CNH Digital serve para alugar carros?

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e ou CNH Digital) não só serve para alugar carro, como também pode usar o documento para viajar de avião, pois ela é aceito por todas as companhias aéreas nacionais, mas nem sempre as locadoras aceitam o documento no celular.

Dicas
4 semanas atrás
CNH Digital serve para alugar carros?

A CNH digital é segura e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida. O novo formato do documento surgiu para facilitar o dia a dia dos condutores e colaborar com a segurança da documentação, ela funciona como um aplicativo de celular e está disponível na App Store e Google Play.

Saiba mais e veja como solicitar a CNH digital

A CNH-e só poderá ser solicitada por aqueles que possuem a CNH convencional, no entanto, deve possuir o modelo com o QR Code no verso, caso contrário será preciso renovar a licença. Mas não é necessário esperar até o vencimento da habilitação, basta emitir uma segunda via no Detran que ela virá com o QR Code.

Não há taxa para emitir a CNH digital, e é um procedimento bem simples solicita-lá, só precisa baixar nas lojas da Google ou Apple o aplicativo chamado Carteira digital de Trânsito, desenvolvido pela Serpro. O app funciona em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.

Após instalar o app clique no ícone do aplicativo e faça o login pelo sistema GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.

Tela de login do aplicativo Carteira Digital de Trânsito
Tela de login do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Validando sua CNH Digital pelo celular

Tenha seu documento pessoal em mão, confirme se ele tem um desenho em formato de quadrado no verso da folha. Para conferir, basta tirar da capinha plástica e abrir o documento, conferindo o desenho atrás do papel.

Esteja com o celular disponível e carregado para que a bateria não acabe antes do procedimento, o que não foi constatado ser um problema no banco de dados, mas pode causar transtorno para o usuário por conta de depender do aparelho para realizar este procedimento.

Após ter conferido todos os passos acima,acesse seu app e va seguindo as instruções que aparecem na tela do seu smartphone.

  • 1 ele pede para escanear o QR CODE do documento.
  • 2 ele pede para fazer a validação biométrica com duas informações que devem ser seguidas por você no momento da validação.

Vale lembrar que são apenas 10 tentativas apenas para tal identificação.

CNH Digital pelo celular
CNH Digital pelo celular

Em seguida desse passo fundamental de identificação do usuário, seu documento estará pronto e disponível na tela do seu celular. Ele é válido para identificação policial, mas para isso, o celular deverá se fazer comprovar, então deve ter bateria e acessar corretamente o app para que valide sua originalidade. Afinal, aparelho sem bateria não tem como ser um elemento comprobatório neste caso.

Dica: Tenha um cabo de alimentação do seu aparelho no carro, assim a chance de dar errado reduz consideravelmente fazendo a tecnologia trabalhar a seu favor.

Posso alugar um carro usando a CNH Digital?

Apesar da CNH Digital valer legalmente tanto quanto o documento físico, algumas locadoras ainda insistem em não reconhecer a exibição do aplicativo no celular para alugar um carro, as melhores costumam aceitar e não causam problemas aos clientes.

Por ser um serviço novo, algumas empresas ainda não estão prontas para receber este tipo de identificação, por isso vale a pena entrar em contato pelos canais de atendimento da locadora e perguntar sobre o assunto antes de ir até o local.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?