O Camaro já era uma lenda desde há tempos, mas o ZL1 chega para levar essa lenda da Chevrolet ainda mais longe, e muito mais rápido. Esse é o Camaro mais rápido e mais potente de toda história. Altíssimo rendimento, a tecnologia mais avançada do mercado, nada foi economizado para criar essa nova lenda.
O preço do novo Camaro ZL1 nos EUA é de aproximadamente $ 62.995. A simples conversão desse valor em reais (que não significa o seu preço no país) daria a quantia de R$ 245.000, mas não parece que ele chegará no Brasil tão cedo.
Esse é um preço alto mesmo para os padrões americanos. Para usarmos uma base de comparação, o Camaro SS – o “simples – custa $ 25.995, bem menos da metade do novo ZL1. Isso pode dar uma noção mais sensível do grande diferencial do modelo.
A sua motorização é o que mais chama a atenção. O modelo conta com o motor V8 LT4 supercharged com 6.2 litros, e 659 cv de potência, com 89,7 kgf.m de torque máximo. Aliado a esse “monstro” o novo Camaro recebe a nova transmissão automática de 10 velocidades, capaz de trocas extremamente rápidas e precisas.
Sobre a nova transmissão, o engenheiro chefe da Camaro, Mark Dickens, comentou: “esta transmissão é otimizada para velocidade, com calibrações exclusivas do modo de pista e 10 marchas, o modelo está sempre na marcha perfeita ao pisar ou soltar o acelerador, mesmo não sendo um piloto de corridas profissional.”
Ela conta com as Paddle Shift no volante, de modo que o piloto também pode operar as trocas de forma manual se julgar conveniente. Isso dá mais liberdade, especialmente em competições.
O modelo também conta com ajuste dinâmico do sistema de amortecedores e conjunto de freios Brembo com discos dianteiros de 390 mm x 36 mm e 6 pistões, e freios traseiros com discos de 365 mm x 28 mm de 4 pistões. Tudo isso aumenta ainda mais o caráter esportivo e competitivo do veículo, e garante a total segurança dos ocupantes.
Outro grande destaque são os modos de condução, que no caso do novo Camaro ZL1 são quatro: Sport, Tour, Snow/Ice e Track. Cada um desses modos ajusta até 8 características diferentes do veículo deixando a condução mais propícia para cada tipo de terreno e situação.
O Custom Launch Control é o sistema responsável por otimizar o desempenho do motor modificando o seu torque para possibilitar uma largada mais eficiente e rápida. Ele é capaz de bloquear as rodas dianteiras enquanto as traseiras giram para esquentar os pneus, proporcionando melhor aderência na pista. Claro que seu uso é apenas para competições em circuitos fechados.
Todo o design do modelo foi modificado para proporcionar ainda mais estabilidade na pista. Agora, além de uma carroceria mais agressiva, o modelo conta com pequenos spoilers no para-choque dianteiro e uma asa traseira de fibra de carbono projetadas para dispersar o vento – ao passo que esfria os componentes – e “grudar” o veículo no chão.
O modelo não é apenas força e potência, traz o que há de melhor em tecnologia. Conta com uma central multimídia com o sistema de infoentretenimento 3 Premium, além do mais avançado sistema de navegação, tudo isso numa tela touchscreen de 8 polegadas de altíssima definição.
Essa central conta com WIFI 4G e aplicativos que garantem a máxima conectividade com dispositivos smartphones através dos protocolos Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o sistema garante o carregamento da bateria do celular de modo inalâmbrico, ou seja, adeus aos fios espalhados pelo veículo.
O Head-up Display também faz parte do pacote tecnológico, sistema que reproduz a cores no para-brisa, bem à frente do motorista, as principais informações de desempenho, tal como velocidade, posição do câmbio e força G.
O famoso Circuito de Nürburgring Nordschleife recebeu o novo Camaro ZL1 e proporcionou a ele um novo recorde: completar as 12.9 milhas (20,7 quilômetros aproximadamente) no tempo de 7:16:04 minutos.
O sistema do veículo traz uma excelente gravadora de dados de desempenho, a qual combina a gravação da pilotagem com dados de desempenho em tempo real, de modo que o condutor consegue analisar a própria técnica e aprimorar as próprias habilidades, tanto dentro como fora das pistas.