Foi se a época em que era preciso perder tempo pesquisando o trajeto antes de ir para um destino. Com o Google Maps você pode no mesmo instante traçar a rota com mais de um ponto de parada, além de verificar informações em tempo real sobre distância, duração estimada e o trânsito.
O Google Maps é um autêntico GPS de uso gratuito com atualização automática, ou seja, caso ocorra algum alerta de evento de colisão outras opções de rotas são oferecidas.
Baixar o aplicativo do Google Maps no celular é muito fácil e gratuito, o app está disponível para os principais modelos de smartphones do mercado, basta acessar a loja online, seja o Google Play para Android ou a Apple Store para iPhones e fazer o download, é rápido e fácil de usar.
Também é possível verificar dados sobre o trânsito, onde Google Maps indica os locais de tráfego intenso por meio de rotas em vermelho.
O tempo de destino e a distância de cada opção de rota são mostrados na barra à esquerda para você decidir de acordo com sua preferência. Por padrão, o Google indica a rota mais rápida.
A rota escolhida, por sua vez, é acompanhada por um sistema de voz indicando cada etapa a seguir até chegar ao destino.
O mapa visualizado pode ser visto como imagens de satélite e com o filtro de terreno ativado até as variações topográficas podem ser visualizadas.
Embora para a pesquisa de mapas e rotas do Google Maps seja necessário ter acesso à internet, existe a opção de navegação off-line dentro da memória de armazenamento das rotas pesquisadas.
Com efeito, traçar uma rota no Google Maps é tarefa muito simples e rápida:
Se bem que o Waze para ser o principal concorrente do Google Maps, inclusive tendo se generalizado como o software de mapa digital com mais funcionalidades de GPS, o Google é detentor de seus direitos desde 2003 com um investimento aproximado de 1 bilhão de dólares.
A diferença entre os dois é mais o foco de público: o Waze é voltado à interação entre motoristas e o Google Maps tem como objeto a experiência individual.
Uma vantagem do Google Maps sobre o Waze é a possibilidade de escolher outros meios de transporte, entre os quais estão:
O navegador de transporte público mostra a lista de pontos de ônibus do local de partida para chegar a determinado destino, inclusive avisando o momento de saída e se precisar o restante da rota a pé.
Outra opção muito útil para o turismo é a indicações de pontos de interesse na sua área de pesquisa. Links diretos de restaurantes, por exemplo, são fornecidos incluindo as avaliações feitas via Google.
A lista de lugares de interesse ainda inclui postos de combustível, estacionamentos, hospitais, farmácias, correios, supermercados, entre muito mais.
Não podemos deixar de mencionar o indicador de radares fixos de velocidade, além dos sentidos da mão de cada pista.
Entre as principais funcionalidades está o Street View, onde é possível navegar virtualmente pelo trajeto e conhecer até por dentro lugares importantes como as catedrais góticas na Europa.
Para tanto, é preciso arrastar o ícone de um boneco em amarelo na parte inferior direita da tela sobre o caminho em interesse. Em seguida, com o cursor é só seguir as setas indicando a direção a seguir.
A ferramenta é tão interativa que já gerou polêmica devido a imagens reais revelarem situações privadas, o que obrigou a Google censurar a fisionomia de pessoas e placas de veículos.
*Com informações de Google Maps.