Chevrolet Celta LT 1.0 2015: principais pontos a observar antes de comprar usado; preço consumo e desempenho

A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado pode ser uma escolha interessante, desde que alguns pontos cruciais sejam verificados, como motor, consumo e itens de segurança. Confira o que avaliar antes de tomar uma decisão e saiba se esse veículo atende às suas expectativas no mercado de usados.
Publicado em Usados dia 17/09/2024 por Alan Corrêa

Quando se considera a compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado, há uma série de fatores importantes a serem analisados. Esse modelo compacto, com motor de 78 cv e deslocamento de 999 cm³, tem um desempenho satisfatório para o uso urbano. Porém, antes de fechar negócio, é essencial verificar o estado do motor, sobretudo no que diz respeito ao sistema de injeção multiponto e à correia dentada, que precisa estar em boas condições para evitar problemas mecânicos futuros.

A suspensão do veículo também merece atenção. O Celta possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Esses componentes sofrem desgaste ao longo dos anos, especialmente se o carro tiver sido utilizado em estradas com condições irregulares. Verificar o estado das molas helicoidais e amortecedores é fundamental para garantir um bom desempenho de rodagem e evitar gastos extras com manutenção.

Outro ponto relevante é o consumo de combustível. O Chevrolet Celta LT 1.0 2015 tem boas médias de consumo, com 7,6 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, rodando com gasolina. No entanto, é importante certificar-se de que essas médias estão de acordo com o esperado. Se o carro não tiver passado por manutenções regulares, o consumo pode aumentar, impactando o custo-benefício do veículo.

Itens de segurança, como freios ABS e airbags frontais, também devem ser inspecionados. Apesar de serem itens de série no Celta, é fundamental verificar se estão funcionando corretamente, já que problemas nesses sistemas podem comprometer a segurança dos ocupantes. Um carro com freios ou airbags danificados pode exigir reparos caros e reduzir a confiabilidade do veículo.

Outro aspecto a ser considerado é o custo de manutenção. Embora o Chevrolet Celta seja conhecido por suas peças relativamente acessíveis, é importante verificar se o veículo passou por revisões regulares e se componentes como pneus, direção hidráulica e ar-condicionado estão em pleno funcionamento. O custo médio do seguro também deve ser levado em conta. Para o modelo 2015, o seguro gira em torno de R$ 2.391, o que pode impactar no custo total de manutenção anual.

Por fim, ao considerar o preço de mercado, o Celta LT 1.0 2015 tem uma desvalorização de 3,57%, o que pode representar uma boa oportunidade de compra para quem busca um carro compacto e acessível. O valor médio gira em torno de R$ 32.747, mas é essencial negociar o preço com base no estado geral do veículo e nos custos adicionais, como IPVA e seguro.

A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado pode valer a pena se o comprador observar com cuidado todos esses aspectos, desde a condição mecânica até os itens de segurança e conforto. Garantir que o veículo está em boas condições pode evitar surpresas desagradáveis e garantir uma experiência satisfatória com o carro.

Qual é o preço do Celta?

  • 2001 – Preço Aproximado: R$ 10.775
  • 2002 – Preço Aproximado: R$ 11.645
  • 2003 – Preço Aproximado: R$ 12.709 ⟶ R$ 16.262
  • 2004 – Preço Aproximado: R$ 13.405 ⟶ R$ 17.090
  • 2005 – Preço Aproximado: R$ 12.902 ⟶ R$ 17.518
  • 2006 – Preço Aproximado: R$ 13.551 ⟶ R$ 17.956
  • 2007 – Preço Aproximado: R$ 15.758 ⟶ R$ 20.421
  • 2008 – Preço Aproximado: R$ 16.525 ⟶ R$ 19.840
  • 2009 – Preço Aproximado: R$ 18.078 ⟶ R$ 20.478
  • 2010 – Preço Aproximado: R$ 18.530 ⟶ R$ 22.252
  • 2011 – Preço Aproximado: R$ 20.010 ⟶ R$ 25.689
  • 2012 – Preço Aproximado: R$ 20.873 ⟶ R$ 27.634
  • 2013 – Preço Aproximado: R$ 22.649 ⟶ R$ 30.913
  • 2014 – Preço Aproximado: R$ 25.740 ⟶ R$ 31.948
  • 2015 – Preço Aproximado: R$ 32.747
  • 2016 – Preço Aproximado: R$ 33.566

Desempenho, motor e potência

Ao comprar um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado, é importante avaliar o motor e o sistema de injeção multiponto. Certifique-se de que a correia dentada e demais componentes estão em boas condições.
Ao comprar um Chevrolet Celta LT 1.0 2015 usado, é importante avaliar o motor e o sistema de injeção multiponto. Certifique-se de que a correia dentada e demais componentes estão em boas condições.

