Como o híbrido chinês Roewe D7 DMH quebrou recorde mundial de autonomia

O sedã híbrido chinês Roewe D7 DMH, fabricado pelo Grupo SAIC, superou todos os limites de autonomia para veículos eletrificados ao percorrer 2.208 km sem necessidade de recarga ou reabastecimento. Com uma média de consumo de 40,1 km/l, o modelo destaca-se pela eficiência em diferentes condições de temperatura e elevação.
Publicado em Notícias dia 13/11/2024 por Alan Corrêa

O recorde mundial obtido pelo Roewe D7 DMH insere a SAIC entre as gigantes da indústria automotiva, ao lado de marcas como BYD, Geely e Chery, que também possuem modelos híbridos com alcance superior a 2.000 km.

Pontos Principais:

  • O Roewe D7 DMH percorreu 2.208 km, quebrando o recorde de autonomia para híbridos plug-in.
  • O modelo tem um consumo médio de 2,49 litros a cada 100 km, o que equivale a 40,1 km/l.
  • Testes ocorreram sob condições adversas, com temperaturas de até -8°C e variações de altitude de 1.600 metros.
  • O veículo combina motor elétrico e propulsor a gasolina 1.5, totalizando 204 cv de potência.

A jornada para alcançar o recorde foi feita em quatro dias, começando na cidade chinesa de Lanzhou e terminando em Urumqi, passando por localidades como Jiayuguan, Dunhuang e Turpan. Durante esse percurso, o Roewe D7 DMH foi testado em diferentes condições climáticas, com temperaturas que chegaram a -8°C e altitudes que variavam até 1.600 metros.

O desempenho do Roewe D7 DMH não se destacou apenas pela autonomia. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, e sua velocidade máxima é limitada a 185 km/h. Com a combinação de um motor elétrico e um propulsor térmico a gasolina de 1.5 litro, o sedã possui uma potência total de 204 cv e um torque de 33,6 kgfm, o que proporciona uma condução eficiente em diferentes tipos de terrenos.

Além do desempenho, o design e as dimensões do Roewe D7 DMH também são pontos relevantes. Com um comprimento de 4,89 metros, largura de 1,89 metro, altura de 1,51 metro e entre-eixos de 2,81 metros, o veículo oferece uma estrutura moderna e adequada para a categoria de sedãs. Seu interior é projetado para garantir o conforto dos passageiros, embora as informações sobre os materiais ou tecnologia interna não tenham sido detalhadas pela fabricante.

O sucesso do Roewe D7 DMH no alcance de uma autonomia recorde reflete o avanço da indústria automotiva chinesa no setor de veículos eletrificados. Marcas como BYD, Geely e Chery têm investido em modelos com foco em alcance e eficiência, e esse recorde é mais um marco que coloca a China em posição de destaque na produção de veículos híbridos e elétricos.

A autonomia estendida desses modelos é uma das principais preocupações dos consumidores que optam por veículos eletrificados, principalmente em países onde a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento. A eficiência de veículos como o Roewe D7 DMH pode ser um diferencial importante para atrair consumidores que buscam uma solução sustentável e prática, sem as limitações dos veículos puramente elétricos.

Com os avanços tecnológicos e o compromisso de empresas como o Grupo SAIC, espera-se que a autonomia dos veículos eletrificados continue aumentando nos próximos anos. A economia de combustível, aliada à autonomia extensa, contribui para reduzir a dependência de postos de recarga e pode ser um fator decisivo para quem está considerando migrar para um carro híbrido.

O recorde do Roewe D7 DMH também ilustra o potencial de inovação dentro do mercado chinês, que busca não apenas competir no mercado interno, mas também expandir para mercados internacionais. A crescente popularidade dos veículos híbridos e elétricos chineses indica que o país está se consolidando como um dos principais polos de desenvolvimento no setor automotivo.

A longo prazo, as características de autonomia e eficiência desses veículos poderão influenciar até mesmo as regulamentações governamentais e políticas ambientais, que cada vez mais incentivam o uso de tecnologias limpas e sustentáveis. Para o consumidor, a principal vantagem está no equilíbrio entre desempenho e economia, atributos essenciais para um mercado em transformação.

Esse recorde também ressalta a importância da diversificação dos modelos oferecidos por montadoras em um cenário global onde o uso de combustíveis fósseis está em constante debate. À medida que as montadoras investem em híbridos plug-in, a opção de um veículo com grande autonomia e baixo consumo pode se tornar cada vez mais atraente para um número maior de consumidores.

A relevância de veículos como o Roewe D7 DMH é especialmente significativa em países com grandes extensões de território e infraestruturas de recarga em desenvolvimento. O desempenho desse modelo reforça a ideia de que os híbridos plug-in ainda têm um papel importante a desempenhar na transição para a eletrificação total do setor automotivo.

Com a crescente demanda por veículos sustentáveis e a necessidade de reduzir emissões, os híbridos plug-in podem ser uma solução intermediária viável. Ao combinarem motores elétricos e a combustão, esses veículos oferecem uma alternativa prática e eficiente, enquanto a infraestrutura necessária para os veículos totalmente elétricos continua a se expandir.

Fonte: CNN e Garagem360.