Cross Country: A versão mais legal do Volvo EX30 é aventureira com 426 cv, tem pneus off-road e não deve chegar no Brasil

No meio de uma trilha acidentada, surge um novo desafiante: o Volvo EX30 Cross Country. Com visual renovado, suspensão elevada e pneus off-road, a versão aventureira do SUV elétrico mantém 428 cv e tração integral. Apesar do lançamento global, o modelo não deve chegar ao Brasil, mas já pode ser encomendado em alguns mercados.
Publicado por Alan Corrêa em Volvo dia 11/02/2025

O Volvo EX30 ganhou uma nova versão com foco em terrenos acidentados. A fabricante sueca revelou o EX30 Cross Country, uma variante com mudanças visuais e pneus off-road. O modelo mantém a plataforma elétrica do EX30 convencional, mas traz elementos específicos para uso fora do asfalto. Apesar do lançamento global, a versão provavelmente não será disponibilizada no Brasil.

Pontos Principais:

  • Volvo EX30 Cross Country recebe mudanças visuais e suspensão elevada.
  • Modelo conta com rodas de 19” e opção de pneus off-road com aro 18”.
  • Motorização mantém 428 cv e tração integral, com autonomia de 427 km.
  • Encomendas já estão disponíveis em alguns mercados, mas não há previsão para o Brasil.

A nova configuração recebeu uma série de alterações no design, incluindo suspensão elevada e rodas de 19 polegadas de série, com opção de 18 polegadas e pneus de uso misto. Além disso, a Volvo incorporou grafismos e detalhes exclusivos, como a inscrição da topografia da montanha Kebnekaise, a mais alta da Suécia.

Entre terrenos acidentados e desafios fora do asfalto, o Volvo EX30 Cross Country chega com visual exclusivo, suspensão elevada e detalhes inspirados em paisagens da Suécia.
Entre terrenos acidentados e desafios fora do asfalto, o Volvo EX30 Cross Country chega com visual exclusivo, suspensão elevada e detalhes inspirados em paisagens da Suécia.

A motorização permanece inalterada, com dois motores elétricos que entregam 428 cv e tração integral. A autonomia, segundo o ciclo WLTP, pode chegar a 427 km. O modelo já está disponível para encomendas em alguns mercados e começará a ser entregue entre março e junho. Ainda não há confirmação de chegada ao Brasil.

Design e mudanças visuais

A versão recebeu a topografia da montanha Kebnekaise na dianteira, além de grafismos escurecidos na traseira e apliques nos para-lamas para reforçar sua proposta aventureira.
A versão recebeu a topografia da montanha Kebnekaise na dianteira, além de grafismos escurecidos na traseira e apliques nos para-lamas para reforçar sua proposta aventureira.

O EX30 Cross Country recebeu detalhes escurecidos na carroceria e elementos gráficos que fazem referência a paisagens suecas. A dianteira conta com uma grade fechada e acabamento preto, enquanto a traseira exibe grafismos escurecidos entre as lanternas e na tampa do porta-malas.

Outros detalhes incluem apliques nos para-lamas e novos racks de teto opcionais, que ampliam a capacidade de transporte de carga. A versão mantém as linhas compactas do EX30 convencional, mas com alterações que reforçam sua proposta para terrenos fora de estrada.

“Lançamos nosso primeiro carro Cross Country há mais de 25 anos, e esse conceito de carros duráveis ​​e para todas as condições climáticas é essencial para a marca Volvo”, disse Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Na Suécia, enfrentamos invernos rigorosos, mas também gostamos de aproveitá-los ao máximo, saindo e explorando nossa natureza incrível, mesmo quando está menos 20 graus Celsius lá fora. É por isso que queremos oferecer uma experiência completa, não apenas um carro, aos nossos clientes EX30 Cross Country.”

As rodas de 19 polegadas são padrão, mas a Volvo também oferece uma opção de 18 polegadas equipada com pneus off-road. Além disso, a suspensão foi elevada para aumentar o vão livre do solo, tornando o modelo mais preparado para encarar superfícies irregulares.

Interior e tecnologia

O interior mantém o design minimalista e a central multimídia de 12 polegadas, que concentra todas as funções do veículo e traz um sistema desenvolvido em parceria com a Google.
O interior mantém o design minimalista e a central multimídia de 12 polegadas, que concentra todas as funções do veículo e traz um sistema desenvolvido em parceria com a Google.

O EX30 Cross Country mantém o interior minimalista característico do modelo. O painel segue o mesmo conceito do EX30 convencional, com poucos botões físicos e uma tela central de 12 polegadas para controlar as funções do veículo.

O sistema multimídia foi desenvolvido em parceria com a Google, oferecendo integração com Android Automotive e diversos serviços conectados. A interface concentra comandos do ar-condicionado, navegação e sistemas de assistência à condução.

Além disso, a Volvo incluiu novos pacotes opcionais para o interior, permitindo personalizações com diferentes materiais sustentáveis. O modelo segue a filosofia da marca de reduzir o impacto ambiental com o uso de materiais recicláveis e de origem renovável.

Motorização e desempenho

O conjunto mecânico não muda. O EX30 Cross Country mantém os dois motores elétricos que entregam 428 cv e tração integral, garantindo autonomia de até 427 km no ciclo WLTP.
O conjunto mecânico não muda. O EX30 Cross Country mantém os dois motores elétricos que entregam 428 cv e tração integral, garantindo autonomia de até 427 km no ciclo WLTP.

A versão Cross Country está disponível apenas com a configuração mais potente do EX30, equipada com dois motores elétricos e tração integral. A potência combinada é de 428 cv (315 kW), proporcionando acelerações rápidas e desempenho superior em terrenos variados.

A autonomia do EX30 Cross Country chega a 427 km no ciclo europeu WLTP. O modelo utiliza baterias de alta capacidade e conta com um sistema de recuperação de energia que otimiza o consumo elétrico.

A Volvo não fez alterações significativas no trem de força, mantendo a mesma configuração já utilizada no EX30 tradicional. O foco da versão está na capacidade de enfrentar terrenos mais desafiadores, sem comprometer a eficiência energética.

Disponibilidade e preços

A versão conta com um sistema de regeneração de energia para otimizar o consumo elétrico e preservar a eficiência das baterias em percursos variados, mesmo fora do asfalto.
A versão conta com um sistema de regeneração de energia para otimizar o consumo elétrico e preservar a eficiência das baterias em percursos variados, mesmo fora do asfalto.

A Volvo já iniciou as encomendas do EX30 Cross Country em mercados selecionados. As primeiras unidades serão entregues na primavera do hemisfério norte, entre março e junho.

Ainda não há previsão para a chegada da nova versão ao Brasil. Atualmente, o EX30 é comercializado no país com preços a partir de R$ 229.950, mas a versão Cross Country poderia ter um valor mais elevado devido aos equipamentos adicionais.

A fabricante sueca aposta no crescimento do segmento de SUVs elétricos compactos e vê a versão aventureira como uma alternativa para quem busca um modelo com maior versatilidade em diferentes tipos de terreno.

Fonte: Volvo.