O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado transversalmente, com alimentação por injeção multiponto. Esse motor tem quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Cada cilindro possui uma cilindrada unitária de 250 cm³, com um diâmetro de 71,1 mm e um curso de pistão de 62,9 mm. A razão de compressão é de 12,6:1, gerando um deslocamento total de 999 cm³.

A potência máxima do motor é de 78 cv quando abastecido com álcool e 77 cv com gasolina, atingidos a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), disponível a 5200 rpm. Com essa configuração, o veículo consegue uma velocidade máxima de 161 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. O peso do carro em relação à potência é de 11,41 kg/cv, enquanto o peso por torque é de 91,8 kg/kgfm. A potência específica atinge 78,1 cv por litro, com um torque específico de 9,7 kgfm/litro.

A tração do carro é dianteira, e a transmissão é manual de 5 marchas, utilizando o câmbio código f17 minus hr. A embreagem é do tipo monodisco a seco, o que proporciona uma troca de marchas eficiente para um hatchback compacto.

Consumo e autonomia

O veículo apresenta desempenho de consumo razoável para a categoria de compactos. No ciclo urbano, com álcool, ele atinge 7,6 km/l, enquanto no rodoviário chega a 8,7 km/l. Com gasolina, esses números sobem significativamente, para 10,7 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. A autonomia urbana com álcool é de aproximadamente 410 km, e rodoviária, 470 km. Com gasolina, a autonomia urbana aumenta para 578 km, e na rodovia pode alcançar até 691 km.

Interior

Este veículo possui tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas e direção assistida hidráulica, facilitando manobras e proporcionando uma condução eficiente.
Este veículo possui tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas e direção assistida hidráulica, facilitando manobras e proporcionando uma condução eficiente.

O interior do veículo oferece um ambiente simples e funcional, com capacidade para cinco ocupantes. O espaço interno é adequado para a proposta do carro, proporcionando conforto básico para viagens curtas ou deslocamentos urbanos. O porta-malas tem capacidade para 260 litros, o que é suficiente para atender às necessidades de um hatchback compacto. A carga útil do carro é de 460 kg, garantindo boa capacidade de transporte de passageiros e bagagem.

Os ocupantes da cabine têm à disposição uma série de funcionalidades básicas, como ar-condicionado com uma zona de climatização e ar quente. O controle elétrico dos vidros dianteiros e o banco traseiro rebatível são recursos adicionais que tornam o carro mais prático para o uso diário. O veículo também conta com direção assistida, o que facilita as manobras em espaços reduzidos e melhora o conforto ao dirigir.

Medidas

O veículo possui uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, o carro utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais, garantindo uma boa estabilidade e absorção de irregularidades da via.

Em termos de medidas, o carro tem um comprimento total de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm e uma distância entre-eixos de 2443 mm. A bitola dianteira é de 1387 mm, enquanto a bitola traseira mede 1388 mm. A altura mínima do solo é de 115 mm, o que proporciona um equilíbrio entre estabilidade e capacidade de enfrentar pequenas irregularidades no pavimento.

Os freios dianteiros utilizam discos sólidos, enquanto os traseiros são do tipo tambor, oferecendo um desempenho de frenagem adequado para o porte do carro. A direção conta com assistência hidráulica e tem um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em espaços urbanos.

O carro vem equipado com pneus de medidas 165/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue as mesmas especificações dos pneus principais, garantindo uniformidade no caso de substituição emergencial.

Ficha Técnica do Chevrolet Celta LT 1.0 2015

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira com eixo de torção. Freios a disco sólidos na frente, tambores atrás. Pneus 165/70 R13 com altura do flanco de 116 mm.
A suspensão dianteira é McPherson e a traseira com eixo de torção. Freios a disco sólidos na frente, tambores atrás. Pneus 165/70 R13 com altura do flanco de 116 mm.

Geral

  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 78 cv (A), 77 cv (G) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (A), 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 11,41 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 91,8 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco dianteiro: 116 mm
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco traseiro: 116 mm
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3788 mm
  • Largura: 1626 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1429 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 260 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 890 kg
  • Carga útil: 460 kg
  • Altura mínima do solo: 115 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 161 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,6 km/l (A), 10,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (A), 12,8 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 410 km (A), 578 km (G)
  • Rodoviária: 470 km (A), 691 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Celta LT 1.0 2015

O interior comporta 5 pessoas, porta-malas de 260 litros, carga útil de 460 kg. Dimensões: 3788 mm de comprimento, 1626 mm de largura e 1429 mm de altura.
O interior comporta 5 pessoas, porta-malas de 260 litros, carga útil de 460 kg. Dimensões: 3788 mm de comprimento, 1626 mm de largura e 1429 mm de altura.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível

Entretenimento

  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Wikipedia, Webmotors e OLX.