O mercado automotivo no Brasil pode ter inúmeras tendências, podendo ser elas sedans médios, hatches médios, SUVs entre diversas categorias, mas se existe uma categoria que nunca sai do topo do ranking de vendas é justamente a de caminhonetes, principalmente das médias.
Não é novidade para ninguém que o segmento de picapes médias possui fiéis clientes e que estes costumam ser fieis aos modelos que escolhem, principalmente quando falamos na líder de mercado Toyota Hilux. Buscando bater de frente com concorrentes como S10, Ranger, L200 e Frontier, a Ram anunciou uma versão “mini” de suas caminhonetes, chamada de Ram Classic, para tentar conquistar um espaço no mercado.
Por mais concorrentes que existam na categoria de picapes médias, é unanimidade que o modelo mais procurado entre todas é justamente a Toyota Hilux, conhecida por sua confiabilidade. Entretanto, nesta categoria prevalece o mantra de que, para suas necessidades, existe uma caminhonete mais adequada.
Vendo que existe um grande nicho a ser explorado na casa dos 300 mil reais, onde figuram as versões de topo das concorrentes, a Ram encontrou na Classic uma opção para conseguir bater de frente com modelos como a Hilux GR-S, Amarok Extreme, S10 High Country e L200 HPE S.
Desta forma, a Ram decidiu apostar em “roubar” vendas dos modelos de topo das concorrentes, principalmente da Hilux. Mas com quais argumentos? Eles são inúmeros, indo desde equipamentos, sofisticação a bordo, motor mais potente, refino digno de uma Ram Rebel e, pasme, até mesmo o preço (sim, a Ram Classic é mais barata que uma Hilux)!
Ao olhar rapidamente para a Ram Classic, irá perceber que ela é diferente da Ram Rebel que nos acostumamos a ver no último ano, mas lembra bastante a antiga geração. Não, isto não é uma miragem, coincidência ou algo do tipo: a Ram Classic nada mais é do que a Ram 1500 da geração anterior com outro nome, utilizando uma estratégia similar a que a Chevrolet fez como o Onix recentemente, mantendo a geração antiga em produção e a renomeando para Joy.
Isto faz da Ram Classic uma caminhonete mais defasada do que as demais? Em hipótese alguma, muito pelo contrário, pelo fato da Ram ser uma caminhonete de categoria superior às picapes médias brasileiras, sua lista de acessórios é extremamente extensa e completa!
A sofisticação pode ser vista em seus acabamentos de madeira e couro por todo o carro, além do enorme apoio de braço (típico das grandes caminhonetes americanas), do espaço interno maior e também dos sistemas de reboque, rebatimento dos bancos e as regalias clássicas que uma caminhonete deste porte possui como a grande central multimídia, aquecimento dos bancos frontais e traseiros e várias outras coisas! Se não bastasse o interior infinitamente melhor acabado, sofisticado e tecnológico da Ram Classic, seu motor ainda é o melhor entre os concorrentes! Sim, estamos falando do motor V8 5.7 Hemi que possui cerca de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque com tração 4×4 que, atrelados ao câmbio automático de 8 velocidades, faz dela a caminhonete mais potente entre as rivais, não necessariamente a mais econômica sem dúvidas a melhor motorizada.
Já deu para perceber que a Ram Classic é mais bem acabada, mais forte e mais tecnológica do que as demais caminhonetes médias vendidas no Brasil, o que deixa claro como uma caminhonete que, na prática é de geração anterior, porém de categoria acima, é superior às demais.
Mas e quanto ao preço? Bem, até neste quesito a Ram Classic leva vantagem! Para adquirir uma, o valor é de R$ 349.999,00, custando cerca de 5 mil reais a menos do que uma Toyota Hilux GR-S, que vem menos equipada e com motor mais fraco.
Se a ideia da Ram com a Classic era a de trazer uma caminhonete superior às versões de topo das caminhonetes médias pelo mesmo preço das mesmas, conseguiu isto com muito êxito! Parece até uma opção de compra um tanto quanto óbvia, afinal estamos falando de uma das marcas mais almejadas do mundo e, provavelmente, a mais respeitada quando o assunto são caminhonetes.
Mas onde mora o problema? Justamente na disponibilidade da mesma! Por conta de tudo que oferece atrelado ao seu preço, 1456 unidades das 1700 disponíveis foram vendidas na noite de lançamento, fazendo com que os clientes que estejam pedindo agora recebam sua Ram Classic, na melhor das hipóteses, em abril de 2023, tendo fila de espera de 7 meses.
Isto faz com que seja uma batalha para adquirir o veículo e, aqueles que conseguirem, irão revender por preços acima do mercado por conta da disponibilidade, seguindo a mesma lógica dos Porsche 911 que nos acostumamos a ver ultimamente.
No geral, a Ram Classic, pelo preço cobrado, é sem sombra de dúvidas a melhor opção para quem almeja comprar uma caminhonete de topo sem pular para os quase 500 mil da Ram Rebel. Caso você tenha paciência e consiga esperar pelos 7 meses (no mínimo) de espera, você será extremamente feliz!
*Com informações da Stellantis.