A Great Wall Motor, conhecida por ser uma das maiores fabricantes de automóveis da China, expandiu recentemente suas operações para o segmento de motocicletas com o lançamento de uma subsidiária chamada Great Wall Souo. Esta nova divisão, cujo nome significa “alma” em português, planeja introduzir uma linha completa de motocicletas premium. Entre as novidades, destaca-se o desenvolvimento de uma motocicleta de turismo equipada com um motor de oito cilindros.
A empresa ainda não revelou oficialmente a motocicleta, mas imagens sem disfarces do veículo foram divulgadas nas mídias sociais chinesas, mostrando o presidente da GWM, Wei Jianjun, pilotando o modelo. Essas imagens indicam que a motocicleta apresenta uma extremidade dianteira em estilo cantilever, um sistema de escapamento cromado e uma carroceria grande, que inclui proteção contra o vento e espaço de armazenamento.
O motor, que foi apresentado em Pequim, não teve sua arquitetura mantida em segredo pela empresa. As tampas do cabeçote dos cilindros do motor exibem um “8” estilizado, acompanhado de asas, semelhante ao logotipo da Bentley, embora não haja informações sobre uma ação legal da Bentley contra esse design. Os componentes do motor, incluindo as tampas do cabeçote, são acabados em cromo.
Embora as especificações oficiais e os números de potência do motor ainda não tenham sido divulgados, estima-se que o motor tenha uma capacidade entre 2.000 cm3 e 2.500 cm3. Isso o coloca entre os maiores motores de motocicleta de produção existentes e é o único motor de motocicleta de produção da era moderna a apresentar uma configuração boxer de oito cilindros.
A motocicleta está programada para ser lançada ainda em 2024, e espera-se que até essa data mais detalhes sejam revelados. O lançamento é altamente antecipado, especialmente para avaliar como a Great Wall Souo posicionará este modelo no mercado competitivo de motocicletas de turismo.
A entrada da Great Wall Motor no mercado de motocicletas indica uma mudança significativa na estratégia da empresa. Até agora, a Great Wall era conhecida por seus automóveis, operando no Brasil com a marca Haval e vendendo SUVs híbridos. A empresa também tem planos de iniciar a fabricação de seus modelos no Brasil em breve, o que inclui as submarcas Tank e Poer.
Este movimento da Great Wall Motor reflete a evolução do mercado de motocicletas na China. De fabricantes que antes eram conhecidos por produzir modelos de baixo custo e pequeno deslocamento, agora estão entrando no mercado com inovações como a motocicleta de oito cilindros, demonstrando a ambição de competir globalmente.
O setor de motocicletas na China tem mostrado um crescimento e uma transformação notáveis, com fabricantes chineses adotando uma abordagem séria para competir em mercados internacionais. A nova oferta da Great Wall Souo é um exemplo de como as empresas chinesas estão buscando estabelecer uma presença significativa no segmento de motocicletas premium.
Não há anúncios oficiais sobre a introdução desta motocicleta no mercado brasileiro. Contudo, caso seja comercializada aqui, seu preço deverá ser comparável ao de sua concorrente direta. A Souo impressionou o cenário global com sua Grand Touring, uma máquina capaz de competir com a renomada Honda Gold Wing 1800, que é oferecida no Brasil por preços a partir de R$ 304.450. Equipada com um robusto motor boxer de oito cilindros e 2000 cc, a estradeira da GWM promete desempenho de ponta.
*Com informações do Noticiasautomotivas e Motor1.