Chevrolet Onix e Onix Plus ganham motores mais eficientes para atender nova regulamentação

Um novo desafio surgiu para o Chevrolet Onix e Onix Plus: atender às exigências do Proconve L8. Para isso, a Chevrolet ajustou os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, aumentando a potência e trazendo mudanças no consumo. As versões receberam injeção direta e ajustes eletrônicos, garantindo conformidade com as normas ambientais.
Publicado por Alan Corrêa em Chevrolet dia 22/02/2025

A Chevrolet anunciou atualizações nos motores do Onix e Onix Plus. As mudanças foram implementadas para enquadrar os modelos nas exigências do Proconve L8, norma que regula a emissão de poluentes. Além de atender às regulamentações ambientais, os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo receberam melhorias que resultaram em alterações no desempenho e no consumo de combustível.

Pontos Principais:

  • Motores do Onix e Onix Plus foram ajustados para o Proconve L8.
  • Motor 1.0 aspirado ganhou mais potência e eficiência.
  • Versão turbo recebeu injeção direta e ajustes eletrônicos.
  • Houve mudanças no consumo, com algumas versões mais econômicas.

As atualizações foram confirmadas pela General Motors após informações divulgadas pelo site Autos Segredos. Com as mudanças, os propulsores tiveram ajustes na injeção de combustível e no gerenciamento eletrônico. A versão aspirada ganhou um leve aumento de potência e eficiência, enquanto o motor turbo recebeu injeção direta, além de pequenas variações nos números de potência e consumo.

A Chevrolet fez mudanças nos motores do Onix e Onix Plus para atender ao Proconve L8. O motor 1.0 aspirado ganhou mais potência e eficiência, enquanto o turbo recebeu injeção direta.
A Chevrolet fez mudanças nos motores do Onix e Onix Plus para atender ao Proconve L8. O motor 1.0 aspirado ganhou mais potência e eficiência, enquanto o turbo recebeu injeção direta.

A nova configuração foi aplicada para manter os veículos competitivos no mercado e garantir a conformidade com as normas ambientais. Com isso, os modelos passaram por testes que indicaram ganhos de rendimento em determinadas situações de uso, enquanto algumas versões apresentaram pequenas variações no consumo de combustível.

Motor 1.0 aspirado: mais potência e eficiência

O motor 1.0 flex aspirado do Onix e Onix Plus recebeu ajustes que aumentaram a potência com gasolina de 78 cv para 80 cv. O torque com gasolina também subiu, passando de 9,6 kgfm para 10,2 kgfm. Já com etanol, os números permaneceram em 82 cv e 10,6 kgfm.

A principal mudança foi a inclusão da injeção direta de combustível, o que proporcionou um melhor aproveitamento da mistura ar-combustível. O câmbio manual de seis marchas foi mantido nas versões equipadas com esse motor.

Os testes de consumo do Inmetro indicaram ganhos na eficiência do modelo hatch quando abastecido com etanol. Na cidade, o consumo subiu de 9,3 km/l para 9,6 km/l, enquanto na estrada passou de 11,4 km/l para 11,9 km/l. Com gasolina, os números aumentaram de 13,3 km/l para 13,8 km/l na cidade e de 16,5 km/l para 16,9 km/l na estrada.

Onix Plus 1.0 aspirado tem variação no consumo

A versão sedã, Onix Plus, apresentou uma leve piora no consumo de combustível com etanol. Na cidade, a média caiu de 9,3 km/l para 9,2 km/l, enquanto na estrada passou de 12 km/l para 11,8 km/l.

Com gasolina, os números se mantiveram estáveis na cidade, registrando 13,5 km/l. Na estrada, o consumo permaneceu em 17,4 km/l, sem alterações significativas em relação à versão anterior.

Mesmo com o leve aumento de potência e torque, os ajustes na motorização aspirada impactaram os números de consumo de maneira distinta entre o hatch e o sedã. As diferenças podem estar relacionadas ao peso e à aerodinâmica dos veículos.

Motor 1.0 turbo recebe injeção direta

O motor 1.0 turbo do Onix e Onix Plus passou a contar com um sistema de injeção direta de combustível. A mudança trouxe variações na potência e ajustes na mistura de ar e combustível para melhorar a eficiência térmica do motor.

Com gasolina, a potência subiu de 115,6 cv para 116 cv, enquanto com etanol o ganho foi mais expressivo, passando de 115,6 cv para 121 cv. O torque, porém, permaneceu inalterado, mantendo 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol.

No Chevrolet Tracker, que usa o mesmo motor, os ajustes foram diferentes, resultando em um torque maior de 18,3 kgfm. As diferenças entre os modelos podem estar relacionadas a calibragens específicas para cada veículo.

Consumo do motor 1.0 turbo

O consumo do Onix hatch 1.0 turbo apresentou ganhos moderados. Com câmbio manual, os números subiram de 9,1 km/l para 9,3 km/l na cidade com etanol, enquanto na estrada a média passou de 11,1 km/l para 11,7 km/l. Com gasolina, os números foram de 13,1 km/l para 13,5 km/l na cidade e de 16,1 km/l para 16,7 km/l na estrada.

As versões equipadas com câmbio automático tiveram variações menores. Com etanol, o consumo na cidade caiu de 8,3 km/l para 8,2 km/l, enquanto na estrada subiu de 10,4 km/l para 10,5 km/l. Com gasolina, os números na cidade melhoraram de 11,6 km/l para 12 km/l, enquanto na estrada houve um pequeno recuo, de 14,9 km/l para 14,8 km/l.

No Onix Plus, os números de consumo com câmbio automático apresentaram variações semelhantes. Com etanol, a média na cidade caiu de 8,6 km/l para 8,5 km/l, enquanto na estrada foi de 11,1 km/l para 11 km/l. Com gasolina, os valores passaram de 12,1 km/l para 12 km/l na cidade e de 15,8 km/l para 15,6 km/l na estrada.

Impacto no mercado e perspectivas

As atualizações no Onix e Onix Plus fazem parte da estratégia da Chevrolet para manter os modelos em conformidade com as novas regulamentações ambientais. O Proconve L8 exige limites mais rigorosos de emissões, o que levou diversas montadoras a realizarem ajustes em suas motorizações.

A adoção da injeção direta no motor turbo e os ajustes no motor aspirado garantem que os veículos continuem competitivos no mercado. O Onix se mantém como um dos carros mais vendidos no Brasil, e essas mudanças podem impactar a percepção do consumidor sobre o modelo.

Com os novos dados de consumo e potência, os modelos atualizados devem continuar sendo avaliados por consumidores que buscam eficiência e desempenho equilibrados. A concorrência no segmento segue acirrada, com outras marcas adotando estratégias similares para atender às exigências regulatórias.

Fonte: AutoEsporte e Terra.