O novo Mercedes Classe A acaba de chegar no Brasil e traz inovações em todos seus aspectos. Apresentado no Salão do Automóvel em São Paulo em 2019 na versão Launch Edition (apenas 100 unidades estavam disponíveis), o modelo passa a ser vendido na versão 250 Vision por um preço bastante atraente.
Quando se fala num Mercedes-Benz, é claro que o preço do carro não será barato, trata-se de uma marca de luxo inacessível para a maior parte dos brasileiros. Mas analisando todas as inovações tecnológicas e de design que o modelo sofreu, e dentro da sua categoria, o preço não está desproporcionado. Na versão Vision o preço aproximado é de R$ 194.900.
Uma das novidades do Classe A é o motor M 260 de 4 cilindros turbo com 2 litros e 224 cv de potência, com torque máximo de 350 Nm a 1.800 rpm. Além disso, o modelo também conta com a nova transmissão 7G-DCT de dupla embreagem e 7 velocidades.
De série traz o comando CAMTRONIC para o eixo das válvulas de admissão e o sistema DYNAMIC SELECT com modos de condução que contemplam o conforto, a economia ou a esportividade ao volante. Tudo de série no modelo.
Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,2 segundos, e a velocidade máxima é de 250 km/h.
O sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX) é a máxima interatividade do veículo com o motorista, uma interação agradável e intuitiva, cuja principal manifestação acontece no cockpit Widescreen de alta resolução com duas telas de 10,25 polegadas interligadas.
Essa central multimídia de última geração pode ser controlada através do volante multifuncional, pelo touch da tela ou ainda pelo “inovador controle vocal inteligente com reconhecimento da fala natural”. Com as expressões “Oi”, “Olá” ou “E aí” seguidas da palavra “Mercedes”, o sistema obedecerá ao comando do motorista, seja para mudar uma estação, fechar os vidros ou abrir a persiana do teto solar.
Nas palavras de Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe, o Classe A é como um “celular sobre rodas”, que pode te conduzir a qualquer lugar.
O design do modelo foi renovado do começo ao fim, tendo em vista aperfeiçoar a aerodinâmica e também deixar o visual mais agradável, moderno e esportivo. Agora conta com faróis mais alongados com detalhes cromados dando ao seu aspecto geral um aspecto atraente. A traseira ficou mais larga e a área envidraçada mais acinturada, ressaltando os refletores traseiros.
Seu aspecto ficou mais alongado graças à maior distância entre-eixos e à suavidade da linha lateral. O capô está um pouco mais inclinado do que nas gerações anteriores, o que também contribui para uma maior esportividade. De certa forma contrastando de forma harmônica estão as enormes rodas de 18 polegadas que dão um toque de agressividade, ao mesmo tempo que conferem mais equilíbrio na pista.
O modelo tem o acabamento do painel me fibra de carbono escurecida e oferece como opção do revestimento dos assentos e das portas as cores Bege Macchiato e Preta em ARTICO.
Dentre as inovações merece destaque o painel, que agora é completamente reto de uma extremidade à outra das portas dianteiras. Não existe mais aquela cobertura sobre o cockpit, o qual é apresentado na tela dupla de 10,25 polegadas cada uma (17,78 cm de largura). Neste painel chama a atenção as saídas de ar condicionado em formato de turbina.
O painel tem como uma divisão horizontal de fora a fora, dando a impressão de duas peças completamente independentes. Na junção entre uma e outra está apoiada a tela do cockpit, como se estivesse flutuando. Na parte superior o acabamento é escuro em fibra de carbono e na parte inferior tem o mesmo revestimento dos assentos (bege ou preto de acordo com a escolha do cliente).
Um dos problemas das antigas gerações do Classe A era o espeço, especialmente entre os assentos e no porta-malas. Pois bem, o modelo agora cresceu e ficou mais espaçoso. Apresenta mais espaço interno para os ombros, cotovelos e cabeça, e melhor acesso à traseira.
A capacidade do porta-malas passou a ser de 370 litros, um ganho de quase 30 litros em relação ao anterior. A abertura de carga ficou 20 cm mais larga e o assoalho do porta-malas 11,5 cm mais cumprido.
O silêncio dentro do Classe A é incrível. Em sua construção foi desenvolvido um sistema de isolamento entre a suspensão e a carroceria por meio de borrachas, pelo que as vibrações que chegam até os ocupantes são praticamente nulas.
Além disso, a própria carroceria passou por um processo de aperfeiçoamento por onde sua estrutura e pontos de ligação entre a carroceria, suspensão e trem de força ficaram mais rígidos. Com isso, o nível de ruído interno foi quase anulado. Entram na equação também os novos materiais utilizados para melhorar o isolamento sonoro interno.
Quando se fala em sistema de segurança não devemos, hoje em dia, pensar apenas no cinto de segurança ou nos freios ABS. Isso é o básico em qualquer veículo motorizado sobre 4 rodas. Existem muitas outras tecnologias bastante mais avançadas que compõe um sistema de segurança moderno.
O Classe A traz vários deles, a começar pelo Assistente de Frenagem Ativo. Esse sistema pode identificar um perigo e diminuir a velocidade do veículo antes mesmo que o motorista reaja. Ele pode identificar veículos à sua frente e evitar um colisão, ou até mesmo pedestres e ciclistas. Em alguns casos o sistema consegue parar o veículo completamente.
Mas o Classe A vai muito além disso. A Mercedes vem desenvolvendo um sistema chamado Centro de Tecnologia para Segurança Veicular (TFS). Com base em pesquisas de acidentes reais, reunindo um enorme banco de dados, cada componente individual da estrutura da carroceria foi projetado de modo a ter a melhor absorção de impacto em caso de acidente, sobretudo a célula de passageiros.
As dimensões do novo Classe A seguem abaixo: