Como funciona o Waze Carpool

Os Apps para Android ou iOS continuam revolucionando nossas vidas. Utilizar um mapa impresso para encontrar uma rota já ficou coisa de museu. Mesmo dispositivos modernos, como o GPS, já estão sendo incorporados em aplicativos multifuncionais.

Novidades
8 meses atrás
Como funciona o Waze Carpool

Este é mais um avanço do Waze, que acaba de lançar no Brasil o serviço do Carpool. Agora você vai poder compartilhar suas viagens com outras pessoas utilizando um sistema de carona digital. Diferente do Uber, 99 e Cabify, o Carpool não visa ser uma fonte de renda para quem transporta. A ideia é dividir os custos de viagem entre quem dirige e quem precisa de carona.

Baixar aplicativo gratuito

O Uber já oferece este serviço, mas a diferença está em que os usuários do Carpool compartilham os gastos e não há propriamente um pagamento de corrida. Nem a própria Waze lucra diretamente com o serviço do Carpool, pois o valor descontado em cartão de crédito dos passageiros é destinado integralmente ao condutor e o uso do aplicativo é gratuito.

Quanto ao futuro, Douglas Tokuno – chefe do Waze Carpool no Brasil – não esconde a possibilidade de lucrar se a alternativa for acolhida com sucesso.

Praticidade e segurança para os usuários

Waze carpool
Waze carpool

Os mapas digitais já revolucionaram nossas vidas pela facilidade e rapidez em localizar um trajeto. Ao contrário do Google Maps, o Waze transformou um guia de rotas digital numa rede social, onde se compartilha os melhores caminhos, alertas de acidente, radares ou blitz, chat e muito mais.

A novidade – que demorou mais de 1 ano para chegar ao Brasil – com o Carpool é que você pode compartilhar seu carro oferecendo caronas para diminuir os custos da viagem. Por outro lado, quem prefere viajar no assento de um carro tem uma alternativa de baixo custo.

À primeira vista, o receio em compartilhar viagens com estranhos em um sistema não profissional pode ser o maior obstáculo. Foi prevendo isso que o Waze criou avaliações de perfis e critérios de seleção.

Você pode escolher seu companheiro de viagem baseado em perfis, consultando as redes sociais, se tem preferência por pessoas do mesmo sexo, que trabalha na mesma empresa, bem como dar notas e fazer comentários sobre os usuários com quem compartilhou o trajeto.

O sigilo das informações pessoais está protegido pelo mesmo sistema de segurança da Google. Se você já tem uma conta no gmail então pode confiar.

Requisitos para viajar com o Carpool

As viagens só podem ser compartilhadas entre os usuários do Waze, sendo que existem dois aplicativos respectivos, um para quem quer dirigir – o próprio Waze – e outro para pegar carona – o Carpool. O cadastro para motorista exige uma conta corrente e para passageiros um cartão de crédito.

O pagamento e os descontos são realizados por meio do próprio sistema Waze Carpool. Os preços sugeridos pelo aplicativo variam entre R$ 4,00 e R$ 25,00 de acordo com a quilometragem percorrida, sendo que o motorista pode escolher o valor da carona.

Após ter feito o cadastro, incluindo o ponto e o horário de partida e de destino, basta agendar uma data de viagem e pesquisar por motoristas ou acompanhantes disponíveis. O Carpool trata de fazer o cruzamento de dados e apresentar os convites para cada função.

Embora a oportunidade de reduzir gastos com combustível e manutenção de veículo seja atrativa para aqueles que se disponibilizam em dirigir, existe o limite de duas caronas por dia: ida e volta.

Vantagens de utilizar o Carpool

Além de ser um meio de transporte econômico e confortável, o Carpool também é um meio alternativo e moderno para conviver e conhecer pessoas diferentes, assim como estreitar os laços entre colegas de trabalho e vizinhos até então desconhecidos.

A iniciativa é muito válida em outras razões por contribuir para a redução do número de carros desafogando o trânsito e diminuindo a poluição ambiental.

Talvez a principal vantagem do Carpool seja a abertura para uma nova concepção de relacionamentos, onde em um futuro não muito distante seja possível compartilhar outros bens.

Por enquanto, a expectativa é que haja muito sucesso e adesão devido ao Waze já ter conquistado inúmeros usuários e o Brasil ser o primeiro país a adotar o Carpool a nível nacional.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?