O Chevrolet Celta LT 1.0 2016 é uma opção interessante para quem busca um carro usado econômico, prático e de manutenção acessível. Ideal para o uso urbano, ele se destaca pelo consumo eficiente de combustível e pelo custo-benefício atrativo, sendo bastante procurado por motoristas iniciantes ou aqueles que precisam de um veículo confiável para o dia a dia. Com motor 1.0 flex, ele oferece desempenho modesto, suficiente para trajetos urbanos e viagens curtas, mas pode ficar aquém das expectativas em subidas ou em situações que demandam mais potência, especialmente com o carro carregado.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos do Celta estão o consumo baixo de combustível, a facilidade de manutenção e a alta liquidez no mercado de usados. Por outro lado, o modelo apresenta algumas limitações, como o espaço interno reduzido, que pode ser desconfortável para famílias, e a falta de recursos modernos, como central multimídia e direção assistida (algumas unidades possuem direção hidráulica como opcional). Os principais defeitos relatados por proprietários incluem desgaste em itens de suspensão e acabamento interno simples, que pode apresentar ruídos com o passar do tempo.
Ao comprar um Celta usado, é fundamental verificar o histórico de manutenção do veículo, especialmente itens como suspensão, embreagem e motor, para evitar surpresas desagradáveis. Dê atenção à quilometragem e ao estado dos pneus, além de checar a presença de ferrugem em áreas como assoalho e portas. Também é importante testar o funcionamento de itens elétricos, como vidros e travas. Por fim, prefira veículos com revisões feitas em concessionárias ou oficinas confiáveis e, sempre que possível, leve um mecânico de confiança para avaliar o carro antes de fechar o negócio.
O desempenho do veículo é caracterizado por uma velocidade máxima de 161 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. A plataforma utilizada é a gm4200, e a tração é dianteira. O câmbio é manual de 5 marchas, identificado pelo código f17 minus hr, com acoplamento por embreagem monodisco a seco.
O motor possui instalação dianteira, aspiração natural e disposição transversal. Alimentado por injeção multiponto, conta com 4 cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote. O acionamento do comando ocorre por correia dentada, e há duas válvulas por cilindro. Com uma cilindrada unitária de 250 cm³, o diâmetro do cilindro é de 71,1 mm, o curso do pistão é de 62,9 mm, e a razão de compressão é de 12,6:1.
A potência máxima é de 77 cv com etanol e 78 cv com gasolina, alcançada a 6.400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (etanol) e 9,5 kgfm (gasolina), disponível a 5.200 rpm. O peso-potência é de 11,41 kg/cv, enquanto o peso-torque é de 91,8 kg/kgfm. O código do motor é família i.
O consumo urbano é de 7,6 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina. Já em condições rodoviárias, o consumo é de 8,7 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina.
A autonomia urbana estimada é de 410 km com etanol e 578 km com gasolina. Em trajetos rodoviários, a autonomia é de 470 km com etanol e 691 km com gasolina.
O modelo é configurado para acomodar até 5 ocupantes, com 4 portas e espaço interno adequado à sua categoria compacta. O porta-malas possui capacidade de 260 litros, enquanto a carga útil totaliza 460 kg.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, utiliza eixo de torção com o mesmo tipo de mola helicoidal. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros utilizam tambor.
O peso total é de 890 kg, e a altura mínima do solo é de 115 mm. O comprimento total do veículo é de 3.788 mm, a largura é de 1.626 mm, e a altura é de 1.429 mm. A distância entre eixos é de 2.443 mm, com bitolas dianteira e traseira de 1.387 mm e 1.388 mm, respectivamente.
Os pneus dianteiros e traseiros possuem medidas de 165/70 r13, com altura do flanco de 116 mm. O estepe é da mesma medida. A direção conta com assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 9,8 metros.