Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo 2020 Manual: Preço, Ficha técnica, Consumo, Equipamentos e Fotos; Sedan tem interior espaçoso e central multimídia com Wi-Fi

Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo 2020 Manual: Preço, Ficha técnica, Consumo, Equipamentos e Fotos; Sedan tem interior espaçoso e central multimídia com Wi-Fi
Sedã compacto agrada pelo consumo e desempenho, tem bom espaço interno e tecnologia, mas peca no acabamento e na suspensão firme.
Publicado por em Chevrolet, Ficha técnica e Usados dia

O Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo 2020 é uma das opções mais completas entre os sedãs compactos usados. Ideal para quem busca um carro versátil para o dia a dia e viagens, combina motor eficiente com bom espaço interno, desempenho equilibrado e um pacote de equipamentos que o coloca entre os mais competitivos da categoria. Seu público é amplo: famílias pequenas, motoristas de aplicativo e quem quer migrar de um hatch para um sedã sem abrir mão de economia e tecnologia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 turbo de 116 cv garante desempenho eficiente e ágil.
  • Consumo urbano de até 9,6 km/l e rodoviário de até 13,7 km/l.
  • Equipado com Wi-Fi nativo, seis airbags e controle de estabilidade.
  • Porta-malas de 469 litros e espaço interno adequado para famílias.
  • Preço aproximado: R$ 65 mil

O motor 1.0 turbo de três cilindros, com 116 cv e até 16,8 kgfm de torque, garante bom desempenho mesmo com o câmbio manual de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e a velocidade máxima de 187 km/h mostram que o carro tem disposição para encarar trechos rodoviários sem esforço. No consumo, o Onix Sedan LT se destaca: faz até 9,6 km/l com etanol na cidade e 13,7 km/l com gasolina na estrada, alcançando autonomia de até 748 km com o tanque de 44 litros. É uma escolha racional para quem valoriza eficiência energética e custo de uso reduzido.

O Chevrolet Onix Sedan LT 1.0 Turbo 2020 é um carro pensado para quem quer economia, espaço e conectividade no dia a dia. Ele atende bem famílias pequenas, profissionais que rodam muito e motoristas de aplicativo que buscam conforto e custo de uso equilibrado.
O Chevrolet Onix Sedan LT 1.0 Turbo 2020 é um carro pensado para quem quer economia, espaço e conectividade no dia a dia. Ele atende bem famílias pequenas, profissionais que rodam muito e motoristas de aplicativo que buscam conforto e custo de uso equilibrado.

No interior, o Onix Sedan LT surpreende pelo conforto e pela lista de equipamentos. O modelo oferece ar-condicionado, direção elétrica, vidros e retrovisores com comandos elétricos, volante multifuncional e bancos ajustáveis em altura. O espaço interno acomoda bem cinco ocupantes, com destaque para o porta-malas de 469 litros, suficiente para viagens em família. O sistema multimídia com Wi-Fi nativo, conexão Bluetooth e espelhamento de celular reforça o apelo tecnológico, oferecendo conectividade superior à de muitos rivais da época.

O interior traz conforto e tecnologia com bom acabamento para a categoria. São cinco lugares, porta-malas de 469 litros e itens como ar-condicionado, volante multifuncional, vidros e retrovisores elétricos, e central multimídia com Wi-Fi nativo. No pacote de segurança, há seis airbags, controle de tração e estabilidade, Isofix e sensores de estacionamento.
O interior traz conforto e tecnologia com bom acabamento para a categoria. São cinco lugares, porta-malas de 469 litros e itens como ar-condicionado, volante multifuncional, vidros e retrovisores elétricos, e central multimídia com Wi-Fi nativo. No pacote de segurança, há seis airbags, controle de tração e estabilidade, Isofix e sensores de estacionamento.

A segurança é um dos pontos altos do sedã. O modelo conta com seis airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, Isofix para cadeirinhas e sensores de estacionamento traseiro. O conjunto de freios com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira garante boas frenagens, e o assistente de partida em rampa ajuda no uso urbano. Essa configuração fez o Onix Sedan atingir bons índices de proteção para adultos e crianças em testes independentes, consolidando sua reputação como um dos compactos mais seguros da GM no Brasil.

No consumo, o Onix Sedan é um dos mais econômicos do segmento: faz 9,6 km/l com etanol e até 13,7 km/l com gasolina, garantindo autonomia de até 748 km no ciclo rodoviário. O tanque de 44 litros complementa o perfil racional do carro, ideal para quem percorre grandes distâncias.
No consumo, o Onix Sedan é um dos mais econômicos do segmento: faz 9,6 km/l com etanol e até 13,7 km/l com gasolina, garantindo autonomia de até 748 km no ciclo rodoviário. O tanque de 44 litros complementa o perfil racional do carro, ideal para quem percorre grandes distâncias.

Antes de comprar um exemplar usado, é importante verificar o histórico de manutenção e eventuais campanhas de recall, especialmente as relacionadas ao sistema de combustível e aos airbags. Conferir o funcionamento do turbocompressor, a troca correta do óleo e o estado da embreagem também é essencial, já que o conjunto exige manutenção preventiva rigorosa. Avaliar ruídos na suspensão traseira e checar o funcionamento da central multimídia ajudam a evitar surpresas após a compra.

Entre os pontos negativos, o Chevrolet Onix Plus 2020 apresenta suspensão um pouco firme em pisos irregulares e acabamento interno simples para o segmento. O isolamento acústico poderia ser melhor, e o espaço traseiro, embora suficiente, é mais justo que em alguns concorrentes diretos. Além disso, o valor das peças originais da linha turbo costuma ser mais elevado, o que exige planejamento de manutenção. Ainda assim, o conjunto geral oferece uma das melhores combinações entre desempenho, economia e conforto entre os sedãs compactos usados.

Ficha Técnica do Chevrolet Onix Sedan LT 1.0 Turbo 2020

Geral

  • Ano: 2020
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: GEM

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 74 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 77,49 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 116 cv (álcool) / 116 cv (gasolina) a 5500 rpm
  • Código do motor: CSS Prime
  • Torque máximo: 16,8 kgfm (álcool) / 16,3 kgfm (gasolina) a 2000 rpm
  • Peso/potência: 9,25 kg/cv
  • Torque específico: 16,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 63,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 116,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6000 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Código do câmbio: F17-6 CR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R15
  • Altura do flanco dianteiro: 120 mm
  • Traseiros: 185/65 R15
  • Altura do flanco traseiro: 120 mm
  • Estepe: 115/70 R15

Dimensões

  • Comprimento: 4474 mm
  • Largura: 1730 mm
  • Distância entre-eixos: 2600 mm
  • Altura: 1474 mm
  • Bitola dianteira: 1506 mm
  • Bitola traseira: 1510 mm
  • Porta-malas: 469 litros
  • Tanque de combustível: 44 litros
  • Peso: 1073 kg
  • Carga útil: 375 kg
  • Altura mínima do solo: 127 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 2,17 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,305
  • Área frontal corrigida: 0,662 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 187 km/h
  • Aceleração 0–100 km/h: 10,4 s

Consumo

  • Urbano: 9,6 km/l (álcool) / 13,7 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 12,2 km/l (álcool) / 17,0 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 422 km (álcool) / 603 km (gasolina)
  • Rodoviária: 537 km (álcool) / 748 km (gasolina)

Equipamentos do Chevrolet Onix Sedan LT 1.0 Turbo 2020

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular
  • Estepe

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Destravamento interno da tampa de combustível
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Roteador Wi-Fi

Fonte: QuatroRodas, Webmotors e UOL.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.