CNH Digital: Aplicativo da CDT mudou

Confira as alterações que ocorreram no app que faz o cidadão poder abrir mão de portar a famosa CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Com o aplicativo você tem o CRLV Digital (Certificado de registro e licenciamento de veículo) e a CNH Digital.

Dicas
1 mês atrás
CNH Digital: Aplicativo da CDT mudou

No antigo sistema era possível acessar já pela tela inicial do app, agora o botão de acesso mudou e especifica: Entrar com GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.

Iniciando o processo de cadastro no aplicativo com formato novo

É grátis para baixar a CNH Digital, agora Carteira Digital de Trânsito, está disponível para Android e iOS.

Ao selecionar a única opção uma nova tela é aberta fazendo a solicitação do CPF do usuário. Em seguida o sistema solicita uma definição de senha de usuário para aquele Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Num próximo passo, há uma Autorização de uso de dados pessoais com as opções de negar ou autorizar, selecione autorizar para enviar seus dados inseridos no sistema. Pronto! Já estará navegando no novo sistema após a conclusão deste item. Selecione prosseguir e pronto!

Tela de login do aplicativo Carteira Digital de Trânsito
Tela de login do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Entenda as opções de validação da CNH Digital

Para validar sua CNH Digital em sua nova configuração, basta acessar seu menu no primeiro item: Habilitação.

Na sequência, terá uma opção: Toque para baixar sua CNH. Acesse por esta ferramenta, abrirá um menu de conduto – cadastro físico:

Abrirá um próximo menu com três opções:

  • Validar usando o celular;
  • Com certificado Digital;
  • Sem certificado digital (nesta opção vale conferir o link).

Para quem quer autonomia, basta escolher a opção: Validar usando o celular.

Validando sua CNH Digital pelo celular

Tenha seu documento pessoal em mão, confirme se ele tem um desenho em formato de quadrado no verso da folha. Para conferir, basta tirar da capinha plástica e abrir o documento, conferindo o desenho atrás do papel.

Esteja com o celular disponível e carregado para que a bateria não acabe antes do procedimento, o que não foi constatado ser um problema no banco de dados, mas pode causar transtorno para o usuário por conta de depender do aparelho para realizar este procedimento.

Após ter conferido todos os passos acima,acesse seu app e va seguindo as instruções que aparecem na tela do seu smartphone.

  • 1 ele pede para escanear o QR CODE do documento.
  • 2 ele pede para fazer a validação biométrica com duas informações que devem ser seguidas por você no momento da validação.

Vale lembrar que são apenas 10 tentativas apenas para tal identificação.

CNH Digital pelo celular
CNH Digital pelo celular

Em seguida desse passo fundamental de identificação do usuário, seu documento estará pronto e disponível na tela do seu celular. Ele é válido para identificação policial, mas para isso, o celular deverá se fazer comprovar, então deve ter bateria e acessar corretamente o app para que valide sua originalidade. Afinal, aparelho sem bateria não tem como ser um elemento comprobatório neste caso.

Dica: Tenha um cabo de alimentação do seu aparelho no carro, assim a chance de dar errado reduz consideravelmente fazendo a tecnologia trabalhar a seu favor.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?