Poucas coisas valem a pena mudar no modo de se dirigir, uma delas é a experiência do câmbio automático, quem reclama desta tecnologia é porque ainda não teve a chance de conhecer a fundo uma boa mecânica automática. Trazendo este conforto em sua nova linha, o Ford Ka ganha câmbio automático na nova linha 2019, tanto no modelo hatch como no sedã, a partir da versão SE.
O Ford Ka recebeu muitas renovações na geração 2019, mesmo assim o preço da versão de entrada é praticamente o mesmo da geração anterior, aproximadamente R$45.490 podendo chegar a R$70.990 na versão top de linha.
As cores disponíveis são: vermelho Arpoador e branco Ártico (sólidas); prata Dublin (metálica); cinza Moscou, cinza Copenhagen, preto Bristol e marrom Trancoso (perolizadas), esta última exclusiva da versão FreeStyle.
Já para quem procura um veículo com espaço para mais bagagem, a pedida fica com o Ka Sedan 2019 que tem preço inicial aproximado de R$ 49,490 com seus 85 cv e bom consumo. A versão topo de linha é a Titanium 1.5 AT que tem preço aproximado em R$ 70,990.
Com seis marchas e conversor de torque integrado, o câmbio automático do Ka 2019 utiliza engenharia avançada para otimizar tanto o desempenho como a economia. Seu sistema de trocas é feito por controle eletrônico, com sete solenóides e acionamento hidráulico. Conta também com um sistema de aprendizado adaptativo que se ajusta ao estilo de condução do motorista para definir o momento ideal das trocas.
O resultado é o funcionamento eficiente e silencioso, que aumenta o prazer de dirigir e contribui para popularizar os carros automáticos no mercado brasileiro. Outra característica importante da nova transmissão é a durabilidade: por usar óleo de ultrabaixa viscosidade, não requer troca durante todo o período de vida útil estimada do veículo, de 240.000 km.
Para os motoristas que gostam de comandar as trocas manualmente, o câmbio dispõe da função SelecShift, que pode ser acionada por meio de botões na alavanca tanto no modo Drive (D) como no modo Sport (S).
“No modo D, ele permite mudança manual temporária e volta instantes depois ao automático. No modo S, além de manter a rotação mais alta para garantir desempenho mais vigoroso, aproveitando os 136 cavalos de potência do motor 1.5 Ti-VCT, o motorista assume o comando de trocas, o que facilita as ultrapassagens e reduzidas”, diz Gilberto Geri, chefe de Engenharia Veicular da Ford.
O modelo continua contando com o econômico motor 1.0 Ti-VCT de 3 cilindros, com 80 cv de potência. Mas tem como novidade e destaque o motor 1.5 Ti-VCT Flex também de 3 cilindros, mas com 136 cv e torque de 158 Nm, cuja entrega 89% da força máxima acontece a apenas 1.500 rpm.
Outro grande destaque é a nova transmissão automática de 6 velocidades, mas que só pode ser aliada ao motor 1.5. Essa nova transmissão conta com conversor de torque integrado, e inclui opção de troca manual na alavanca de câmbio. Para o motor 1.0 está disponível apenas o câmbio manual, mas este também foi renovado e está mais leve e mais ecinômico.
Outro item que foi renovado é a central multimídia SYNC 3 que agora está instalada na tela flutuante de 6,5 polegadas, e possui compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, sendo possível o espelhamento de aplicativos como o Waze, comando de voz e outras funcionalidades bastante úteis para o dia-a-dia.
Além desses itens descritos acimas, de maior relevo, o modelo também recebeu outras melhorias menores. Agora ele pode contar com seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Além disso, a carroceria teve sua estrutura toda reforçada, aumentando a rigidez torsional e consequentemente a segurança dos passageiros. A suspensão está com calibração aprimorada e o cockpit com melhor nível de silêncio, sendo possível inclusive escolher entre os opcionais um para-brisa com tratamento acústico.