O avanço dos carros elétricos no mercado global tem trazido benefícios em termos de sustentabilidade e inovação tecnológica, mas também revela desafios consideráveis, especialmente no que diz respeito à manutenção e reparo desses veículos. Um estudo recente realizado pela Mitchell, empresa americana do setor automotivo, apontou que os custos de reparo de carros elétricos são significativamente mais altos quando comparados aos modelos a combustão. Nos Estados Unidos, a diferença chega a 20%, enquanto no Canadá, os custos são 31% mais elevados.
A pesquisa abrangeu veículos elétricos e a combustão que sofreram colisões e necessitaram de reparos. Nos Estados Unidos, o custo médio de conserto de um carro elétrico foi de US$ 5.753 (aproximadamente R$ 31.653), enquanto para os veículos a combustão, o custo ficou em US$ 4.806 (cerca de R$ 26.460). No Canadá, os valores médios de reparo foram de CAD 6.354 (R$ 25.986,7) para elétricos e CAD 4.958 (R$ 20.230) para veículos a combustão. Esses números mostram uma diferença significativa nos custos, que pode representar uma barreira para muitos consumidores que consideram a compra de um veículo elétrico.
Os modelos Tesla Model 3 e Model Y lideram as estatísticas de sinistros entre os veículos elétricos nos Estados Unidos e Canadá, sendo também os mais caros para reparar. Esses dados não surpreendem, visto que esses modelos são amplamente populares e representam uma grande parcela da frota de veículos elétricos em circulação nesses países.
Outro ponto destacado pelo estudo é que, apesar dos carros elétricos estarem menos sujeitos a danos estruturais graves, como no chassi e longarinas, o tempo necessário para realizar os reparos é maior do que nos modelos a combustão. Isso se deve, em parte, à complexidade dos sistemas elétricos e à escassez de peças de reposição, além da necessidade de mão-de-obra especializada.
A pesquisa também abordou o custo de reparo dos veículos híbridos, especialmente os híbridos plug-in. Esses modelos, que combinam um motor elétrico com um motor a combustão, apresentaram um custo de reparo 12,5% maior em comparação aos veículos a combustão. Essa diferença se deve à maior complexidade dos sistemas híbridos, que exigem reparos tanto no motor a combustão quanto nos componentes elétricos.
Enquanto os carros elétricos continuam a ganhar popularidade, os custos de reparo mais elevados em comparação aos veículos a combustão representam um desafio significativo para os proprietários e para a indústria automotiva como um todo. A tendência é que, com o tempo, os custos de reparo desses veículos possam diminuir à medida que a tecnologia se torna mais difundida e acessível, mas, por enquanto, essa é uma consideração importante para quem pensa em adquirir um carro elétrico.