Um dos lançamentos mais esperados do ano de 2021 no setor automotivo é o Volkswagen Taos. Pois bem, a espera acabou e o modelo já está disponível para os brasileiros. Na manchete de lançamento a fabricante alemã afirmou: um SUV médio premium como você nunca viu!
Verdade seja dita, o modelo realmente surpreende em todos os sentidos, e merece pelo menos uma boa análise da nossa parte. Também compartilhando da plataforma MQB comum aos modelos da marca, o Taos promete ser referência em tecnologia, conforto e segurança.
O primeiro destaque que fazemos do Taos é sua motorização. Fabricado em nossa vizinha Argentina, no complexo industrial de Pacheco, o modelo virá equipado com o motor 250 TSI, o mesmo que está abrigado sob o capô do Tiguan Allspace. Aliada a ele está a transmissão automática de 6 velocidades que já temos visto em outros modelos da marca.
A Volkswagen vem apostando numa gama de versões mais enxutas para seus modelos, e o Taos segue a mesma diretriz. As versões disponíveis serão as já conhecidas e consagradas Comfortline e Highline. Mas o modelo ainda contará com uma Edição de Lançamento que contém itens exclusivos, além de alguns outros benefícios.
Na versão Comfortline o modelo vem equipado com: ar-condicionado de duas zonas (com saídas de ar para o banco traseiro), carregador de celular sem fio, direção elétrica, controlador de velocidade, sensor de chuva e crepuscular, painel 100% digital com tela de 8 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10” com suporte via Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (via cabo), rodas de 18 polegadas com pneus 215/55, 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), assistente de partida em rampa, câmera de ré, controles de estabilidade e tração e detector de fadiga. O preço estimado é de R$ 154.990.
Já a versão Highline, além dos itens da versão anterior, ainda conta com: controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos em couro e com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, luz de LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ.Light, luz ambiente, painel 100% digital com tela de 10,25 polegadas, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e seletor de modos de condução, 8 alto-falantes, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico (com aquecimento) e rack de teto prata. Aqui o preço já sobe um pouco, cerca de R$ 181.790. Vale lembrar que nessa versão existe o opcional do teto solar panorâmico.
Por fim, a Launching Edition (Edição de Lançamento), tem alguns itens exclusivos, baseado na versão Highline: coluna A e retrovisores pintados de preto, rodas de liga-leve de 18 polegadas escurecidas e com desenho exclusivo, sistema de som Beats com 8 alto-falantes + subwoofer, interior com revestimento diferenciado em couro, teto solar panorâmico e cor Bege Mojave na carroceria com teto preto. O preço, em torno de R$ 191.060.
Esse é um modelo totalmente novo que chega ao mercado nacional com uma grande competitividade em relação aos do mesmo segmento. Com o Taos, a montadora alemã enriquece seu portfólio de maneira muito expressiva e significativa.
“O Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região [América Latina] e completa a nossa família SUVW. Junto com Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos será mais um modelo de sucesso da Nova Volkswagen, redefinindo o conceito de SUV médio premium no mercado brasileiro”, declara Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
O Volkswagen Taos foi privilegiado com um design moderno, sofisticado e elegante, com um leve toque de “agressividade” que o deixa ainda mais atraente aos olhos. Com dimensões avantajadas, uma boa distância de entre-eixos que o torna muito confortável e linha de cintura elevada, o modelo tem um “porte musculoso e imponente”.
A dianteira está marcada por faróis full-LED, cujo desenho refinado, e com sistema IQ. Light, é um dos mais modernos do segmento. Esse conjunto óptico está equipado ainda com o DRL (Daytime Running Light), filete de LED que atravessa a grade frontal de fora a fora e se unem pelo novo logo da marca.
Esse será o primeiro modelo no Brasil que adota a nova identidade visual da Volkswagen, que estreou nos modelos elétricos ID. que circulam atualmente na Europa. O acabamento em preto brilhante é a “cereja do bolo”.
Outro destaque do novo SUV alemão são suas dimensões avantajadas. O modelo conta com 4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos (impressionante), 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura.
O porta-malas é um dos maiores da categoria, contando com 498 litros de capacidade, o que permite transportar muita coisa e com comodidade. Além disso, os bancos traseiros são rebatíveis e podem deixar esse espaço ainda maior.
Mas as qualidades do Taos não se limitam aos elementos externos. Por dentro o modelo apresenta uma qualidade muito superior ao que comumente encontramos em modelos do segmento.
O material nobre, como soft touch e couro, revestindo portas e painel frontal, dão um toque de sofisticação que agradam até mesmo os mais exigentes. Tudo perfeitamente unido e encaixado, com precisão e qualidade.
O revestimento dos assentos também foi tomado com todo cuidado pela marca alemã, para fazer do modelo um diferencial no segmento de SUV’s Premium. Passando do luxo à tecnologia, o Taos também está muito bem servido.
Equipado com uma “ilha digital” que envolve o motorista, os recursos de tecnologia são abundantes. O painel de instrumentos Active Info Display com tela digital de 10,25 polegadas e a central multimídia com sistema VW Play, instalada numa tela de 10,1″ polegadas de altíssima definição, são apenas alguns dos elementos de destaque.
O Volkswagen Taos não é apenas bonito e tecnológico, o modelo também está equipado com os principais sistemas de segurança disponíveis no mercado automobilístico atualmente.
Entre as novidades está o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência, o famoso AEB (Autonomous Emergency Brake), com a função de detecção de pedestres. O sistema funciona através de radares frontais que, ao identificar o iminente risco de atropelamento, emite alerta sonoro e visual.
O sistema ainda é capaz de iniciar a frenagem do veículo caso o motorista não o faça, podendo até mesmo evitar uma possível colisão ou atropelamento. Vale ressaltar que, como em outros modelos, esse sistema só está disponível se o veículo estiver a uma velocidade de até 50 km/h.
O modelo ainda conta com os seguintes itens de segurança:
Com informações do VWNews.