BYD King e Toyota Corolla Hybrid: mercado de sedans híbridos do Brasil tem um novo rei

O mercado de sedãs híbridos no Brasil mudou em 2024 com o BYD King superando o Toyota Corolla Hybrid em vendas, somando 4.938 emplacamentos contra 4.389 do rival. A estratégia de preços competitivos e tecnologia plug-in da BYD desafiou a liderança do Corolla, ininterrupta desde 2019.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 6/01/2025

O mercado brasileiro de sedãs híbridos presenciou uma mudança significativa em 2024. O BYD King, modelo plug-in da marca chinesa, superou as vendas do Toyota Corolla Hybrid, consolidando-se como o sedã híbrido mais emplacado do ano no Brasil.

Pontos Principais:

  • BYD King emplacou 4.938 unidades em 2024.
  • Corolla Hybrid ficou com 4.389 vendas no mesmo período.
  • A versão GS do BYD King liderou as vendas do modelo.
  • Toyota descontinuou a versão Altis Hybrid para 2025.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o BYD King registrou 4.938 emplacamentos, enquanto o Toyota Corolla alcançou 4.389 unidades no mesmo período. Esta foi a primeira vez que o Corolla perdeu a liderança na categoria desde o seu lançamento, em 2019.

O mercado de sedãs híbridos mudou em 2024, com o BYD King superando o Toyota Corolla Hybrid pela primeira vez desde o lançamento do Corolla no Brasil em 2019.
O mercado de sedãs híbridos mudou em 2024, com o BYD King superando o Toyota Corolla Hybrid pela primeira vez desde o lançamento do Corolla no Brasil em 2019.

A introdução do BYD King no mercado brasileiro, em junho de 2024, representou o início de uma nova concorrência direta para o Toyota Corolla, que até então dominava o segmento sem adversários semelhantes.

Estratégias de mercado do BYD King

O BYD King adotou uma estratégia de preços competitiva, posicionando-se na mesma faixa de preço dos sedãs movidos a combustão. Embora tenha uma lista de equipamentos mais enxuta em comparação ao Corolla, a política de preços atraiu consumidores que buscavam modelos híbridos com custo-benefício mais alinhado.

O modelo é oferecido em duas versões: GL e GS. A versão GS, topo de linha, registrou 53,4% das vendas do modelo no país. Seu preço é de R$ 187.800, e o conjunto motriz entrega 235 cavalos de potência, com autonomia de 80 quilômetros no modo totalmente elétrico.

Já a versão GL custa R$ 175.800 e conta com potência combinada de 209 cavalos, além de uma autonomia elétrica de 32 quilômetros. Ambas as versões são plug-in, o que exige recarga externa para o funcionamento no modo elétrico.

Variações de vendas do Toyota Corolla

Em 2024, 81,1% dos compradores do Toyota Corolla Hybrid optaram pela versão Altis Hybrid Premium, a mais equipada do modelo. Essa escolha influenciou a decisão da Toyota de descontinuar a versão Altis Hybrid na linha 2025, simplificando a oferta para a versão mais demandada.

A Altis Hybrid Premium custa R$ 199.990 e utiliza um sistema motriz autocarregável composto por um motor 1.8 flex, um motor elétrico de tração e um câmbio automático transeixo híbrido CVT. Esse conjunto continua sendo um dos diferenciais da Toyota, consolidando sua presença entre consumidores que priorizam modelos híbridos tradicionais.

Impacto no mercado e perspectiva futura

O BYD King e o Toyota Corolla Hybrid representam estratégias distintas no mercado de sedãs híbridos no Brasil. Enquanto a BYD investe em modelos plug-in com preços competitivos, a Toyota segue apostando na tecnologia autocarregável e no histórico consolidado de seu modelo.

A entrada de novos concorrentes no segmento pode indicar uma mudança nos padrões de consumo e competitividade. O avanço das tecnologias híbridas e elétricas tende a ampliar as opções disponíveis aos consumidores, além de estimular melhorias contínuas nos modelos oferecidos.

Fonte: InsideEVS, Webmotors, MobiAuto e Garagem360.