Citroën Ami: a nova solução de mobilidade elétrica para 2025 no Brasil

O Citroën Ami, apresentado como uma alternativa de mobilidade sustentável, deve chegar ao Brasil em 2025. Compacto, elétrico e eficiente, o modelo foi projetado para atender às demandas de deslocamento urbano em pequenas distâncias, posicionando-se como uma solução inovadora para áreas privadas e corporativas. Com dimensões reduzidas, velocidade limitada e foco em praticidade, o Ami é classificado como um quadriciclo, não sendo considerado um carro convencional.
Publicado por Alan Corrêa em Citroën dia 5/01/2025

O Citroën Ami, microveículo elétrico lançado na Europa em 2020, foi projetado para atender a deslocamentos urbanos com baixa emissão de poluentes e eficiência energética.

Pontos Principais:

  • Veículo elétrico com autonomia de até 80 km.
  • Carregamento completo em menos de 4 horas.
  • Velocidade máxima limitada a 45 km/h.
  • Dimensões reduzidas, com apenas 2,41 metros de comprimento.

O veículo mede 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, sendo extremamente compacto. Ele foi projetado para acomodar dois ocupantes e apresenta uma estrutura simétrica, com as mesmas peças usadas na parte frontal e traseira. Seu peso e potência também atendem aos critérios para classificação como quadriciclo, permitindo o uso em países com legislação mais flexível para veículos de baixa potência.

O modelo, que já vendeu mais de 65 mil unidades no mercado europeu, deverá ser vendido no Brasil em 2025, ampliando as opções de mobilidade sustentável no país.

Principais características técnicas

Com dimensões compactas e velocidade máxima de 45 km/h, o Citroën Ami é classificado como quadriciclo elétrico, ideal para deslocamentos curtos e ambientes controlados.
Com dimensões compactas e velocidade máxima de 45 km/h, o Citroën Ami é classificado como quadriciclo elétrico, ideal para deslocamentos curtos e ambientes controlados.

O Citroën Ami é movido por uma bateria de 5,5 kWh, que proporciona uma autonomia de até 80 km, ideal para trajetos curtos e deslocamentos dentro de áreas privadas. Sua velocidade máxima é limitada a 45 km/h, o que o torna adequado para espaços com baixa circulação e ambientes urbanos restritos. O carregamento da bateria pode ser feito em tomadas comuns de 110V ou 220V, e a recarga completa leva menos de quatro horas.

O Citroën Ami possui design funcional com estrutura simétrica, teto solar panorâmico e carenagem resistente à chuva, garantindo eficiência e praticidade em diversos cenários.
O Citroën Ami possui design funcional com estrutura simétrica, teto solar panorâmico e carenagem resistente à chuva, garantindo eficiência e praticidade em diversos cenários.

O modelo mede apenas 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, características que o classificam como um dos veículos mais compactos do mercado. Ele tem capacidade para dois ocupantes e foi projetado para ser funcional e prático, com dimensões que facilitam o estacionamento e a manobrabilidade em espaços pequenos.

Com velocidade máxima limitada a 45 km/h, o Citroën Ami é ideal para deslocamentos curtos em ambientes controlados, como fábricas, condomínios, shoppings e aeroportos.
Com velocidade máxima limitada a 45 km/h, o Citroën Ami é ideal para deslocamentos curtos em ambientes controlados, como fábricas, condomínios, shoppings e aeroportos.

Com estrutura simétrica, o Ami utiliza as mesmas peças na frente e na traseira, uma escolha que reduz custos de produção e manutenção. Além disso, conta com um teto solar panorâmico e carenagem resistente à chuva, ampliando sua versatilidade em diferentes condições climáticas.

Aplicações práticas e mercado

Com autonomia de até 80 km, o Citroën Ami é movido por uma bateria de 5,5 kWh, que pode ser recarregada em menos de quatro horas utilizando tomadas comuns de 110V ou 220V.
Com autonomia de até 80 km, o Citroën Ami é movido por uma bateria de 5,5 kWh, que pode ser recarregada em menos de quatro horas utilizando tomadas comuns de 110V ou 220V.

O Ami foi concebido como uma solução para ambientes controlados, sendo utilizado principalmente em áreas privadas como condomínios, shoppings, fábricas e aeroportos. Sua funcionalidade também o torna útil em cidades turísticas, onde a circulação de veículos maiores é limitada. Na Europa, ele já é amplamente utilizado em áreas como transporte corporativo e até por forças policiais em algumas regiões.

Empresas no Brasil têm demonstrado interesse no modelo como parte de iniciativas para reduzir emissões de carbono e adotar práticas alinhadas às metas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O Ami oferece uma alternativa econômica e sustentável, especialmente para deslocamentos de curta distância em espaços corporativos e logísticos.

Na Europa, o modelo já vendeu mais de 65 mil unidades desde seu lançamento em 2020, destacando-se como uma solução acessível e eficiente. A expectativa é que o mercado brasileiro aproveite sua versatilidade e eficiência, especialmente em setores que buscam inovações em mobilidade elétrica.

Preço e posicionamento

O modelo compacto, com 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, tem capacidade para dois ocupantes e foi projetado para atender deslocamentos em áreas urbanas e restritas.
O modelo compacto, com 2,41 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, tem capacidade para dois ocupantes e foi projetado para atender deslocamentos em áreas urbanas e restritas.

Na Europa, o Citroën Ami é vendido por preços que variam entre €7.990 e €8.990, o que equivale a aproximadamente R$ 45.000 a R$ 51.000. No Brasil, especialistas estimam que o modelo será comercializado por valores abaixo de R$ 100.000, considerando impostos e custos logísticos. Mesmo com o preço ajustado, o Ami se posiciona como uma alternativa competitiva para empresas e consumidores que priorizam mobilidade sustentável.

O modelo deverá ser disponibilizado no Brasil em 2025, com estratégias voltadas para venda direta e parcerias corporativas. A Citroën já desenvolveu uma página dedicada ao Ami no país, indicando o crescente interesse no microveículo e suas potenciais aplicações no mercado nacional.

Fonte: Citroen, Stellantis, MobiAuto e AutoPapo.