Chevrolet Onix Joy 1.0 2018: Preço, Ficha técnica, Consumo, Equipamentos e Fotos; hatch usado tem direção elétrica, ar-condicionado e boa ergonomia

Chevrolet Onix Joy 1.0 2018: Preço, Ficha técnica, Consumo, Equipamentos e Fotos; hatch usado tem direção elétrica, ar-condicionado e boa ergonomia
Hatch compacto econômico e confiável, o Chevrolet Onix Joy 1.0 2018 agrada pela economia e robustez, mas peca no desempenho e acabamento simples.
Publicado por em Chevrolet, Ficha técnica e Usados dia

O Chevrolet Onix Joy 1.0 2018 é voltado para quem busca um carro urbano simples, confiável e de manutenção previsível. É um hatch compacto de perfil racional, ideal para trajetos curtos e médios, com comportamento leve e direção precisa. Sua proposta é atender motoristas que priorizam economia e praticidade, sem abrir mão de um design agradável e boa ergonomia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex de quatro cilindros com até 80 cv e torque de 9,8 kgfm.
  • Consumo urbano de 9,1 km/l (etanol) e rodoviário de 15,3 km/l (gasolina).
  • Porta-malas de 289 litros e tanque de 54 litros garantem boa autonomia.
  • Itens de conforto incluem direção elétrica, ar-condicionado e vidros elétricos.
  • Preço aproximado: R$ 46 mil

O motor 1.0 flex de quatro cilindros entrega até 80 cv e torque de 9,8 kgfm, suficiente para o uso cotidiano. O desempenho é modesto, mas eficiente, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e velocidade máxima de 167 km/h. O consumo também é um destaque: faz cerca de 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol, chegando a 12,9 km/l e 15,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Com tanque de 54 litros, a autonomia pode superar 800 km, dependendo do tipo de combustível.

O motor 1.0 flex entrega até 80 cv e 9,8 kgfm, garantindo desempenho adequado na cidade e uso ocasional na estrada, com resposta leve e condução previsível.
O motor 1.0 flex entrega até 80 cv e 9,8 kgfm, garantindo desempenho adequado na cidade e uso ocasional na estrada, com resposta leve e condução previsível.

O interior do Onix Joy é simples, mas funcional. Os comandos estão bem posicionados, e a direção elétrica garante leveza nas manobras. O carro oferece ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos dianteiros e banco traseiro rebatível. O espaço interno é suficiente para quatro adultos e uma criança, e o porta-malas de 289 litros atende bem o uso urbano e pequenas viagens. O acabamento é básico, mas robusto, com materiais de fácil limpeza e durabilidade razoável.

A direção elétrica, tração dianteira e câmbio manual de seis marchas tornam o Onix Joy fácil de manobrar e confortável em trajetos urbanos curtos e médios.
A direção elétrica, tração dianteira e câmbio manual de seis marchas tornam o Onix Joy fácil de manobrar e confortável em trajetos urbanos curtos e médios.

Em segurança, o modelo conta com freios ABS, airbags frontais e monitoramento de pressão dos pneus. Também traz travamento central, alarme perimétrico, limpador traseiro e desembaçador. O controle de tração e estabilidade não estava disponível nessa versão, algo comum em veículos de sua época e categoria. Um ponto positivo é a estrutura equilibrada e a boa visibilidade ao dirigir, o que facilita a condução no trânsito.

O interior acomoda até cinco pessoas, com bancos confortáveis, ar-condicionado, vidros elétricos e porta-malas de 289 litros, ideal para uso familiar leve.
O interior acomoda até cinco pessoas, com bancos confortáveis, ar-condicionado, vidros elétricos e porta-malas de 289 litros, ideal para uso familiar leve.

Antes de comprar um Chevrolet Onix 2018 usado, é importante verificar o estado da embreagem, sistema de arrefecimento e os amortecedores — componentes que sofrem desgaste natural. O histórico de revisões e o funcionamento da direção elétrica também merecem atenção. O modelo costuma ter boa oferta de peças e mão de obra acessível, o que reduz o custo de manutenção a longo prazo.

O consumo é um dos pontos fortes: faz 9,1 km/l (etanol) e até 15,3 km/l (gasolina), com tanque de 54 litros e autonomia que supera 800 km em rodovia.
O consumo é um dos pontos fortes: faz 9,1 km/l (etanol) e até 15,3 km/l (gasolina), com tanque de 54 litros e autonomia que supera 800 km em rodovia.

Entre os pontos negativos, estão o acabamento interno simples, a ausência de equipamentos modernos de segurança e o desempenho limitado em estrada, especialmente com o carro carregado. O isolamento acústico poderia ser melhor, e o nível de conforto em pisos irregulares é apenas razoável. Ainda assim, o Onix Joy 1.0 2018 segue como uma opção equilibrada entre economia, confiabilidade e custo de uso, mantendo relevância entre os hatches compactos usados.

Ficha Técnica do Chevrolet Onix Joy 1.0 2018

Geral

  • Ano: 2018
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Gamma II

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 78 cv (A) / 80 cv (G) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,8 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 12,64 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 103,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 80,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Código do câmbio: F17-6 HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/70 R14
  • Traseiros: 185/70 R14
  • Estepe: 115/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: 3930 mm
  • Largura: 1705 mm
  • Distância entre-eixos: 2528 mm
  • Altura: 1474 mm
  • Bitola dianteira: 1487 mm
  • Bitola traseira: 1493 mm
  • Porta-malas: 289 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 1011 kg
  • Carga útil: 375 kg
  • Altura mínima do solo: 117 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,14 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
  • Área frontal corrigida: 0,749 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 9,1 km/l (A) / 12,9 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,8 km/l (A) / 15,3 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 491 km (A) / 697 km (G)
  • Rodoviária: 583 km (A) / 826 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Onix Joy 1.0 2018

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular
  • Estepe

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno da tampa de combustível
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Tomada de 12 volts
  • Conta-giros
Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.