A BMW Group desenvolveu um novo processo de pintura de carros para os seus modelos Série 1 e Série 2 Gran Coupe, produzidos na sua fábrica de Leipzig, Alemanha. Isso permitirá um acabamento de pintura com 160 opções de cores.
O lema desse novo projeto do grupo alemão é “carros tão coloridos quanto nós”, fazendo menção a uma iniciativa para criar a consciência da diversidade entre as pessoas da equipe da empresa.
Você não leu errado, são mais de 160 opções de cores nos carros modelos Série 1 e Série 2 Gran Coupe da BMW. Trata-se de uma nova tecnologia de pintura que promete revolucionar a forma como vemos os carros.
A BMW Group afirma que seu principal objetivo é criar na equipe uma consciência da diversidade. O lema ganha um significado especial e profundo, enquanto a planta de Leipzig dá as boas-vindas a uma imensa variedade de cores e uma pintura individualizada.
As possibilidades são imensas quando falamos em mais de 160 opções de cores. Mas para os que desejam cores mais exclusivas, já estão sendo produzidos os modelos nas cores: Speed Yellow, San Marino Blue, Ermes Green e Nardo Grey.
Mas não se preocupe, o cliente poderá personalizar as cores do seu veículo com bastante qualidade, precisão e tecnologia, com garantia da fábrica BMW Group. Se você é uma pessoa que gosta dos clássicos, também estará amparado pelas cores branca e preta, que continuam disponíveis no catálogo.
A BMW Group de Leipzig recebeu uma quantidade razoável de pedidos de modelos com pinturas “individualizadas” e mais chamativas. Mas, depois da Sede principal, a BMW do Japão já fez uma grande encomenda.
São mais de 180 unidades de veículos BMW 118D nas cores Hockenheim Silver, Ruby Red e Sepia Violet. Claro que essas pinturas personalizadas têm um custo à parte que o cliente deverá arcar. Mas vale muito a pena.
Como se trata de uma nova tecnologia, que ainda precisa de muita atenção, e como também cada unidade recebe uma cor diferenciada, o prazo de entrega do veículo é um pouco grande, e vai aumentar sua ansiedade.
Na Europa esse prazo é de aproximadamente 10 semanas. Mas também, os clientes poderão criar sua própria cor, com uma mistura exclusiva, o que deixaria seu modelo único nas ruas.
Como você pode imaginar, o setor de pintura precisou passar por uma série de transformações e adaptações. Para começar, as tintas utilizadas são especiais, diferentes das tradicionais utilizadas para a linha em geral.
Além disso, como se trata de mais de uma centena de opções, foi preciso criar uma área de mistura para chegar à cor e ao tom escolhido pelo cliente. Por isso, o setor de pintura consegue pintar apenas 5 carros por dia na gama das cores “individuais”.
Esse novo processo de pintura gera automaticamente mais etapas e mais serviços. Claro, para começar a pintura deve ser feita de forma individual, e isso exige maior quantidade de pessoal disponível, e maior supervisão para que não aconteça nenhum erro.
Além disso, alguns processos não poderão mais ser feitos por meios automatizados, como é o caso da aprovação final, mas devem ser feitos de forma manual, o que também aumenta a demanda de pessoal capacitado.
Mas as novidades não ficam apenas por conta das cores. Essa nova tecnologia ainda conta com diferentes tipos de acabamento. Entre eles está o acabamento fosco, cujo processo é ainda mais complexo, uma vez que qualquer mínimo defeito fica bastante perceptível.
Por isso, a pintura com acabamento fosco não pode ser tratada da maneira convencional, o que deixa o processo ainda mais demorado, exige pessoal mais capacitado, e acaba sendo muito mais custoso para a linha de produção. Atualmente, atualmente duas opções de cor fosca: Frozen Black e Frozen Orange.