Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral e autonomia de 443 km

O Chevrolet Equinox EV será lançado em outubro de 2024 no Brasil, com dois motores elétricos, tração integral eAWD e autonomia de 443 km. Equipado com bateria de 85 kWh, oferece recarga rápida e diversas tecnologias, como o modo One Pedal, frenagem autônoma e conectividade com Google integrado. Posicionado abaixo do Blazer EV, promete ser uma opção mais acessível no portfólio de SUVs elétricos da Chevrolet.
Publicado em Chevrolet dia 2/10/2024 por Alan Corrêa

A Chevrolet está pronta para expandir sua linha de veículos elétricos no Brasil com o lançamento do Equinox EV em outubro de 2024. O SUV chegará ao mercado em uma versão com dois motores e propulsão de tração integral, trazendo novas tecnologias de segurança e dirigibilidade. Este modelo é o segundo baseado na plataforma Ultium, seguindo a mesma linha de eletrificação da marca com o Blazer EV.

Dois motores e tração integral eAWD

O Equinox EV será equipado com dois motores elétricos, sendo o principal na dianteira e um motor auxiliar nas rodas traseiras, o que proporcionará tração integral eAWD. Esses dois motores juntos gerarão 292 cavalos de potência e um torque de 47,8 kgfm. A combinação visa oferecer maior controle e estabilidade em diferentes tipos de terreno e condições de condução.

Com a tração integral eAWD, a promessa é de melhor desempenho e uma experiência de condução mais eficiente, especialmente em situações onde a tração nas quatro rodas se faz necessária, como em terrenos escorregadios ou em situações de maior demanda por potência.

Autonomia e recarga do Equinox EV

O Chevrolet Equinox EV será lançado em outubro de 2024 no Brasil, ampliando a linha de veículos elétricos da GM. O SUV chega com dois motores e tração integral eAWD, oferecendo 443 km de autonomia.
O Chevrolet Equinox EV será lançado em outubro de 2024 no Brasil, ampliando a linha de veículos elétricos da GM. O SUV chega com dois motores e tração integral eAWD, oferecendo 443 km de autonomia.

O novo Equinox EV terá uma autonomia de 443 km, conforme dados divulgados pelo Inmetro, o que o torna uma opção viável para longas distâncias, como entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A bateria de 85 kWh, que equipa o modelo também no mercado norte-americano, está na base desse desempenho.

Outro destaque do Equinox EV é a rapidez no tempo de recarga. O modelo poderá ser recarregado em corrente alternada com uma potência de até 11,5 kW, o que adiciona cerca de 58 km de autonomia por hora de carga. Para quem precisa de um carregamento mais rápido, o veículo oferece a opção de carregamento rápido em corrente contínua de até 150 kW, que permite adicionar até 124 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Tecnologias de condução e conectividade

A central multimídia do Equinox EV conta com uma tela de 17,7 polegadas, Google integrado e navegação específica para veículos elétricos, além de uma tela digital de 11 polegadas para o painel de instrumentos.
A central multimídia do Equinox EV conta com uma tela de 17,7 polegadas, Google integrado e navegação específica para veículos elétricos, além de uma tela digital de 11 polegadas para o painel de instrumentos.

O Equinox EV trará uma série de tecnologias avançadas para melhorar a experiência de condução. Entre elas está o modo de condução One Pedal, que permite ao motorista acelerar e desacelerar usando apenas o pedal do acelerador, oferecendo dois níveis de intensidade ajustáveis e uma aleta para regeneração de energia durante frenagens. O modelo também conta com frenagem autônoma, tanto para situações de emergência quanto para manobras em marcha à ré.

No quesito conectividade, o Equinox EV será equipado com uma central multimídia de 17,7 polegadas e uma tela de instrumentos digital de 11 polegadas. A integração com o Google será outro diferencial, oferecendo navegação específica para veículos elétricos, além de sistemas como Wi-Fi integrado e o assistente OnStar, que já é comum em outros modelos da marca.

Conforto e recursos internos

O Equinox EV contará com um conjunto de equipamentos que reforçam o conforto dos ocupantes. Entre eles estão os bancos dianteiros e o volante com aquecimento, ideais para dias frios, e o sistema de climatização automática da cabine. Além disso, o banco do motorista terá ajuste elétrico de 8 vias, permitindo maior personalização para diferentes perfis de condutores.

O SUV também trará um rack de teto e espelhos laterais aquecidos, complementando os itens de conveniência. Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo em relação ao tráfego à frente.

Posicionamento e eletrificação da Chevrolet

Com autonomia de até 443 km, o Equinox EV utiliza uma bateria de 85 kWh, podendo ser recarregado rapidamente, recuperando 124 km de alcance em apenas 10 minutos com carregamento rápido de 150 kW.
Com autonomia de até 443 km, o Equinox EV utiliza uma bateria de 85 kWh, podendo ser recarregado rapidamente, recuperando 124 km de alcance em apenas 10 minutos com carregamento rápido de 150 kW.

O Equinox EV é parte da estratégia de eletrificação da General Motors para a região, que já incluiu o lançamento do Blazer EV no Brasil. O novo modelo, no entanto, será posicionado abaixo do Blazer EV, que está sendo comercializado por R$ 479.000, tornando o Equinox EV uma opção mais acessível no portfólio de veículos elétricos da Chevrolet.

A montagem do Equinox EV começou em fevereiro no México, e o modelo já começou a ser entregue aos primeiros clientes nos Estados Unidos. Com a descontinuação do Bolt EUV, o Equinox EV se tornou o modelo elétrico de entrada da GM, sendo também o mais acessível da linha movida a bateria.

Lançamento e expectativas de mercado

O lançamento oficial do Chevrolet Equinox EV no Brasil está previsto para outubro de 2024. A Chevrolet ainda não divulgou os preços para o mercado brasileiro, mas o modelo será comercializado com um valor inferior ao do Blazer EV, o que deve atrair consumidores interessados em um SUV elétrico mais acessível.

Além de contribuir para a ampliação do portfólio de veículos elétricos no Brasil, o Equinox EV chega como parte da nova fase de investimentos da General Motors no país, que também incluirá a introdução de modelos híbridos no mercado nacional. A GM vê no Equinox EV um modelo estratégico para fortalecer sua presença no segmento de veículos elétricos.

Fonte: GM, AutoEsporte e InsideEVS.