Embora os veículos elétricos ainda sejam uma novidade no Brasil, a Chevrolet resolveu investir em cheio neste mercado e está preste a lançar em 2019 um modelo 100% elétrico: o Bolt EV.
O elétrico da Chevrolet estará disponível no Brasil em versão única com o seguinte valor anunciado:
Embora o valor ainda esteja acima da média para os brasileiros, a Chevrolet considerou uma vitória devido à redução da taxa do IPI.
Em realidade, o valor poderia ficar bem maior se não fosse a nova proposta tributária baseada do Rota 2030, o programa para regimentar a fabricação dos automóveis até o ano 2032.
A expectativa é que uma nova reforma tributária crie mais incentivos para tornar o valor dos elétricos mais competitivos no mercado nacional.
Uma solução alternativa para quem não quiser desembolsar o valor total para adquirir a propriedade de um Bolt é utilizar o sistema de locação fornecido pela Maven – através de aplicativo – e assim desfrutar do uso de um elétrico nas pistas nacionais.
O Bolt EV foi uma das principais atrações da Chevrolet durante o evento do Salão do Automóvel 2018.
O veículo 100% elétrico está equipado com motor 150 kW, com 203 cv de potência, torque de 36,8 mkgf, bateria de lítio de 60 kWh com autonomia de 383 km.
“A experiência de dirigir o Bolt EV é única. Além de ter o impacto do silêncio do motor elétrico, o motorista se surpreende com o desempenho do carro em acelerações e com os freios que transformam a energia dissipada em carga para recarregar as baterias. Há também outros equipamentos interessantes, como o retrovisor central por câmera”, explica Hermann Mahnke, diretor executivo de Marketing da Chevrolet.
É claro que fatores como condução e condições de pistas podem influenciar a distância de rodagem.
O fato de ser elétrico não diminui a potência do Bolt, que atingi de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, sendo que a velocidade máxima limitada eletronicamente é 148 km.
O design do Bolt mantém o estilo da Chevrolet, havendo apenas algumas variações devido ao funcionamento elétrico, como não haver necessidade de grade dianteira para saídas de ar.
As dimensões são próprias de um compacto, com comprimento de 4,16 m, largura de 1,76 m, altura de 1,59 m e entre-eixos de 2,60 m.
A cabine tem espaço interno maior devido o alojamento das baterias sob o piso, bem como a capacidade do porta-malas é ampla com 479 litros. Por outro lado, as baterias tem seu impacto no peso total demasiado do Bolt com 1.616 kg.
Entre prós e contras o elétrico da Chevrolet traz muitas vantagens, sendo que uma das principais é a redução no consumo, com zero omissões.
O sistema de regeneração, por sua vez, faz o aproveitamento da energia cinética durante as frenagens para recarga das baterias. Aliás, outra novidade é o sistema de freio elétrico através de um botão atrás do volante.
A recarga também pode ser feita através de tomadas. Uma hora de recarga doméstica, por exemplo, pode dar autonomia de até 40 km. Já 30 minutos de carregamento nos eletropostos permite autonomia superior a 145 km.
Nos EUA os veículos elétricos estão tendo boa aceitação devido aos incentivos do governo, mas a General Motors está confiante em agora difundir mais os elétricos no Mercosul.
Com efeito, a Chevrolet pretende que o Bolt EV seja o veículo elétrico mais eficiente do Brasil.
No entanto, o processo de eletrificação no Brasil ainda tem muito que caminhar e o Bolt terá que enfrentar a falta de uma rede de abastecimento, além da dificuldade de não haver um padrão único de recarga: existem três modelos de tomadas no mercado.
Outro obstáculo é que o Bolt não vai competir sozinho, tendo como o rival BMW i3 e em breve o novo Nissan Leaf.
Para atrair mais consumidores, o Bolt EV vem bem equipado de série, sobretudo em dispositivos de segurança, além de incluir a conexão 4G a bordo que será padrão nos veículos da General Motors.