Confira as alterações que ocorreram no app que faz o cidadão poder abrir mão de portar a famosa CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Com o aplicativo você tem o CRLV Digital (Certificado de registro e licenciamento de veículo) e a CNH Digital.
No antigo sistema era possível acessar já pela tela inicial do app, agora o botão de acesso mudou e especifica: Entrar com GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.
É grátis para baixar a CNH Digital, agora Carteira Digital de Trânsito, está disponível para Android e iOS.
Ao selecionar a única opção uma nova tela é aberta fazendo a solicitação do CPF do usuário. Em seguida o sistema solicita uma definição de senha de usuário para aquele Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Num próximo passo, há uma Autorização de uso de dados pessoais com as opções de negar ou autorizar, selecione autorizar para enviar seus dados inseridos no sistema. Pronto! Já estará navegando no novo sistema após a conclusão deste item. Selecione prosseguir e pronto!
Para validar sua CNH Digital em sua nova configuração, basta acessar seu menu no primeiro item: Habilitação.
Na sequência, terá uma opção: Toque para baixar sua CNH. Acesse por esta ferramenta, abrirá um menu de conduto – cadastro físico:
Abrirá um próximo menu com três opções:
Para quem quer autonomia, basta escolher a opção: Validar usando o celular.
Tenha seu documento pessoal em mão, confirme se ele tem um desenho em formato de quadrado no verso da folha. Para conferir, basta tirar da capinha plástica e abrir o documento, conferindo o desenho atrás do papel.
Esteja com o celular disponível e carregado para que a bateria não acabe antes do procedimento, o que não foi constatado ser um problema no banco de dados, mas pode causar transtorno para o usuário por conta de depender do aparelho para realizar este procedimento.
Após ter conferido todos os passos acima,acesse seu app e va seguindo as instruções que aparecem na tela do seu smartphone.
Vale lembrar que são apenas 10 tentativas apenas para tal identificação.
Em seguida desse passo fundamental de identificação do usuário, seu documento estará pronto e disponível na tela do seu celular. Ele é válido para identificação policial, mas para isso, o celular deverá se fazer comprovar, então deve ter bateria e acessar corretamente o app para que valide sua originalidade. Afinal, aparelho sem bateria não tem como ser um elemento comprobatório neste caso.
Dica: Tenha um cabo de alimentação do seu aparelho no carro, assim a chance de dar errado reduz consideravelmente fazendo a tecnologia trabalhar a seu favor.