O Honda Civic e suas várias versões prometem conquistar e fidelizar uma ampla clientela, já que traz bastante tecnologia, conforto e segurança por um preço praticável e justo em relação ao que o modelo oferece.
Os preços de cada versão do modelo seguem abaixo e foram tirados da Tabela FIPE:
O modelo tem uma flexibilidade grande quanto à motorização, pois permite a combinação dos vários elementos. A primeira opção é constituída pelo motor em alumínio 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne, cuja potência é de 155 cv e o torque 19.5 k.gfm a 4.800 rpm. Esse motor pode ser equipado com a transmissão automática CVT de 7 velocidades (com Paddle Shifts) ou ainda com a transmissão manual de 6 marchas. Esse é a motorização das 4 primeiras versões mencionadas acima.
Como segunda opção o modelo apresenta o motor em alumínio 1.5l Turbo 16V DOHC Duplo VTC com injeção direta, com potência máxima de 173cv e torque de 22.4 k.gfm a partir de 1.700 rpm. Ele traz transmissão automática CVT de 7 velocidades (com Paddle Shifts) e um escapamento duplo. Ele está na versão Touring.
Por fim, na versão Coupé Si, está o motor em alumínio 1.5l Turbo 16V DOHC Duplo VTC com injeção direta, com 208 cv de potência e torque máximo de 26.5 k.gfm a partir de 2.100 rpm. Como se trata de uma versão voltada para o aspecto esportivo, a transmissão é manual de 6 velocidades com a manopla do câmbio revestida em alumínio e couro. Ele conta com o Modo de Condução Esportivo (tecla Sport), sistema de amortecimento adaptativo e escapamento central cromado.
O Brake Hold é um dos elementos de destaque do modelo. A partir do momento que o veículo é totalmente parado pelo freio ele fica imóvel até que o acelerador seja acionado, qualquer que seja o terreno e a sua inclinação. Ou seja, parando numa subida e aguardando a espera do semáforo abrir, por exemplo, o motorista pode tirar o pé do freio que o carro vai ficar parado até pisar no acelerador.
Outro recurso prático é o freio de estacionamento eletrônico (EPB), acionado por um botão ao lado da alavanca do câmbio. Muito mais comodidade e segurança a bordo do modelo.
O volante multifuncional também é um recurso que agrega bastante praticidade ao dia-a-dia do motorista, uma vez que os principais controles do veículo podem ser acionados sem tirar as mãos do volante. O sistema conta também com a tecnologia Hands Free Telephone, podendo reconhecer a voz e atender aos pedidos de chamada telefônica ou comandos de áudio.
A central multimídia é bastante completa, garantindo uma ótima conectividade com aparelhos smartphones através dos protocolos Apple Car Play e Android Auto. Ela está instalada numa tela touchscreen de 7 polegadas e é item de série em todas as versões do modelo.
A câmera de ré é excepcional, conta com três pontos de visão e guias e dinâmicas de direção que ajudam muito o motorista nas manobras do dia-a-dia, podendo evitar acidentes e importunidades.
Outro diferencial do Civic em sua nova geração é a função ECO, que pode ser acionada por um botão no console central, perto a alavanca de câmbio, e que uma vez acionada altera os padrões de funcionamento do motor e de outros sistemas para reduzir o consumo de combustível.
A direção conta com o sistema de Assistência Elétrica Progressiva (MA-EPS), responsável por ajudar o motorista a manter a estabilidade do veículo e fazê-lo voltar à direção certa depois de desviar de um objeto imprevisto, por exemplo.
O Assistente de tração e estabilidade (VSA) é um excelente recurso de segurança, responsável por equilibrar a tração e frenagem do veículo garantindo-lhe estabilidade e impedindo que saia da rota correta.
O Assistente de Partida em Rampa (HSA) também é bastante eficiente em sua função, ajudando o motorista a evitar que o veículo volte numa inclinação mais acentuada e venha a colidir com o veículo que estiver atrás.
O Assistente de Dirigibilidade Ágil é um sistema ajuda também à manutenção da estabilidade, e ele faz isso equilibrando a velocidade das rodas nas curvas, tudo de forma completamente automática, sem a necessidade da intervenção humana.
O Sistema de Luzes de emergência (ESS) aciona o pisca-alerta em caso de frenagem brusca, ajudando aos veículos que seguem atrás a perceberem um eventual risco de colisão. Tudo de forma automática.
Toda a estrutura do novo Civic é projetada para absorver um possível impacto de forma a preservar a cabine e os passageiros. Ela está constituída com aço de alta resistência que ajudam a absorver a força do impacto e redirecioná-las numa direção que não machuque ninguém tanto dentro quanto fora do veículo.
Já num aspecto mais tecnológico, o modelo traz o sistema Start/Stop, ou seja, dar a partida no veículo sem a necessidade do uso da chave, apenas pelo sensor de presença desta e com o pressionar de um botão.
Para aumentar o conforto e a praticidade o banco do motorista conta com ajuste elétrico de até 8 posições, de modo que mesmo dirigindo o motorista pode modificar a posição do banco para ter mais conforto.
Outro item de conforto é o ar condicionado Dual Zone, que permite escolher até duas temperaturas diferentes a serem mantidas simultaneamente no interior do veículo, aumentando o conforto para todos e evitando desentendimentos entre os passageiros.
O painel de instrumentos agora á 100% digital e apresentado numa tela TFT de 7 polegadas com uma ótima definição. Nele é possível ver informações como: autonomia, velocidade média, tempo percorrido, navegação, bússola, sistema de áudio e telefone e mensagens de advertência.
O Piloto Automático é outro elemento que merece destaque, cuja função é manter um velocidade pré-estabelecida pelo motorista sem a necessidade de ficar mantendo o acelerador pressionado.
A versão Coupé Si além do diferencial do motor também conta com um design próprio bastante esportivo, seja por sua grade frontal mais agressiva ou pelo seu aerofólio traseiro.
Além disso, outros detalhes de acabamento dão aquele ar de esportividade tão desejado pelos apaixonados por aventura. Um desses detalhes são os assentos dianteiros em formato e com acabamento esportivo (tipo concha), ou ainda os pedais esportivos sob o painel central, e também o duplo escapamento centralizado na traseira do modelo.
Ela também conta com a função de pilotagem esportiva que pode ser ativada por um botão no console central, alterando a configuração do chassi e das suspensões para deixar a diversão ainda mais interessante.