Como aprender a dirigir bem do zero e sem medo

Dirigir não é uma tarefa fácil. Requer vários conhecimentos, raciocínio, tomadas de decisões no tráfego e saber como guiar a máquina.

Novidades
7 meses atrás
Como aprender a dirigir bem do zero e sem medo

Se você é um entusiasta por carros, mas tem medo de estar ao volante ou simplesmente não faz a mínima ideia de como guiar um carro, fique tranquilo! Afinal todos nós temos nossos medos, e nossa função hoje aqui é te ajudar a sanar este e conquistar a tão sonhada CNH.

Sinta-se confortável

Para pessoas que nunca estiveram ao volante, essa pode ser uma experiência traumática. Portanto, certifique-se que você não esteja sozinho quando você for tentar pela primeira vez (Caso não seja em uma autoescola).

Ajuste seu banco, o cinto de segurança, a direção e a climatização do veículo. Faça de tudo para que você se sinta confortável e que o único entrave seja a falta de experiência, e não o medo!

Dando a partida

Assim que se sentir pronto, comece o processo de ligar o carro. Se você dirige um carro automático, você só precisa se preocupar em colocar o pé no freio e girar a chave. Agora, se você está em um veículo manual, você precisa se certificar que o câmbio está em ponto morto (quando não está com nenhuma marcha engatada), pisar na embreagem (pedal da esquerda) e girar a chave. Mas lembre-se de soltar a embreagem de forma devagar, caso contrário o carro morrerá.

Vale ressaltar que os carros possuem os seguintes pedais:

  • Embreagem: Pedal da esquerda, utilizado para troca de marchas e para ligar o veículo. Vale ressaltar que, se você dirige um veículo automático, o mesmo trocará de marcha sozinho, fazendo com que o carro elimine o pedal da embreagem.
  • Freio: Pedal do meio, serve para travar as rodas do veículo, fazendo o mesmo diminuir de velocidade conforme a intensidade da pisada no mesmo.
  • Acelerador: Pedal da direita, serve para fazer o veículo acelerar e ganhar velocidade.

Carro Ligado: E agora?

Agora é começar a acelerar e fazer o carro andar. Se você está em um carro automático, sua você estará com o pé no freio, puxar o freio de mão, colocar a alavanca do P ao D, soltar o freio e começar a acelerar e se concentrar na pista, já que o carro trocará as marchas para você.

Toda essa simplicidade de se dirigir um carro automático é um luxo que nem sempre está presente nos carros brasileiros. A maioria dos veículos em território nacional utilizam o câmbio manual, onde o processo é um pouco mais complexo (mas não impossível) de ser realizado.

Após ligar o carro no câmbio manual, deve-se pisar no freio e na embreagem, puxar o freio de mão, engatar a marcha, tirar o pé do freio e acelerar. Muito cuidado nesta parte, pois se você soltar a embreagem rapidamente o carro irá morrer, portanto certifique-se que você esteja soltando a embreagem de maneira devagar.

Ao acelerar, para trocar de marcha, você deverá novamente pisar na embreagem, trocar a posição da alavanca (Exemplo, da 1ª para 2ª marcha) e soltar a embreagem de maneira devagar, e ao mesmo tempo aumentando a aceleração (Enquanto a embreagem é solta, o acelerador é acionado).

Você irá perceber que, quando o carro chegar em torno de 2.500 a 3.000 rpm (Rotações por minuto), o ronco do mesmo irá ficar mais alto que o habitual, portanto, sendo essa a hora exata de trocar de marcha.

Você deve recuar a marcha para o veículo não baixar a rotação para zero e morrer. Para que isso aconteça, o carro deve estar diminuindo de velocidade e, novamente pelo mesmo processo da embreagem, irá colocar o veículo em uma marcha menor, para que o mesmo continue mantendo rotações.

Marcha Ré

A marcha ré é muito utilizada em balizas principalmente. Para que ela seja acionada, é muito importante o veículo estar parado, pois caso contrário o câmbio pode acabar sendo danificado.

Se o veículo for automático, basta colocar o carro no R (Ré) e começar a acelerar. Agora no carro manual, depois de parado o veículo, novamente acione a embreagem, engate a ré, e solte devagar e ao mesmo tempo comece a acelerar de leve.

O fato é que ninguém vai sair dirigindo logo de primeira. O processo de condução é muito detalhista, requer atenção e principalmente prática. Se o medo for perdido, a principal barreira já foi derrubada, pois para aprender a dirigir um carro, sendo ele automático ou manual, apenas a prática ajudará a manter uma melhor relação ao volante.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?