Confirmado: Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Embora o discurso oficial tenha sido de que o modelo ainda demoraria para chegar no Brasil, a Volkswagen está preparando o lançamento do ID. 3 – sucessor do Fusca e do Golf – para a virada do ano. A fabricante alemã acredita que o ID. 3 será tão marcante quanto seus modelos mais icônicos, e abrirá uma nova era de mobilidade urbana verde. Sim, o modelo é 100% elétrico. Confira mais detalhes.
Publicado em Notícias dia 23/10/2021 por Alan Corrêa

Embora o discurso oficial tenha sido de que o modelo ainda demoraria para chegar no Brasil, a Volkswagen está preparando o lançamento do ID. 3 – sucessor do Fusca e do Golf – para a virada do ano.

A fabricante alemã acredita que o ID. 3 será tão marcante quanto seus modelos mais icônicos, e abrirá uma nova era de mobilidade urbana verde. Sim, o modelo é 100% elétrico. Confira mais detalhes.

Indecisão ou dissimulação?

Quem acompanha o mundo automobilístico deve ter ficado desapontado com o recente pronunciamento da Volkswagen, que parecia estar indecisa quanto ao lançamento da família ID no Brasil.

A linha totalmente elétrica da fabricante alemã tem feito enorme sucesso no mercado europeu e abre uma nova era de mobilidade urbana sustentável. Mas, teoricamente, essa linha não viria para o Brasil tão cedo.

Pois bem, algumas informações mais recentes desmentem esse comunicado da Volkswagen, e a vinda do modelo ID. 3 – veículo de entrada da linha elétrica – é iminente, e tudo indica que será lançado na virada do ano.

Apesar da postura hesitante, decisão já está tomada

Num primeiro momento, a impressão era de que a marca estava hesitante em trazer os elétricos para o Brasil. Mas a decisão já está tomada, a marca alemã vai começar a vender os modelos ID. 3 e ID. 4 para os brasileiros.

O lançamento deverá acontecer em curto prazo, começando pelo hatch ID. 3 e logo depois, ainda em 2022, o ID. 4. Com certeza será um grande evento, e a marca poderá fazer aquele “lançamento mais importante de todos”.

Um lançamento que abre caminho para elétricos e híbridos

O lançamento do ID. 3 será apenas uma porta de entrada para o lançamento de outros modelos elétricos e híbridos do Grupo Volkswagen. Isso mesmo, a estratégia da marca alemã envolve ações conjuntas com Porsche e Audi.

Os órgãos públicos também já foram contactados e a participação da Aneel para implantar pontos de carregamento nas principais rodovias, conectando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis, também já está na pauta.

Um mercado emergente

Dessas três marcas mencionadas acima – Volkswagen, Porsche e Audi – apenas a empresa de Wolfsburg ainda não tem nenhum modelo a bateria no país. Por isso, o lançamento do ID. 3 será um passo muito importante para a marca.

Mas será só um primeiro passo, que abrirá caminho para seu irmão maior, o ID. 4, e posteriormente para o e-Up! – outro elétrico importante e que está fazendo sucesso na Europa – que já circula nas ruas uruguaias.

Toda a pompa de um clássico

A Volkswagen afirma que o ID. 3 será um modelo tão marcante quanto o Fusca e o Golf em suas respectivas épocas. Por isso, está organizando um grandioso lançamento do modelo em São Paulo, num ponto turístico e aberto da cidade.

Além de trazer um veículo elétrico para o Brasil, a Volkswagen ainda vai apresentar uma tecnologia de conectividade inédita no país, que permitirá, por exemplo, fazer atualizações do veículo via internet, além de aplicativos de controle remoto via smartphone.

Como é o Volkswagen ID. 3?

Agora você deve estar ainda mais curioso para saber como é esse carro incrível que abre caminho para uma nova era da mobilidade urbana sustentável, e que merece ser apresentado como um Fusca ou um Golf.

Suas dimensões são: 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos. Mas ao contrário do que parece, seu peso de 1.719 kg é maior que o de um SUV grande.

Trata-se do primeiro modelo desenvolvido numa plataforma chamada MEB, que é a versão elétrica da famosa MQB. O ID. 3, no mercado europeu, pode ser equipado com três diferentes tamanhos de bateria.

Três versões do mesmo modelo

A menor delas é de 45 kWh, que dá uma autonomia de 330 km, seguindo o ciclo WLTP. O modelo intermediário tem 58 kW, com uma autonomia de 420 km. Por fim, o modelo maior tem 77 kWh, que proporciona uma autonomia de até 550 km. Também há três níveis de potência: 145 cv, 204 cv e 299 cv.

Além disso, o modelo ainda conta com dois pacotes de opcionais. O básico tem sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga e rodas de liga leve de 18 polegadas. Depois tem um pacote Plus, que acrescenta câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro 19.

Qual será o preço do ID. 3?

Os valores ainda não estão definidos para o mercado brasileiro. Alguns arriscam uma estimativa de preços comparando valores cobrados na Europa e no Brasil de modelos concorrentes. Segundo esses cálculos o Volkswagen ID.3 deverá custar cerca de R$ 250.000.