como transporte pessoal e trabalho.
  • Desempenho satisfatório em estradas, especialmente nas versões 2.0.
  • Boa relação custo-benefício no mercado de usados.

Pontos Negativos e Problemas Comuns

Como todo veículo, o Astra também apresentava limitações e problemas recorrentes, que devem ser considerados antes de sua aquisição:

  • Consumo elevado nas versões mais antigas: Motores mais potentes podem ser menos econômicos, especialmente em trajetos urbanos.
  • Câmbio automático antigo: Algumas versões possuem transmissão de 4 marchas, considerada ultrapassada e menos eficiente.
  • Falta de tecnologias de segurança modernas: Ausência de controle de estabilidade, airbags laterais e outros recursos mais avançados.
  • Manutenção cara em peças específicas: Componentes como câmbio, suspensão e sistemas elétricos podem ter custo elevado para reposição.
  • Desvalorização: Por ser um modelo descontinuado, o Astra pode apresentar desvalorização maior em comparação a concorrentes.
  • Interior com desgaste comum: Em carros mais antigos, bancos e acabamentos internos podem apresentar sinais evidentes de uso prolongado.
  • Suspensão pouco resistente: Pode exigir manutenção frequente em estradas ruins ou uso em terrenos irregulares.
  • Histórico de desgaste: É comum encontrar veículos com alta quilometragem e manutenção irregular no mercado de usados.

Preços aproximados do Chevrolet Astra

Ao comprar usado, verifique a quilometragem, histórico de manutenção e desgaste da suspensão. Problemas comuns incluem falhas no câmbio automático e no sistema elétrico.
Ao comprar usado, verifique a quilometragem, histórico de manutenção e desgaste da suspensão. Problemas comuns incluem falhas no câmbio automático e no sistema elétrico.

Astra hatch

  • Chevrolet Astra 1995 – Preço aproximado: R$ 12 mil
  • Chevrolet Astra 1996 – Preço aproximado: R$ 12 mil
  • Chevrolet Astra 1999 – Preço aproximado: R$ 14 mil até R$ 16 mil
  • Chevrolet Astra 2000 – Preço aproximado: R$ 15 mil até R$ 18 mil
  • Chevrolet Astra 2001 – Preço aproximado: R$ 16 mil até R$ 20 mil
  • Chevrolet Astra 2002 – Preço aproximado: R$ 19 mil até R$ 20 mil
  • Chevrolet Astra 2003 – Preço aproximado: R$ 20 mil até R$ 28 mil
  • Chevrolet Astra 2004 – Preço aproximado: R$ 17 mil até R$ 29 mil
  • Chevrolet Astra 2005 – Preço aproximado: R$ 20 mil até R$ 29 mil
  • Chevrolet Astra 2006 – Preço aproximado: R$ 22 mil até R$ 37 mil
  • Chevrolet Astra 2007 – Preço aproximado: R$ 24 mil até R$ 38 mil
  • Chevrolet Astra 2008 – Preço aproximado: R$ 25 mil até R$ 40 mil
  • Chevrolet Astra 2009 – Preço aproximado: R$ 29 mil até R$ 31 mil
  • Chevrolet Astra 2010 – Preço aproximado: R$ 32 mil até R$ 33 mil
  • Chevrolet Astra 2011 – Preço aproximado: R$ 34 mil até R$ 37 mil

Astra sedan

  • Chevrolet Astra 1999 – Preço aproximado: R$ 14 mil até R$ 15 mil
  • Chevrolet Astra 2000 – Preço aproximado: R$ 15 mil até R$ 16 mil
  • Chevrolet Astra 2001 – Preço aproximado: R$ 16 mil
  • Chevrolet Astra 2002 – Preço aproximado: R$ 13 mil até R$ 19 mil
  • Chevrolet Astra 2003 – Preço aproximado: R$ 19 mil até R$ 21 mil
  • Chevrolet Astra 2004 – Preço aproximado: R$ 20 mil até R$ 25 mil
  • Chevrolet Astra 2005 – Preço aproximado: R$ 26 mil

Vale a pena?

O Chevrolet Astra é uma opção interessante no mercado de usados para quem busca um carro versátil e acessível. Suas diferentes versões atendem a diversas necessidades, desde o transporte pessoal até usos familiares e profissionais. Apesar de apresentar alguns problemas comuns e limitações em termos de segurança e consumo de combustível, sua mecânica robusta e o custo acessível de peças tornam o modelo uma escolha prática.

Fonte: Wikipedia, Webmotors, OLX, QuatroRodas e AutoMaisTV.