Confira a lista de montadoras com melhor satisfação no país

Uma das maiores preocupações quando vamos comprar um novo veículo é principalmente se o mesmo irá atender as expectativas que colocamos neles, visto que ninguém gosta de investir seu dinheiro em uma dor de cabeça.

Notícias
7 meses atrás
Confira a lista de montadoras com melhor satisfação no país

Pensando nisso, foi lançado no dia 4 deste mês o Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2019, o ranking de satisfação dos clientes com as marcas, podendo ser elas de volume ou de luxo.

Resultados das pesquisas

Quando se recebe uma pesquisa de dimensões tão grandes quanto esta, os pontos que favorecem as marcas e o que os clientes procuram se tornam notórios.

De acordo com a pesquisa, quando o cliente recebeu o veículo entre sete e oito dias após a compra, o nível de satisfação foi de 871 (escala de 0 a 1000), e quando superior a 15 dias essa taxa cai para 80. No geral, carros de marcas de luxo demoram nove dias para serem entregues em média, enquanto nas marcas me massa 11 dias.

Ainda no fator de entrega do veículo, a palavra que a concessionaria dá ao cliente referente ao prazo de entrega do veículo deve ser preciso, cumprindo o que foi acordado. Isso ficou claro ao se observar que 91% dos clientes receberam o carro na data combinada, rendendo assim satisfação média de 864, enquanto os outros 9% que não receberam na data certa possuem uma satisfação de 682.

Outro fator interessante é de que quanto mais as concessionárias procuram entender quais as necessidades do comprador e realizam o processo completo da compra do veículo, maior é o índice de satisfação. Também a maioria dos clientes (53%) agora está procurando outra avaliação de seu veículo usado, além de que 68% utilizam outro automóvel como forma de pagamento.

Estes resultados nos demonstram o quanto o mercado consumidor está atento e aderindo novas formas de exigir que o serviço prestado pela concessionária tanto no ato da venda quanto no pós-venda, procurando cada vez mais serviço com qualidade.

Lista marcas de volume

A lista de satisfação das montadoras de volume demonstra o quanto os clientes estão satisfeitos com seus veículos, desde o momento da compra até o pós-venda. Foram avaliadas 16 marcas, tendo uma média de 839 pontos de satisfação se juntadas todas as marcas.

índice SSi de satisfação geral com o processo de vendas - Marcas de Volume
índice SSi de satisfação geral com o processo de vendas – Marcas de Volume

A líder deste segmento de marcas foi a Hyundai-CAOA, divisão de veículos da marca sul-coreana como Elantra, Tucson e Santa Fé, com impressionantes 871 pontos, números estes que poderiam colocar a marca no top 3 das marcas de luxo em satisfação. Em nível de comparação, a Hyundai Brasil (veículos como a linha HB20 e Creta) está em sétimo lugar com 846 pontos, 25 abaixo da linha importada.

Logo em seguida, vêm a já esperada montadora japonesa Honda com seus 859 de pontuação, 5 a mais que os 854 da arquirrival Toyota. Mas a grande surpresa vem logo completando o Top 3 com a francesa Peugeot, com os mesmos 859 da Honda, lembrando que a outra marca francesa a estar na lista (Citroen em 11º) está a 31 pontos atrás da Peugeot.

Mesmo estando com a Hyundai no topo da lista, a mesma CAOA está amargando a lanterna desta lista com a CAOA-Chery, com míseros 771 de pontuação devido a desconfiança da população e a falta de peças que a tempos assombra os veículos chineses.

Lista:

  1. Hyundai-CAOA (871)
  2. Honda (859)
  3. Peugeot (859)
  4. Chevrolet (858)
  5. Toyota (854)
  6. Kia (850)
  7. Hyundai-HMB (846)
  8. Ford (845)
  9. Volkswagen (830)
  10. Jeep (829)
  11. Citroën (828)
  12. Mitsubishi (825)
  13. Renault (818)
  14. Fiat (817)
  15. Nissan (815)
  16. CAOA-Chery (717)

Lista marcas de luxo

Em uma classificação de marcas onde teoricamente a satisfação deveria ser plena, o último colocado, a montadora inglesa de SUV Land Rover, possui números equivalentes ao sexto colocado da lista de marcas de volume (Kia) com 850 pontos.

O topo da lista é composto pelo trio alemão, tendo a BMW liderando com 883 pontos, logo em seguida a Mercedes-Benz com 879 e a Audi com 858. Vale lembrar que a média de satisfação dos veículos de luxo é de 870, 31 a mais do que a média das marcas de volume e apenas 1 ponto abaixo da Hyundai-CAOA.

Lista:

  1. BMW (883)
  2. Mercedes-Benz (879)
  3. Audi (858)
  4. Volvo (852)
  5. Land Rover (850)

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?